IndyCar diz não ao halo da Fórmula 1
Os responsáveis pela IndyCar Series não vão seguir o exemplo da Fórmula 1 e estudar a possibilidade de dotar os seus monolugares do halo protetor do cockpit. Em 2015 Justin Wilson morreu após um brutal acidente durante uma prova da IndyCar, um dos fatores que levou a F1 a pensar no halo, e a introduzir tal proteção dentro de algum tempo.
“Do ponto de vista técnico o halo está pronto”, garantiu Laurent Mekies, da FIA, ao jornal alemão Bild Sport. Contudo da parte do mais importante campeonato norte-americano de monolugares não há qualquer interesse em introduzir tal dispositivo. “Não queremos isso. Não há qualquer possibilidade de o incluirmos. Temos pistas com ‘banking’ e não imagino um carro com isso”, afirmou o CEO da IndyCar.
“Estamos mais inclinados pela solução do ‘windscreen’ do que pelo halo”, acrescentou Mark Miles. Esta última solução continua a estar também ‘em cima da mesa’ para a FIA. “Não está morta” essa ideia. “Tecnicamente é possível. Estamos atualmente à espera de uma decisão final sobre o halo, se querem o cockpit coberto ou não, para ver o que é esteticamente mais apelativo”, fez saber Laurent Mekies.
Nuno Barreto Costa
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Os americanos claramente não apreciam o famoso ‘chinelo gigante’.
Provavelmente porque é ‘Made in China’.
A F1 também devia abolir semelhante aborto. Os carros já são super seguros, não precisam de mais nada nesse campo. Existem é negócios que se querem “abotoar” com semelhante engenho. Os F1 com o chinelo do halo iriam ficar horríveis de aspecto e perderiam completamente a silhueta. Seria uma calamidade, e os homens do marketing devem estar cientes disso, atenção. Podia-se matar o doente com semelhante “cura ” ! Quanto aos Indy Cars, eles já são tão barrocos, carregados de gizmos, que pouca diferença fará. Mas atenção que este campeonato, também está preso por arames, e se o público, que… Ler mais »
Principalmente estas rodas de trás tapadas, que infelizmente foram introduzidas depois de uma série de carros que voaram em 2010 ou 2011 e custou a vida a um piloto.
Mas os Indycar sempre foram assim, mais voltados para a baixa ‘downforce’ e circuitos ovais. A antiga CART/Champ Car que terminou em 2007 eram carros bem mais parecidos com a F1.