Takuma Sato consegue primeira vitória japonesa nas Indy 500
Takuma Sato ‘escreveu’ mais uma página na história das Indy 500, ao vencer a 101ª edição da grande corrida norte-americana, após um duelo final com Hélio Castroneves.
O brasileiro da Penske – que já venceu a prova três vezes – chegou a liderar a prova pouco depois desta ser reiniciada após o último período de bandeiras amarelas (12 voltas para o final, mas o japonês da Andretti Autosport tinha outras ideias, voltou ao ataque, deixou o Dallara # 3 para trás. Depois, quando Castroneves procurou reagir, a duas voltas, Sato soube segurar o piloto de São Paulo atrás de si, para dar ao Japão a sua primeira vitória na prova ‘rainha’ da IndyCar.
No reatamento quem liderava era Max Chilton, mas o ex-piloto de Fórmula 1 acabaria por ser ultrapassado por Sato e Castroneves, primeiro, e depois por Ed Jones, vindo a cortar a meta no quarto posto, enquanto Tony Kanaan fechou o top cinco, onde o brasileiro da Penske foi o único representante da Chevrolet.
A corrida foi marcada por inúmeros acidentes, o mais aparatoso dos quais foi o que fez Scott Dixon ‘vooar’ depois de colidir com o monolugar desgovernado de Jay Howard à saída da curva 2. Um acidente ao qual escapou por uma ‘unha negra’ Castroneves, ao passar por baixo do carro de Dixon quando este estava em pleno voo. Nem o neozelandês nem Howard sofreram qualquer ferimento. O outro grande acidente teve como protagonistas James Davidson e Oriol Servia, quando o primeiro colidiu com o carro do espanhol fazendo rodopiar de encontro ao muro. Mais uma vez nenhum dos pilotos sofreu ferimentos.
O outro momento da corrida foi o abandono de Fernando Alonso a pouco mais de 20 voltas de final, quando o motor do Dallara # 29 ‘entregou a alma ao criador’, tal como tinha acontecido com Ryan Hunter-Reay algumas voltas antes. No total três propulsores não resistiram à corrida, sendo o primeiro do de Charlie Kimball.
Classificação
1º Takuma Sato (Honda) 200 voltas
2º Hélio Castroneves (Chevrolet) a 0,201s
3º Ed Jones (Honda) a 0,527s
4º Max Chilton (Honda) a 1,136s
5º Tony Kanaan (Honda) a 1,547s
6º Juan Pablo Montoya (Chevrolet) a 1,715s
7º Alexander Rossi (Honda) a 2,422s
8º Marco Andretti (Honda) a 2,541s
9º Gabby Chaves (Chevrolet) a 3,831s
10º Carlos Muñoz (Chevrolet) a 4,531s
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É agora que o Japão vai conquistar o mundo, com colegiais e polvos gigantes!
Polvos gigantes e motores Honda que serão uma referência para todos os outros… ohh wait, só se for referencia para o terrorismo pois estouram mais facilmente que uma bomba.
Sato no McLaren F1 este Samurai descobriu a poção mágica 🍸🍻
Mais um que nada fez na F1, mas brilha na Indy…
44 pontos e 1 pódio. Tenho visto pior…
A melhor corrida de Sato na F1 com a pior equipa de F1 a Aguri, em que Sato ultrapassa o Alonso no Canadá com aquele chasso. Algo parecido com o que fez agora a 3 voltas do fim ao Hélio. Agora dizer que não fez nada, significa que a Pitty esteve a dormir, quando a Honda teve o ano bom, o Sato conseguiu um Pódio e lutou por muitos outros. São 44 pontos no antigo sistema de pontuação, não desta farsa actual.
Pois, mas eu já nem me lembrava do nome dele, portanto, significa que não me impressionou, nem bem, nem mal. Mas é só a minha opinião 🙂
O Alonso teve uma corrida forte, correndo algumas voltas como líder da corrida, depois não assisti à corrida durante algum tempo. E quando voltei a assistir aproximadamente à volta 160, o Alonso estava já na décima posição. Depois de aparatosos incidentes, lá o motor Honda do Alonso se calou. Mas acho que se o Alonso tivesse tido motor até ao final…olhem que não sei se não o veríamos no top 3. Foi um Piloto que deu luta, pena a pouca fiabilidade que afectou algumas equipas com motor Honda, pois estavam bem rápidos em pista. Esta corrida, é de facto quase… Ler mais »
Ele desceu para 10º porque na bandeira amarela anterior, nem todos pararam e ficaram à frente dos anteriores líderes. Quando desistiu já estava em 7º a lutar para chegar ao 6º.
Umas grandes 500 milhas com espectáculo, emoção, suspense , acidentes. Tudo aquilo que faz um tipo ficar 3 horas e tal agarrado ao televisor…e não a dormir como na F1 e noutras! Big Show. Grande Sato que já merecia este prémio para a sua tão longa carreira. Esteve no local certo no momento certo e deu uma estocada de mestre na raposa velha que era o Castro Neves que sabe-as todas de correr em ovais. Parabéns. Parabéns também ao Alonso. Grande prova sempre a roçar a frente e podia perfeitamente ter ganho….se também aqui a Honda não desse vergonha com… Ler mais »
E eu que há uns tempos pensava que ver os carros a andar as voltinhas num oval era uma grande seca, vi que uma corrida de F1 actual consegue bater todos os recordes de sonolência.
Desta vez o Sato não precisou de um Super Aguri para ultrapassar o Alonso, bastou os colegas japoneses terem sabotado o carro do sumo de laranja.
Bem lembrado….grande ultrapassagem do Sato ao Alonso no GP do Canadá/2007!!
Sabes que leite e laranja não combinam, quando misturados a coisa azeda. Foi pena, fica para uma próxima vez, venha também Às 24 horas de LeMans.
Foi preciso ter os tintins no sítio para responder ao homem aranha depois de ser ultrapassado a 6 voltas do fim. Grande Sato, depois de perder no ano passado com o jogo do Rossi, este ano teve de dar tudo para não ficar outra vez em 2º.