International GT Open/Monza: Portugueses ainda mais líderes
Henrique Chaves e Miguel Ramos saíram de Monza com mais um ponto de avanço no campeonato dos que os que tinha à chegada a Itália. Nem tudo foi perfeito em Monza, mas grão a grão… Não há equipa no mundo, seja em que competição for, que ganhe tudo o que tem pela frente e por isso, o foco no objetivo principal é o mais importante e este fim de semana do GT Open é mais um exemplo disso. A dupla lusa conseguiu um quarto e um segundo lugar, e tem agora oito pontos de avanço para a dupla do Ferrari, Louis Prette/Vincent Abril.
A corrida inicial ficou marcada pela primeira vitória da equipa Lazarus, com Yannick Mettler e Fabrizio Crestani, que levaram o Bentley Continental ao triunfo na Corrida 1 de Monza, oferecendo ao construtor britânico a sua primeira vitória de sempre no GT Open. Foi um dia perfeito para a equipa italiana, que regressou depois de ter falhado a última ronda. O hiato funcionou, pois nesta corrida ninguém logrou desafiar o carro preto e azul. Lideraram de fio a pavio.
O segundo lugar foi para o Aston Martin da TF Sport de Charlie Eastwood e e Salih Yoluc, com a equipa a aproveitar o balanço do triunfo na GTE Am em Le Mans, na semana passada. Terceiros da geral e vencedores da Pro-Am, foram Nick Moss e Joe Osborne, com o McLaren 720s da Optimum Motorsport.
Na segunda corrida, Prette-Abril (AF Corse Ferrari) asseguraram a terceira vitória da época depois dum entusiasmante final de corrida. Os vencedores tiveram sorte com o Safety Car, pois permitiu-lhes anular a margem para o McLaren de Miguel Ramos e Henrique Chaves, que tinham a corrida controlada até esse momento, depois do jovem piloto luso assegurar a pole position na manhã de domingo. O duelo entre Ramos e Abril foi intenso e o monegasco teve de suar muito para chegar à liderança. A Teo Martín Motorsport teve um segundo carro no pódio, o de Marcelo Hahn/Allam Khodair, que venceram pela segunda vez na Pro-Am.
Podia ter sido melhor, mas dilatar a liderança do campeonato é positivo, mas as coisas não andaram longe de terminar com mais um triunfo. Na primeira corrida, Miguel Ramos partiu de terceiro, mas o duo esperava uma corrida difícil, devido ao handicap de dez segundos que carregava. Ainda assim, a dupla imprimiu um forte ritmo, mas o quarto posto foi o possível: “Era impossível lutar pela vitória, devido ao handicap que tínhamos, mas mostrámos um bom andamento”.
Para a segunda corrida, Henrique Chaves fez a pole position. O jovem de Torres Vedras arrancou bem e manteve o comando, gerindo da melhor forma a corrida para entregar ao seu colega de equipa o McLaren 720s GT3 #59 da Teo Martín Motorsport no primeiro lugar. Quando Miguel Ramos saiu das boxes tinha uma vantagem de 16s para o segundo classificado, mas a 16 minutos da bandeira de xadrez um incidente resultou num Safety-Car, que anulou toda a vantagem. Pouco depois, Ramos acabaria por sucumbir ao seu perseguidor.
“Fizemos tudo bem! Pole position, estivemos fortes na corrida, mas não tivemos a sorte do nosso lado, com o Safety-Car. Foi pena, porque penso que dificilmente perderíamos a corrida. Mas o automobilismo é assim. Seja como for é claro que queremos sempre vencer e penso que éramos os mais fortes, mas este segundo lugar é muito importante para as contas do título e estamos mais perto do nosso objetivo, vencer o campeonato”, disse Chaves.
“O Henrique fez um excelente trabalho e quando entrei estava com a corrida na mão, sem que o April tivesse a mínima hipótese. Mas as corridas são mesmo assim e num instante o que parece certo, rapidamente se esfuma. O Ferrari estava mais forte na segunda parte e ainda que me tenha defendido o melhor que pude, esse melhor não foi suficiente. Ainda que na saída da chicane ele tivesse vindo muito a direito e empurrado o nosso McLaren para a caixa de areia, não posso dizer que foi antidesportivo. Foi assim como que, no limite, e se calhar eu teria feito igual”, disse Miguel Ramos.