Indy 500: Josef Newgarden vence em ‘thriller’ de Hitchcock

Por a 27 Maio 2024 08:37

Josef Newgarden entrou para a história das Indy 500, este domingo, no Indianapolis Motor Speedway, ao tornar-se no sexto piloto a vencer as 500 Milhas de Indianápolis em dois anos consecutivos, superando Pato O’Ward numa corrida fantástica que incluiu o início atrasado quatro horas devido a uma tempestade a meio do dia.

O duplo vencedor da NTT Indycar Series, Josef Newgarden levou o seu Chevrolet nº 2 da Shell Powering Progress Team Penske à vitória por 0,3417 de segundo sobre o Chevrolet nº 5 da Arrow McLaren de O’Ward, que trocou a liderança quatro vezes nas últimas oito voltas: “Eu sabia que podíamos ganhar esta corrida outra vez”, disse Newgarden. “Não há melhor maneira de ganhar esta corrida do que esta. Também tenho de dar os parabéns ao Pato. Ele é um piloto incrivelmente limpo. São necessárias duas pessoas assim para que isto funcione.”

Newgarden, que começou em terceiro, tornou-se o primeiro vencedor consecutivo do “Maior Espetáculo das Corridas” desde que Hélio Castroneves venceu em 2001 e 2002 para o Team Penske. Newgarden também obteve a 20ª vitória recorde no “The Greatest Spectacle in Racing” para a Team Penske.

A repetição da vitória rendeu a Newgarden um bónus de $440.000 da BorgWarner, o patrocinador do Troféu Borg-Warner do vencedor.

Scott Dixon, seis vezes campeão da NTT INDYCAR SERIES, terminou em terceiro no Honda nº 9 da PNC Bank Chip Ganassi Racing, seguido por Alexander Rossi no Chevrolet nº 7 da Arrow McLaren.

O atual campeão da série, Alex Palou, completou os cinco primeiros com o n.º 10 da DHL Chip Ganassi Racing Honda. Apenas 1,5079 segundos separaram os cinco primeiros carros, apesar de as últimas 46 voltas terem decorrido sem qualquer aviso, num final frenético.

Christian Rasmussen foi o melhor estreante, 12º no Chevrolet nº 33 da Ed Carpenter Racing. O campeão da NASCAR Cup Series de 2021, Kyle Larson, terminou em 18º lugar com o Chevrolet Arrow McLaren nº 17 da Hendrickcars.com na sua primeira partida para as Indy 500, prejudicado por uma penalização por excesso de velocidade nas boxes.

Newgarden comemorou em estilo familiar pelo segundo ano consecutivo, subindo para a multidão nas arquibancadas adjacentes à linha de chegada da Yard of Bricks, onde foi cercado pelos fãs.

É difícil culpar a sua exuberância, uma vez que a vitória encerrou um mês de maio em que não contou com o estratega da Team Penske, Tim Cindric, e com o engenheiro Luke Mason. Eles foram suspensos pela Team Penske para as duas corridas deste mês no IMS, depois de se ter descoberto que os carros da equipa violaram as regras do Push-to-Pass da Indycar no Firestone Grand Prix of St. Jonathan Diuguid e Raul Prados substituíram Cindric e Mason, respetivamente, este mês.

“Eles podem dizer o que quiserem a partir de agora; eu não me importo mais”, disse Newgarden sobre os críticos depois que as violações foram descobertas. “Estou muito orgulhoso desta equipa. Eles arrasaram. Esmagaram-na. Luke, Tim – eles não estão aqui hoje, mas são uma grande parte disto. Estou muito orgulhoso de toda a gente da Team Penske. Era assim que eu queria ganhar a corrida.”

Houve sete períodos de precaução nas primeiras 117 voltas, enquanto a corrida ‘lutava’ para encontrar um ritmo fluído. Mas quando a intensidade aumentou na segunda metade das 200 voltas, a corrida foi de tirar o fôlego – e limpa. Só nas últimas 70 voltas, houve 32 mudanças de liderança.

O estreante Kyffin Simpson foi o último dos pilotos com uma sequência de boxes diferente a entregar a liderança na sua última paragem, na volta 184. Isso preparou o terreno para uma luta fenomenal de quatro pilotos pela vitória entre Newgarden, O’Ward, Rossi e Dixon nas 15 voltas finais.

Newgarden assumiu a liderança na volta 193, com O’Ward a subir para segundo. Isso preparou o terreno para uma série de ultrapassagens entre os dois pilotos nas últimas sete voltas.

O’Ward passou Newgarden por fora, pouco antes da linha de chegada, quando a bandeira branca foi hasteada no ar para a última volta. O’Ward manteve-se na frente nas Curvas 1 e 2 e na reta da meta, mas Newgarden colocou-se atrás do carro de O’Ward e fez uma ultrapassagem ousada por fora de O’Ward na Curva 3 para assumir definitivamente a liderança, com o público de 330.000 pessoas em êxtase: “É difícil pôr isto em palavras”, disse O’Ward, que também terminou em segundo lugar em 2022. “Foi por pouco, mais uma vez. Fiz aquele carro passar por coisas que nunca pensei que ele fosse capaz de fazer. Às vezes eu dizia: ‘Ah, é isso’, e de alguma forma eu saía do outro lado da curva.

“Oh, pá: É muito doloroso quando nos esforçamos tanto e depois faltam duas curvas.”

Foi apenas a quarta vez na história das 500 milhas de Indianápolis que a corrida foi decidida por uma ultrapassagem na última volta. Newgarden também conseguiu esse feito no ano passado ao passar Marcus Ericsson na volta 200.

A corrida deste ano foi um clássico, com um recorde de 18 dos 33 pilotos a liderarem pelo menos uma volta. O vencedor do Prémio NTT P1, Scott McLaughlin, liderou o maior número de voltas, 64, antes de terminar em sexto lugar na corrida. Também se registaram 649 ultrapassagens em pista, o maior número nas “500” desde 2017.

A próxima corrida da NTT INDYCAR SERIES é o Chevrolet Detroit Grand Prix presented by Lear, no domingo, 2 de junho, nas ruas de Detroit.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
5 meses atrás

Aquelas últimas voltas foram mesmo intensas.

últimas INDYCAR
últimas Autosport
indycar
últimas Automais
indycar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado