24 Horas de Le Mans: Os melhores momentos da Porsche

Por a 10 Junho 2015 11:48

Fruto da sua ausência desde 1998 que a Porsche não figura no palmarés recente de Le Mans, mas com o regresso do ano passado, tudo pode mudar novamente. Para trás fica uma história riquíssima que aqui recordamos sucintamente…

1951 A Porsche estreia-se em Le Mans com um 356 Coupé que termina no 20º lugar, vencendo a classe até 1,1 litros com Auguste Veuillet e Edmond Mouche, e repetindo a vitória no ano seguinte

1953 O Porsche 550 estreia-se em Le Mans, vencendo a classe até 1,5 litros com Paul Frère e Richard von Frankenberg. O carro tinha uma carroçaria leve e baixa

1955 A Porsche entra pela primeira vez nos dez primeiros, terminando em quarto, quinto e sexto com três 550 RS da classe até 1,5 litros, vencendo também o Index of Performance

1958 Jean Behra e Hans Herrmann conquistam o primeiro pódio à geral, com o terceiro lugar do 718 RSK ‘especial’, que vence a classe até 2 litros, ganhando também a classe até 1,5 litros pelo sexto ano consecutivo

1960 A FIA cria uma categoria para GT e a Porsche vence à primeira na classe até 1,6 litros, com o 356 Carrera Abarth de Herbert Linge e Heini Walter, 10º da geral, batendo o RS60 (melhor sport até 1,6 litros) de Edgar Barth e Wolfgang Seidel

1964 Estreia-se o 904 GTS, primeiro carro a correr em Le Mans com carroçaria em plástico, ocupando os cinco primeiros lugares da classe GT até 2 litros

1965 A Porsche cria o seu primeiro motor de competição de seis cilindros, que depois será usado no 911, terminando em 4º e vencendo a classe de protótipos até 2 litros, com Herbert Linge e Peter Nöcker

1966 A Porsche estreia o 906 Carrera 6, que vence as classes de protótipos (com o modelo de cauda longa a aerodinâmica especial) e de sport até 2 litros. O Porsche 911 também se estreia, vencendo nos GT até 2 litros, a primeira vez que a Porsche ganha em três classes no mesmo ano

1968 Pela primeira vez, a Porsche parte a barreira dos 2 litros, com a estreia do 907 LH com motor de 2,2 litros e do 908 com motor de 3 litros, ambos com oito cilindros. O primeiro, nas mãos dos privados Rico Steineman e Dieter Spoerry, é segunda da geral à frente do 908 oficial de Jochen Neerspach e Rolf Stommelen

1970 Um ano depois da estreia, o 917 K (oficialmente da categoria sport e não de protótipos), conquista a primeira vitória da Porsche à geral, com Hans Herrmann e Richard Attwood. Tem motor de 12 cilindros e 4,9 litros e chassis em magnésio. Uma das equipas oficiais tem o patrocínio da Martini

1971 Helmut Marko e Gijs van Lennep estabelecem um recorde de distância que se manterá por 39 anos

1974 A Porsche é a primeira marca a usar um motor turbo em Le Mans, no 911 Carrerar RSR Turbo, que apesar de ser, na prática, um GT, tem que correr como protótipo. Quase ganha a corrida à Matra, cuja caixa é fornecida pela Porsche, acedendo reparar uma avaria no carro líder

1976 Usando vários componentes do 908 e 917, a Porsche cria o 936, o seu primeiro protótipo com motor 2.1 turbo, que vence na estreia. Também surge o 935, carro que explora todos os limites da nova categoria de silhuetas de Grupo 5, com nariz baixo e motor 2.9 turbo, terminando em 4º da geral e primeiro da classe.

1979 Primeira vitória à geral de um Porsche 935, o carro privado desenvolvido pela Kremer Racing, pilotado por Klaus Ludwig e pelos irmãos Whittington

1982 Começa a nova categoria de Grupo C, com a Porsche a estrear um sistema de injeção eletrónica Bosch Motronic, ocupando os três primeiros lugares com o novo 956

1986 Depois de duas vitórias consecutivas do 956 privado da Joest Racing, a equipa oficial volta aos triunfos com o 962C, evolução do 956. Vence também a classe para veículos experimentais com o 961, uma derivação de competição do supercarro de estrada 959

1993 Regresso dos GT a Le Mans, com a Porsche a criar um modelo especial, o 911 Turbo S LM, mas a vitória na classe a ir para o 911 RSR privado da Monaco International

1994 Aproveitando uma brecha nos regulamentos, a Porsche vence à geral com um 962, transformado para uso em estrada pela Jochen Dauer Racing e reconvertido para modelo de competição, com Yannick Dalmas, Hurley Haywood e Mauro Baldi

1996 A Porsche regressa aos protótipos com o WSC95, construído num chassis TWR, que vence a prova com Davy Jones, Alex Wurz e Manuel Reuter e equipa gerida pela Joest, repetindo o triunfo no ano seguinte

1998 A nova classe GT1 permite o uso de GT de estrada que são quase protótipos, e o 911 GT1-98 de Laurent Aïello, Allan McNish e Stéphane Ortelli consegue uma dobradinha. A Porsche tinha planos para construir um novo protótipo, mas abandona a competição no final do ano, cingindo-se a fornecer carros de GT a privados

2014 Havia muita expetativa quanto ao regresso da Porsche, apesar de ter iniciado o ano com alguns problemas de juventude. Os Porsche 919 estiveram bastante rápidos logo de início, mas o carro nº 14 teve problemas iniciais com a bomba de gasolina e atrasou-se na classificação. Já o nº 20 andou sempre nos lugares cimeiros e chegou a passar pelo comando em três ocasiões diferentes, até que o carro ficou só a funcionar com potência elétrica. Os dois carros acabaram por ser chamados às boxes, e apenas o nº 14 saiu na última volta, ficando classificado na 11ª posição final, atrás de seis carros da classe LMP2. Este ano se verá se regressam aos triunfos…

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