LEMBRA-SE DE JACKY ICKX: O verdadeiro especialista
Como em tudo na vida, também no desporto automóvel há os especialistas. Jacky Ickx é, sem dúvida, um deles. Mais: este ex-piloto de F1, que depois de uma carreira recheada de sucessos nas pistas se dedicou, com semelhante sucesso, às corridas de longa distância no deserto, bem pode considerar-se o verdadeiro especialista.
Jacques Bernard Ickx nasceu em Bruxelas, no primeiro dia do ano de 1945. O seu pai foi também piloto, de carros de Turismo e, principalmente, um reconhecido jornalista de automóveis. Por isso, não se estranha que este belga franzino, nariz aquilino e olhinhos penetrantes, se tornasse piloto muito cedo. Na verdade, apesar do interesse familiar, teve que esperar que o seu pai lhe comprasse uma Zundap de 50cc, com a qual venceu oito das 13 corridas do europeu de trial. Dois títulos mais tarde, estreou-se com um Lotus Cortina e, em 1965, foi campeão belga de Turismo.
Dois anos depois, sagrou-se Campeão Europeu de F2. Na F1, esteve entre 1966 e 1979, vencendo oito GP.
Mas Ickx ficará conhecido pela sua habilidade, não só em pistas encharcadas e em condições difíceis, mas principalmente pelas suas características ímpares de resistente. Em 1966, fez equipa com Hubert Hahne nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, com um BMW 2000TI, vencendo. No ano seguinte, correu em Le Mans pela primeira vez, com um Ford GT 40 – e foi com este carro que, em 1969, garantiu a primeira das suas seis vitórias na clássica de resistência francesa. Depois, venceu ainda em 1975 (Mirage GR8), 1976, 1977 e 1981 (sempre com Porsche 936) e em 1982 (Porsche 956). Ickx e Derek Bell formaram uma das principais duplas de ataque na prova, tendo ganho juntos três edições: 1975, 1981 e 1982. Ainda nesta década, Ickx decidiu apostar nas provas disputadas no deserto, associando-se à Mercedes no desafio do Dakar.
Também aqui, obteve sucesso, vencendo em 1983. Teoricamente, Ickx tinha-se já retirado da competição e foi nessas condições que participou na prova africana e, nos últimos anos, em corridas de veículos históricos.
Na idade em que ainda é natural ter ídolos, Ickx foi o meu.
Um dos mais talentosos e versáteis pilotos de sempre. Faltou-lhe um Campeonato do Mundo de F!, – esteve sempre no ano errado , na marca errada…apesar de 2 vezes Vice-Campeão., Campeão em Can Am, Vencedor de um Paris-Dakar, – o outro, foi-lhe “roubado” por imposição de ordens de equipa, o que o levou a parar antes da chegada ao Lago Rosa, na última etapa, … para cumprir as ordens, 6 victórias nas 24H de Le Mans, intratável á chuva, Rei do Nuerburgring,- Nord Schleiffe, ( Der Ring Meister ) dezenas de victórias em Sport Protos, ficava aqui quase o dia… Ler mais »