Quando os carros de corrida voam…

Os carros de competição atingem tanta velocidade que por vezes voam, mais no passado do que na atualidade. No vídeo que mostramos podem ver-se alguns ‘carros voadores’ e também o que ajudou a tornar o nosso desporto mais seguro, quer para pilotos quer para o público.
O vídeo começa com o acidente mais mortal de Le Mans, que aconteceu em 1955, e onde morreram 83 espetadores, assim como o piloto francês Pierre Levegh que pilotava um Mercedes 307 SLR. Devido ao acidente a Mercedes retirou-se do desporto automóvel só voltando 25 anos mais tarde. A Mercedes volta a ser o centro das atenções 44 depois do acidente de Le Mans. Em 1999 três carros da Mercedes voltaram a voar em três dias seguidos. Mark Webber voou em dois destes acidentes que aconteceram igualmente em Le Mans.
Estes acidentes ajudaram na segurança quer em pista quer fora dela. Grades de proteção foram introduzidas para proteger os embates dos carros impedindo que cheguem à bancada. A NASCAR introduziu uma barreira de segurança (barreiras SAFER) que absorvem os impactos a alta velocidade e integram o equipamento de segurança do GP do Canadá de F1 deste ano. Os carros também têm várias melhorias para a segurança, como os cintos introduzidos em 1959, apêndices no tejadilho (flaps idênticos aos utilizados na aviação) que impedem o voo nos carros da NASCAR ou maiores ‘barbatanas’ nos LPM. Extintores a bordo ou células de combustível dão mais tempo aos pilotos de saírem dos seus carros. Graças aos voos do passado, os de hoje em dia são muito mais seguros, e a tendência será sempre serem mais.
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A qualidade da Mercedes a vir ao de cima…
O Mark Webber deve ser o recordista, também levantou voo em Valencia em 2010 quando bateu num Lotus.
Minuto 1:43, escapou por um triz!
Estes protótipos da Mercedes Benz de 1999 eram realmente espectaculares. Carros bonitos e que enchiam o olho ao contrario dos atarracados e horriveis protótipos de hoje. Os carros voaram, tanto nos treinos como na prova devido a erros na concepção aerodinâmica, algo inusitado numa marca com o capital de experiência e de meios como a Mercedes. Nesta prova o Lamy, que fazia parte da equipa Mercedes,tinha todas as hipóteses de ganhar se a marca não decidisse retirar todos os carros ainda em prova depois do voo do Webber. Acabou por ganhar um protótipo aberto da BMW, que era o mais… Ler mais »
Não só este, mas os protótipos dos anos 80 e 90 eram simplesmente espectaculares e de encher o olho. Carros como o Mazda 787B, Sauber C9 e Porsche 962.
Os grupo C e os GT1 eram qualquer coisa… mesmo nada a ver com os prototipos de hoje.