IndyCar: Scott Dixon com estratégia vencedora em Indianapolis
Scott Dixon foi o vencedor do Indy Grand Prix na Indianapolis Motor Speedway. A estratégia certa e um golpe de sorte ditaram a 48ª vitória de Dixon.
Dixon largou da sétima posição, mas a estratégia inicial de duas paragens não parecia ser a indicada em à volta 11 deixou os pneus mais duros para calçar as borrachas mais macias, que lhe permitiu colocar em pista um andamento muito mais forte. Na frente, o detentor da pole Will Power foi controlando as operações até as primeiras paragens nas boxes. Nessa altura foi Graham Rahal (o primeiro dos pilotos com duas paragens planeadas) a assumir a frente da corrida,, algo temporário e com as primeiras paragens completadas Power voltou ao seu lugar de origem.
Mas então deu-se o momento que definiu o resto da corrida. O rookie Oliver Askew, na volta 36, bateu na curva 14, trazendo a primeira e única Caution da prova. Isso arruinou as hipóteses de Rahal de fazer sua segunda paragem (Power, Josef Newgarden também foram prejudicados), mas Dixon lucrou.
No recomeço, Rahal liderava Pigot, Daly e Dixon (que usavam pneus mais rápidos), mas não conseguiu segurar Dixon, que assumiu a liderança na volta 49 e imediatamente a esticou a vantagem para nove segundos, antes que Rahal chegasse aos boxes da volta 56 para nova troca de pneus.
No final de todas as paragens nas boxes, Dixon estava na frente com 13 segundos sobre Rahal e aumentou gradualmente para os 20 até ver bandeira de xadrez. Rahal ficou-se pela segunda posição e Simon Pagenaud fechou o top3.
“Acho que tivemos sorte com o Caution, mas depois acertamos o equilíbrio saímos a ganhar”, disse Dixon. “Começamos bastante agressivos com os os pneus duros, o que foi bastante difícil, mas ficamos com os líderes e tivemos o ritmo. Definitivamente tivemos um pouco de sorte, mas acho que isso também contribuiu para a nossa estratégia”.
“Eu pensei que nossa estratégia estava a funcionar perfeitamente”, disse Rahal. “Saindo dos boxes depois da primeira paragem logo atrás de Power e do (Jack) Harvey , fiquei fiquei a pensar ficaria em vantagem depois das últimas paragens nas boxes. Obviamente que as bandeiras amarelas anularam a nossa estratégia …”
Resultados AQUI