24 HORAS DE LE MANS: Faz-se história com o regresso da Porsche
A Porsche estava afastada da vitória pelas 24 Horas de Le Mans desde o seu último triunfo em 1998. Apesar de ter sido substituída por uma nova marca dominadora, a Audi, a casa de Estugarda continua a ser a recordista de vitórias à geral na prova, com 16 triunfos, procurando agora pelo 17º. Dentro de minutos começa a ser escrito mais um capítulo da história da marca e das 24 Horas de Le Mans e daqui a 24 horas e 15 minutos, mais ou menos, já se saberá o que escrever…
Entre todas as marcas que participaram nas 24 Horas de Le Mans desde 1923, muitas deram origem a capítulos inteiros na história da prova. É o caso da Bentley, da Jaguar, da Ferrari, da Ford e da Mercedes, bem como de vencedores inesperados como a Bugatti, Aston Martin e Mazda. Mas uma marca ocupa o topo em Le Mans, mantendo vivo um recorde de vitória mesmo com 15 ausências consecutivas, nada menos que 16 triunfos à geral: a Porsche.
A marca baseada em Zuffenhausen, nos arredores de Estugarda, estreou-se em Le Mans em 1951, numa altura em que não havia diferenças entre GT e protótipos. Mesmo assim, venceu à classe com um carro derivado de série, com apenas 46 cv de potência. A Porsche foi evoluindo consecutivamente para conquistar outras categorias, até que em 1970 tinha um modelo não só potente mas também inovador para ganhar à geral.
Uma vantagem que a Porsche teve sobre a maioria da concorrências, é que, mesmo com equipas de fábrica, nunca abandonou o conceito de competição-cliente, cotninuando a vencer nas categorias de GT enquanto lutava pela vitória à geral durante as décadas de 70, 80 e 90. Mesmo depois de abandonar Le Mans como uma equipa de fábrica, devido a uma nova política interna em relação ao desporto automóvel, a Porsche continuou a vencer nas categorias secundárias.
Mesmo sem estar na prova, a Porsche manteve na sua posse vários recordes importantes. Já perdeu o recorde de maior distância percorrida (que estabeleceu em 1971 mas foi batido em 2010), mas continua a deter a volta mais rápida em corrida (3m18,4s, em 1971, com Jackie Oliver) e em qualificação (3m14,8s, em 1985, com Hans-Joachim Stuck). Também tem o recorde de carros inscritos na mesma prova, 33 em 49, novamente em 1971. Desde a estreia, 812 carros da marca Porsche já estiveram à partida da corrida.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI