24 Horas de Le Mans: O palmarés dos portugueses na prova
1960 – Carlos Manuel Reis/Raymond Quilico (Automobili Stanguellini/Stanguellini 740 Bialbero nº 55) – Abandono (distribuição/motor)
1972 – Mário de Araújo ‘Nicha’ Cabral/Jorge de Bagration/Hughes de Fierlandt (Écurie Bonnier Switzerland/Lola T280 nº 7) – Abandono (embraiagem)
1997 – Pedro Lamy/Armin Hahne/Patrice Goueslard (Schübel Engineering/Porsche 911 GT1 nº 33) – 5º (3º GT1); Manuel Mello Breyner/Pedro Mello Breyner/Tomaz Mello Breyner (Roock Racing/Porsche 911 GT2 nº 73) – 11º (3º GT2)
1998 – Pedro Lamy/Olivier Beretta/Tommy Archer (Viper Team Oreca/Chrysler Viper GTS-R nº 51) – 13º (2º GT2); 21º Ni Amorim/Gonçalo Gomes/Manuel Mello Breyner (Chamberlain Engineering/Chrysler Viper GTS-R nº 55) – 21º (7º GT2); Manuel Monteiro/Michel Maisonneuve/Michel Monteiro (Estoril Racing Communication/Porsche 911 GT2) – Abandono (motor)
1999 – Ni Amorim/Hans Hugenholtz/Toni Seiler (Chamberlain Engineering/Chrysler Viper GTS-R nº 56) – 14º (3º GTS); Manuel Mello Breyner/Pedro Mello Breyner/Tomaz Mello Breyner (CICA Team Oreca/Chrysler Viper GTS-R nº 50) – 15º (4º GTS); Tiago Monteiro/Paul Belmondo/Marc Rostan (Paul Belmondo Racing/Chrysler Viper GTS-R nº 54) – 17º (6º GTS); Manuel Monteiro/Michel Monteiro/Michel Maisonneuve (Estoril Racing Communication/Porsche 911 GT2 nº 66) – Abandono (motor/acidente); Pedro Lamy/Bernd Schneider/Frank Lagorce (AMG-Mercedes/Mercedes-Benz CLR nº 6) – Abandono (Retirado após acidente/voo do nº 5)
2000 – Ni Amorim/David Donohue/Anthony Beltoise (Viper Team Oreca/Chrysler Viper GTS-R nº 53) – 9º (2º GTS)
2001 – Pedro Lamy/Olivier Beretta/Karl Wendlinger (Team PlayStation/Chrysler LMP nº 16) – 4º (3º LMP900); Luís Marques (*)/Luc Alphand/Michel Ligonnet (Warm-Up Luc Alphand Aventures/Porsche 911 GT3-RS nº 74) – 17º (8º GT); Tiago Monteiro/Christophe Bouchut/Jean-Philippe Belloc (Larbre Compétition/Chrysler Viper GTS-R nº 58) – 20º (4º GTS); Ni Amorim/Seiji Ara/Masahiko Kondo (Viper Team Oreca/Chrysler LMP nº 14) – Abandono (motor)
2002 – Pedro Lamy/Olivier Beretta/Érik Comas (PlayStation Team Oreca/Dallara SP1/Judd nº 15) – 5º (4º LMP900); Pedro Chaves/Miguel Ramos/Gavin Pickering (Ray Mallock Ltd./Saleen S7-R nº 68) – 23º (5º GTS)
2003 – Pedro Chaves/Thomas Erdos/Mike Newton (Graham Nash Motorsport/RML/Saleen S7-R nº 64), NC; Luís Marques (*)/Olivier Tévenin/Denis Dupuis (Scorp Motorsport Communication/Chrysler Viper GTS-R nº 68) – Abandono (motor)
2004 – João Barbosa/Martin Short/Rob Barff (Rollcentre Racing/Dallara SP1/Judd nº 6) – Abandono (despiste)
2005 – João Barbosa/Martin Short/Vanina Ickx (Rollcentre Racing/Dallara SP1/Judd nº 18) – 16º (8º LMP1); Pedro Lamy/Peter Kox/Tomás Enge (Aston Martin Racing/Aston Martin DBR9 nº 58) – Abandono (problema mecânico); Ni Amorim/Christophe Pillon/Romain Iannetta (Noël del Bello Racing/Courage C65/Mecachrome nº 31) – Abandono (problema mecânico); Miguel Ramos/Fabrizio Gollin/Christian Pescatori (BMS Scuderia Italia/Ferrari 550-GTS Maranello nº 51) – Abandono (despiste)
2006 – Pedro Lamy/Stéphane Sarrazin/Stéphane Ortelli (Aston Martin Racing/Aston Martin DBR9 nº 009) – 10º (5º GT1); João Barbosa/Martin Short/Stuart Moseley (Rollcentre Racing/Radical SR9/Judd nº 22) – 20º (5º LMP2); Miguel Paes do Amaral/Warren Hughes/Miguel Ángel de Castro (Chamberlain-Synergy Motorsport/ASM Team Racing for Portugal/Lola B05/40/AER nº 39) – Abandono (caixa de velocidades)
2007 – Pedro Lamy/Stéphane Sarrazin/Sébastien Bourdais (Team Peugeot Total/Peugeot 908 HDi FAP nº 8) – 2º (2º LMP1); João Barbosa/Stuart Hall/Martin Short (Rollcentre/Pescarolo 01/Judd nº 18) – 4º (4º LMP1); Miguel Paes do Amaral/Warren Hughes/Miguel Ángel de Castro (Quifel ASM Team Racing for Portugal/Lola B05/40/AER nº 40) – Abandono (despiste)
2008 – Pedro Lamy/Stéphane Sarrazin/Alexander Würz (Team Peugeot Total/Peugeot 908 HDi FAP nº 8) – 5º (5º LMP1); João Barbosa/Stéphan Grégoire/Vanina Ickx (Rollcentre Racing/Pescarolo 01/Judd nº 18) – 11º (10º LMP1); Miguel Paes do Amaral/Olivier Pla/Guy Smith (Quifel ASM Team/Lola B05/40/AER nº 40) – 20º (4º LMP2)
2009 – Pedro Lamy/Nicolas Minassian/Christian Klien (Team Peugeot Total/Peugeot 908 HDi FAP nº 7) – 6º (6º LMP1); João Barbosa/Christophe Tinseau/Bruce Jouanny (Pescarolo Sport/Pescarolo 01/Judd nº 16) – 8º (8º LMP1); Manuel Rodrigues (*)/Yvan Lebon/Christophe Bouchut (JMB Racing/Ferrari F430 GT2 nº 99) – 29º (8º GT2); Tiago Monteiro/Stéphane Ortelli/Bruno Senna (Team Oreca Matmut AIM/Oreca 01/AIM nº 10) – Abandono (problema mecânico); Miguel Paes do Amaral/Olivier Pla/Guy Smih (Quifel ASM Team/Ginetta-Zytek GZ09S/2 nº 40) – Abandono (acidente/chassis)
2010 – Miguel Paes do Amaral/Olivier Pla/Warren Hughes (Quifel ASM Team/Ginetta-Zytek GZ09S/2 nº 40) – 20º (7º LMP2); Manuel Rodrigues/Scott Tucker/Christophe Bouchut (Kolles/Audi R10 TDI nº 14) – Abandono (despiste); Pedro Lamy/Sébastien Bourdais/Simon Pagenaud (Peugeot Sport Total/Peugeot 908 HDi FAP nº 3) – Abandono (suspensão)
2011 – Pedro Lamy/Sébastien Bourdais/Simon Pagenaud (Team Peugeot Total/Peugeot 908 HDi nº 9) – 2º (2º LMP1); João Barbosa/Scott Tucker/Christophe Bouchut (Level 5 Motorsports/Lola B08/80 HPD nº 33) – 10º (3º LMP2); Rui Águas/Robert Kauffman/Michael Waltrip (AF Corse/Ferrari 458 Italia GT2 nº 71) – Abandono (diferencial partido); Tiago Monteiro/Guillaume Moreau/Pierre Ragues (OAK Racing/OAK Pescarolo 01/Judd nº 15) – Abandono (direção assistida); Miguel Paes do Amaral/Olivier Pla/Warren Hughes (Quifel-ASM Team/Zytek 09SC nº 20) – Abandono (motor partido)
2012 – Pedro Lamy/Patrick Bornhauser/Julien Canal (Larbre Compétition/Chevrolet Corvette C6.R nº 50) – 20º (1º LMGTE Am); Rui Águas/Robert Kauffman/Brian Vickers (AF Corse-Waltrip/Ferrari 458 Italia GT2 nº 61) – 31º (6º LMGTE Am); Manuel Rodrigues/Philippe Illiano/Alain Ferté (JMB Racing/Ferrari 458 Italia GT2 nº 83) – 32º (7º LMGTE Am)
2013 – Rui Águas/Enzo Potolicchio/Jason Bright (8º Star Motorsports/Ferrari 458 Italia GT2 nº 81) – 37º (10º LMGTE Am); Pedro Lamy/Paul Dalla Lana/Bill Auberlen (Aston Martin Racing/Aston Martin Vantge GTE nº 98) – Abandono (motor partido)
2014 – Filipe Albuquerque/Marco Bonanomi/Oliver Jarvis (Abandono, Nº9 Audi Sport/Audi R18 e-tron quattro); (6º LMGTE Am, Pedro Lamy/Paul Dalla Lana/Christoffer Nygaard, Aston Martin Nº 98); Álvaro Parente/Matt Griffin/Federico Leo, (Abandono, Ferrari 458 Italia, RAM Racing)
(*) Correu sob licença desportiva francesa
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI