Ford Capri em Le Mans: Nascido para vencer, perder e…ressuscitar
O Ford Capri foi um coupé desportivo produzido pela Ford na Europa entre 1969 e 1986, inspirado no sucesso do Ford Mustang nos EUA. Criado para ser um carro desportivo e atraente para o mercado europeu, o Capri destacou-se pelo design compacto e adequado às estradas locais. Foi um grande sucesso de vendas entre os jovens nos anos 70, combinando estilo, desempenho e preço acessível. A produção foi encerrada em 1986, mas o Capri permanece um ícone apreciado por entusiastas de carros clássicos, e teve também grande relevância nas pistas…
Apesar de ter nascido a pensar no Europeu de Turismo e com o objetivo de bater a rival BMW, a Ford e o modelo Capri não enjeitaram a possibilidade de participar oficialmente nas míticas 24 Horas de Le Mans na categoria reservada aos Turismos Especiais. Durante dois anos, entre 1972 e 1973, os Capri RS 2600, capazes de debitar 296 cavalos (1972) e 327 cavalos (1973) apostavam sobretudo na relação peso/potência para desarmar a concorrência da BMW que levava para a pista o BMW 2800 CS e depois o 3.0 CSL (com potências que variaram entre os 345 e os 376 cavalos). Mas, só no primeiro ano de participação é que conseguiram, de facto, fazer furor.
Nesse ano, os Capri da Ford Deutschland Team conseguiram, inclusive, a ‘dobradinha’, com Gerry Birrel e Claude Bourgoigne a colocarem mesmo o carro feito em Colónia no 10º lugar da geral, imediatamente antes da unidade guiada por Dieter Glemser e Alex Soler-Roig, enquanto o terceiro Capri e mais rápido nos treinos, guiado por Jochen Mass e Hans Stuck, desistia com problemas de pressão de óleo do motor à 14ª hora. No entanto, no ano seguinte, a equipa agora inscrita como Ford Motorenwerke não viu nenhum dos seus três carros atingir a 24ª hora quando problemas de ignição e motor foram atingindo sucessivamente os três carros, o último dos quais a quatro horas somente do final. Consumava-se assim a vingança da BMW, com o 3.0CSL de Toine Hezemens e Dieter Quester a vencer com grande à vontade a sua categoria.
A saga do Ford Capri é impressionante do que foram os carros de Gr 2 e mais tarde de Gr 5 nos anos 70 e 80. Juntamente com o grande BMW Coupé CLS. Estes Capris e os BMW eram inclusivamente mais rápidos que os carros de GT inúmeras vezes. Anos mais tarde atingem o pináculo com os impressionantes Capris Turbo by Zackspeed do fabuloso campeonato DRM, que bateram todos os Porsche 935 e o resto.
E agora desonram o nome ao chamar Capri a um Mach-e travestido, um SUV ainda para mais….