Momentos do ano: Meyer Shank Racing penalizada, mas não perde 1º lugar das 24h de Daytona

Por a 28 Dezembro 2023 13:01

A Meyer Shank Racing venceu as 24h de Daytona, mas acabou penalizada depois de uma investigação. Apesar da penalização, a equipa ficou com o troféu das 24h de Daytona, uma decisão um pouco surpreendente. No entanto, as consequências desta “jogada” seriam pesados para a equipa.

Descobriu-se depois da corrida que a equipa usou “compensações intencionais no software” de controlo das pressões dos pneus que são comunicadas pelo sistema de monitorização. Ou seja, foi determinado que a equipa tinha corrido abaixo do limite de pressões estabelecido pela Michelin e, além disso, tinha manipulado os seus dados de pressão dos pneus.

Tanto a equipa como os pilotos perderam 200 dos seus 350 pontos do Campeonato WeatherTech ganhos na corrida, todos os pontos da Michelin Endurance CUP, o prémio monetário da corrida, assim como uma multa de 50.000 dólares. O engenheiro de equipa, Ryan McCarthy, está indefinidamente suspenso do paddock com as suas credenciais IMSA revogadas. Além disso, Mike Shank teve pensa suspensa até 30 de junho. Não serão feitas alterações aos resultados oficiais da corrida, com a equipa #60 a manter a vitória, o troféu da corrida e os relógios vencedores da corrida.

Assim, a MSR beneficiou de um truque que certamente ajudou a conquistar a vitória, foi penalizada, mas mantém a taça. Recordar que o carro #10 da Wayne Taylor Racing, de Filipe Albuquerque, terminou a 4.190 segundos do #60. Com pressões mais baixas que o limite colocado pela Michelin, a MSR conseguiu mais aderência e um aquecimento mais rápido dos pneus no início dos stints. O que teria sido se a equipa não usasse esse truque? Talvez tivéssemos mais uma vitória lusa em Daytona.

A Acura não ficou satisfeita e deixou isso muito claro na comunicação oficial que fez sobre o sucedido. Depois disso o caso foi caindo no esquecimento, mas a MSR perdeu o apoio da Acura e anunciou uma pausa na sua participação no IMSA em 2024. A MSR compete no IMSA WeatherTech SportsCar Championship desde 2004 e tem mais partidas em corridas do que qualquer outra organização na era moderna. A equipa foca-se agora na Indy, enquanto tentar encontrar soluções para o seu futuro nas corridas de resistência.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas IMSA
últimas Autosport
imsa
últimas Automais
imsa
Ativar notificações? Sim Não, obrigado