Rolex24 – Van der Zande “rouba” a pole a Castroneves

Por a 25 Janeiro 2018 22:32

Uma qualificação emocionante, como se esperava. Nas 3 categorias tivemos grandes lutas e voltas fantásticas. Para as cores portuguesas foi uma qualificação mista, mas nada de muito dramático pois os prémios são dados apenas no domingo e até lá, há 24 horas seguidas de muita competição

 

Em GTD esperava-se que o equilíbrio fosse a nota dominante da sessão e foi mesmo isso que aconteceu… excepto no primeiro lugar. Daniel Serra com o Ferrari #51 Spirit of Racing, da equipa de Pedro Lamy, esteve imparável e andou sempre na frente do pelotão.  A Lexus mostrou-se muito melhor do que nas sessões de treino e o #15 de Hawksworth lutava pelo segundo lugar com Miguel Molina (Ferrari #82) e Mirko Bortolotti (Lamborghini #11).

Serra continuou a baixar a sua marca até atingir 1:46:049, um novo recorde, que valeu à equipa a pole para a corrida. Em segundo lugar ficou Molina, mostrando que os Ferrari estavam muito rápidos e Bortilotti fechou o top3.  O Top15 cabe em menos de 2 segundos. Parente, que era tido como um dos favoritos a conquistar a pole, tendo sido o homem mais rápido na manhã de Daytona, ficou-se pela sétima posição.

 

Em GTLM a Corvette conquistou uma surpreendente pole. Jan Magnussen aproveitou  o trabalho de equipa de Oliver Gavin e baixou a marca para 1:42:77 (o recorde do ano passado estava em 1:43:4). Com o Ferrari em baixo de forma com problemas técnicos e os BMW ainda longe da forma ideal, sobravam os Ford e os Porsche na luta pela pole. Joey Hand foi aquele que mais se aproximou da marca do dinamarquês da Corvette mas ficou a 19 centésimos do objectivo. Vanthoor fechou o top3.

 

Nos protótipos a qualificação foi o ponto alto da tarde de Daytona, com vários carros a aparecerem no topo da tabela de tempos. O #22 Nissan não teve a sessão que a equipa desejaria, com Lapierre a sair de pista, o que danificou a suspensão dianteira esquerda e acabou com a qualificação do francês. Enquanto o #22 tentava regressar à sua box (sem sucesso), Nasr colocava o #31 no  primeiro posto, o que durou pouco tempo pois logo de seguida Albuquerque fazia o melhor tempo, o que também foi sol de pouca dura, com Castroneves a roubar o primeiro lugar ao português. Ainda vimos Vautier no #90 na liderança para ser destronado pouco depois por Castroneves. Na última volta lançada, Nasr foi obrigado a parar o seu Cadillac a meio da volta, e quando Castroneves se preparava para festejar a pole, Van der Zande fez a melhor marca do dia melhorando a marca colocada pelo piloto do Acura em… 7 centésimos.

Um final emocionante e inesperado pois o “Caddy” #10 não era o favorito para conquistar a pole.  Ricky Taylor viu o seu substituto roubar a pole por uma margem ínfima. O top 8 cabe em pouco mais de 0.5 seg, o que mostra bem o equilíbrio do pelotão.

 

Filipe Albuquerque foi 3º classificado,  e o #78 de Félix da Costa, com Alex Brundle ao volante foi 11º enquanto o outro carro da DC Racing foi 6º. O melhor Ligier foi o #23 pilotado por… Fernando Alonso. Mais uma vez o espanhol a mostrar que consegue ser competitivo em qualquer categoria.

Para as cores nacionais foi um dia misto com Lamy a festejar uma pole, enquanto Parente se ficou pela 7ª posição na sua classe (claramente com andamento para mais). Félix da Costa viu o seu Oreca ficar abaixo do que se esperava e Albuquerque cumpriu colocando o seu “Caddy” e de João Barbosa no top3, estando na luta pela pole.

 

 

Resultados da qualificação aqui

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas IMSA
últimas Autosport
imsa
últimas Automais
imsa
Ativar notificações? Sim Não, obrigado