KIA GT CUP: Alves e Fernandes fazem a festa
A última prova do ano teve como palco o Autódromo do Estoril, onde foram coroados os vencedores de 2022, curiosamente ambos vindos da mesma cidade. Manuel Fernandes Jr. e Pedro Alves fizeram a festa e levaram as taças para Vila Real.
Com um programa compactado no dia de sábado, os pilotos da competição promovida em parceria pela CRM Motorsport e pela KIA Portugal chegaram ao Circuito do Estoril com todas as decisões em Aberto. Entre os mais potentes Ceed GT, Pedro Alves (Pedro Alves Racing) era o claro favorito, no entanto o experiente Francisco Carvalho (CRM Motorsport) era o único que matematicamente poderia fazer frente ao jovem piloto de Vila Real. O piloto da Guarda (Carvalho) começou da melhor forma, colocando o Ceed GT #3 na Pole Position para a primeira corrida Alves conseguia ser o segundo classificado. Gustavo Moura Jr(CRM Motorsport) completava o Top 3 para a primeira corrida do dia. Vasco Oliveira (MG Competição), Pompeu Simões (Speedy Motorsport), Pedro Pinto da Be Fast Motorsport após um desaire na famosa curva da orelha onde o jovem “lobo” não evitou uma saída de estrada terminando assim no 6º lugar. Manuel Moura Teixeira (CRM Motorsport) completou a classificação para a primeira corrida. Contudo, Carvalho na segunda sessão de qualificação deitou tudo a perder. O piloto da CRM Motorsport, quando iniciava a sua volta rápida, não conseguiu evitar um deslize do seu Ceed GT na curva do tanque, destruindo a frente do carro coreano, dando assim por terminada a sua participação em 2022 no Kia GT Cup devido aos extensos danos no seu carro. O piloto da Guarda mostrou uma vez mais que é um piloto vencedor e que está em grande forma para “assaltar” o título. Em 2023. Quem aproveitou da melhor forma o percalço de Carvalho foi Alves, que de forma categórica colocou o Ceed GT no topo da tabela de tempo completando o traçado da capital portuguesa em 1min55seg. Sendo o primeiro e único a conseguir fazer tal proeza. A surpresa desta sessão foi Pompeu Simões da Speedy Motorsport, o piloto do Ceed GT #2 conseguiu colocar o seu carro na segunda posição superando Vasco Oliveira (MG Competição), Gustavo Moura Jr (CRM Motorsport) e Manuel Moura Teixeira (CRM Motorsport). Estavam decididas assim as grelhas para as corridas finais do ano de 2022 para os Ceed GT.
Entre os irreverentes Picanto GT, Manuel Fernandes Jr foi soberano conquistando magistralmente as duas Pole Position do Evento das 3H Gupe. O piloto da Be Fast estava num nível acima da concorrência onde o único piloto a conseguir chegar perto dos tempos de Fernandes foi André Regueiro (G2B Motorsport) que garantia o segundo lugar para as duas corridas que sucediam a as qualificações. O lugar mais baixo do pódio foi o que chamou mais atenções nas sessões de qualificação, Joel Reis(CRM Motorsport), António Veiga ( Be Fast Motorsport), Tiago Vilela (Speedy Motorsport) discutiram ao milésimo de segundo a segunda linha da grelha de partida para os Picanto GT. No final os 10 minutos de sessão foi Reis que levou a melhor. Garantindo assim a sua melhor classificação no troféu monomarca. Veiga e Vilela seguiram o piloto apoiado pela Medirolo Portugal, na quarta e quinta posição respetivamente. Miguel Lourenço (CRM Motorsport), Filipe Seabra (Gianfranco Motorsport), Gonçalo Moura (Auto Paraíso da Foz) e Samuel Teixeira (CRM Motorsport) ficaram na frente do estreante Tiago Evaristo (MG Competição) que completou a grelha para a primeira corrida dos pequenos Picanto GT. Cláudio Pereira (Be Fast Motorsport) foi quem levou a melhor na luta do terceiro posto na segunda sessão de qualificação, superando Tiago Madeira (CRM Motorsport) por apenas 169 milésimas de segundo. Tiago Vilela (Speedy Motorsport), Filipe Seabra (Gianfanco Motorsport), Miguel Lourenço (CRM Motorsport), Gonçalo Moura (Auto Paraíso da Foz), Samuel Teixeira (CRM Motorsport) e João Coelho (MG Competição) concluíram a grelha de partida para a segunda corrida.
Pedro Alves conquista o título entre os Ceed GT
A liderar a tabela classificativa entre os Ceed GT, Pedro Alves, com o apoio do concessionário Kia de Vila Real , Irmãos Leite, arrancava para a primeira corrida a depender de si próprio para conquistar o tão desejado título com a ausência de Francisco Carvalho que sofrera danos extenso no seu carro impossibilitando-o de alinhar. Alves assim o fez, liderou do início ao cair da bandeira de xadrez iniciando assim a festa da conquista do título do piloto de Vila Real. O primeiro a conseguir vencer um título tanto nos Picanto GT como nos Ceed GT. A luta pelo segundo lugar foi a mais animada com Gustavo Moura Jr (CRM Motorsport) a levar a melhor sobre Vasco Oliveira (MG Competição) depois de uma batalha titânica entre os dois. Estes proporcionaram ao público presente uma luta típica de carros de Turismo com alguns contatos, mas sempre com muito Fair Play. Já Pompeu Simões (Speedy Motorsport) superava o experiente Manuel Moura Teixeira (CRM Motorsport) pelo quarto posto da classificação. Pedro Pinto (Be Fast Motorsport) não estava a ter um fim de semana de sua feição, o piloto era uma vez mais forçado a abandonar devido a um problema mecânico. Na segunda corrida, já ao final do dia de sábado e sobre a forte ameaça de chuva a pairar sobre o Circuito do Estoril, Pedro Alves (Pedro Alves Racing) arrancou com um objetivo em mente, concretizar o pleno de vitórias em 2022. E se uma coisa que Alves nos habituou foi a cumprir o que planeia. E assim um fez, com um excelente arranque, chegou ao ponto de travagem para a primeira curva confortavelmente na frente e com isso imprimiu um ritmo impossível de alcançar pelos seus adversários. Alves rapidamente construiu uma almofada sobre o segundo classificado Pompeu Simões (Speedy Motorsport) que lhe permitia respirar. O piloto de Vila Real era assim, uma vez mais, o vencedor da corrida, comprovando estar realmente num furo acima da sua concorrência e conquistando a décima vitória da temporada (Chapeau!). Simões conseguia também o seu melhor resultado do ano com o segundo posto, o piloto da Speedy Motorsport mostrou uma excelente evolução ao longo do ano que era agora recompensada com um excelente segundo lugar. Vasco Oliveira (MG Competição) completava o pódio desta segunda corrida, o piloto da equipa chefiada por Manuel Gião fazia pela primeira vez um duplo pódio no Kia GT Cup. Seguiu-se Gustavo Moura Jr (CRM Motorsport) que após um arranque menos bom passou os 20 minutos de corrida atrás do prejuízo conseguindo chegar até ao quarto posto. Manuel Moura Teixeira (CRM Motorsport) completou a classificação dos Ceed GT.
Emoções fortes na festa de coroação de Manuel Fernandes Jr.
A Manuel Fernandes Jr só interessava a vitória e o piloto da Befast Motorsport sabia que não teria tarefa fácil, pois André Regueiro (G2B Motorsport) também se encontrava na luta pelo título e este tinha que esperar por um azar do piloto de Vila Real. Com o arranque os dois iniciaram uma musculada batalha, com vários toques à mistura e várias trocas de posições, um espetáculo digno de dois campeões. Até que um desentendimento entre os dois pilotos fez com que os dois colidissem obrigando a direção de prova a reagir, e André Regueiro via as suas hipóteses de vitória a desaparecer quando o número do seu carro apareceu em todos os écrans anunciando uma penalização de Drive Through. Cumprida a penalização, Regueiro libertou Fernandes Jr. de toda a pressão e este caminhou para a sua 7ª vitória do ano. António Veiga (Be Fast Motorsport), Gonçalo Moura (Auto Paraíso da Foz) e Joel Reis (CRM Motorsport) travaram uma aguerrida luta a três pelo lugar intermédio do pódio. Primeiro Moura conseguia superar Veiga, que seguia na dianteira deste grupo, com uma ultrapassagem estudada na curva da “orelha”, o jovem piloto de Paços de Ferreira conseguiu forçar um erro por parte de Veiga que lhe “abriu a porta”. Já Reis que seguia como espetador privilegiado desta batalha, ia tirando notas de onde seria possível tentar a sua passagem para garantir, pelo menos, um lugar no pódio. Na última volta e no mesmo sitio de Moura, Joel Reis conseguia superar António Veiga e garantir assim o seu primeiro pódio no Kia GT Cup. Gonçalo Moura via a bandeirada de xadrez na segunda posição partilhando assi o pódio com Manuel Fernandes Jr e Joel Reis , também a estrear-se nos lugares cimeiros da categoria. António Veiga teria assim de se contentar com o quarto posto final, na frente de Samuel Teixeira (CRM Motorsport), André Regueiro (G2B Motorsport), Filipe Seabra (Gianfranco Motorsport), Miguel Lourenço (CRM Motorsport), Tiago Vilela (Speedy Motorsport) e do estreante Tiago Evaristo (MG Competição).
Seria na segunda corrida onde todas as decisões seriam tomadas e o título de vencedor Picanto GT, as espetativas eram altas e os nervos palpáveis no Paddock do Circuito do Estoril. Fernandes Jr (Befast Motorsport) seguia na frente da classificação pontual com uma vantagem de 28 pontos sobre André Regueiro (G2B Motorsport). Estes partiriam lado a lado para a derradeira corrida do ano. E quando as luzes do semáforo se extinguiram, os dois iniciaram pela segunda vez no fi de semana uma luta titânica. Ora seguia Fernandes Jr. na frente, ora Regueiro e durante 4 voltas este era o cenário que tomava a atenção de todos os presentes no circuito do Estoril. No entanto, a meio da quarta volta alo cedeu no carro da G2B o que permitiu a Manuel Fernandes Jr. escapar e celebrar o seu primeiro título no Kia GT Cup, já tendo confirmado para 2023 o salto para o Kia Ceed GT e afirmando que “será o melhor ano de sempre o Kia GT Cup”. Regueiro ainda sofreu para ver a bandeira de xadrez, admitindo que cada vez era mais difícil de fazer o seu Kia Picanto GT curvar. Atrás deste, numa brilhante demonstração defensiva, Tiago Madeira (CRM Motorsport). O piloto assistido pela equipa de Cascais que tinha arrancado na quarta posição e no arranque superara Cláudio Pereira, aguentou este no seu para-choques traseiro durante os 20 minutos de corrida. Sob uma imensa pressão do piloto do carro #11 assistido pela Befast Motorsport. No final da corrida, Madeira garantia mais um pódio no Kia GT Cup e Pereira terminava a última corrida do ano no quarto posto. Gonçalo Moura (Auto Paraíso da Foz), Tiago Vilela (Speedy Motorsport) e Miguel Lourenço (CRM Motorsport) passaram os 20 minutos da corrida numa entusiasmante batalha entre os três e no final Moura conquistava o 5º posto seguido de Vilela e Lourenço. Samuel Teixeira (CRM Motorsport), Filipe Seabra (Gianfranco Motorsport) e João Coelho (MG Competição) completaram a última classificação do Kia GT Cup de 2022.
Para Tiago Raposo de Magalhães, CEM da CRM Motorsport “Tenho que agradecer a todos os pilotos e equipas por toda a confiança e dedicação já que concluímos a 5ª temporada deste troféu monomarca com 19 carros inscritos! Assistimos mais uma vez a corridas discutidas ao milésimo, onde a igualdade técnica e a fiabilidade tiveram nota ao nível do que os Kia já nos habituaram, mas ainda mais importante foi o fair-play e desportivismo que assistimos ao longo do ano. Por isso, mais uma vez, parabéns a todos os que participaram e assistiram de forma direta ou indireta! Agora é tempo de descansar e preparar a próxima época. Voltaremos em 2023 com mais novidades e com ainda mais força!! ”