24 Horas de Le Mans: Segunda tentativa da Porsche
A Porsche está afastada da vitória pelas 24 Horas de Le Mans desde o seu último triunfo em 1998. Apesar de ter sido substituída por uma nova marca dominadora, a casa de Estugarda continua a ser a recordista de vitórias à geral na prova, com 16 triunfos, e procura agora pelo 17º, até para se distanciar da Audi, que na última década se aproximou fortemente.
Entre todas as marcas que participaram nas 24 Horas de Le Mans desde 1923, muitas deram origem a capítulos inteiros na história da prova. É o caso da Bentley, da Jaguar, da Ferrari, da Ford e da Mercedes, bem como de vencedores inesperados como a Bugatti, Aston Martin e Mazda. Mas uma marca ocupa o topo em Le Mans, mantendo vivo um recorde de vitória mesmo com 15 ausências consecutivas, nada menos que 16 triunfos à geral: a Porsche.
A marca baseada em Zuffenhausen, nos arredores de Estugarda, estreou-se em Le Mans em 1951, numa altura em que não havia diferenças entre GT e protótipos. Mesmo assim, venceu à classe com um carro derivado de série, com apenas 46 cv de potência. A Porsche foi evoluindo consecutivamente para conquistar outras categorias, até que em 1970 tinha um modelo não só potente mas também inovador para ganhar à geral.
Uma vantagem que a Porsche teve sobre a maioria da concorrência, é que, mesmo com equipas de fábrica, nunca abandonou o conceito de competição-cliente, continuando a vencer nas categorias de GT enquanto lutava pela vitória à geral durante as décadas de 70, 80 e 90. Mesmo depois de abandonar Le Mans como uma equipa de fábrica, devido a uma nova política interna em relação ao desporto automóvel, a Porsche continuou a vencer nas categorias secundárias.
Para este ano, e olhando para os resultados das duas primeiras provas, a Audi e Porsche assumem naturalmente o protagonismo nas 24 Horas. Tecnicamente, têm duas filosofias distintas, mas um método de trabalho semelhante. Nas duas primeiras provas do Campeonato do Mundo de Endurance, a Porsche conquistou as duas pole positions enquanto a Audi ganhou as duas corridas. O Porsche 919 Hybrid parece ser mais rápido em distâncias mais curtas, perdendo eficácia com o passar das horas, enquanto o Audi R18 e-tron quattro tem ganho corridas graças à poupança de material, conseguindo fazer turnos triplos sem trocar de pneus com alguma facilidade. Por tudo isto, e depois de ter liderado muito perto do fim da corrida do ano passado, este ano a Porsche parece ter melhores condições para vencer, mas em Le Mans tudo pode acontecer… menos a vitória da Nissan.
Equipas e pilotos
17 Porsche Team Porsche 919 Hybrid Timo Bernhard/Mark Webber/Brendon Hartley
18 Porsche Team Porsche 919 Hybrid Romain Dumas/Neel Jani/Marc Lieb
19 Porsche Team Porsche 919 Hybrid Nico Hülkenberg/Earl Bamber/Nick Tandy
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI