IMSA: Mazda mais forte no regresso a Daytona

Por a 5 Julho 2020 10:35

Num fim de semana em que a competição automóvel regressou em grande, também o IMSA WheatherTech SportsCar Championship regressou num dos seus palcos de eleição… Daytona.

Foi a segunda visita ao mítico traçado de Daytona. Depois da primeira prova de 24horas, o calendário adaptado devido a Covid-19 levou a caravana do IMSA a estacionar novamente em Daytona para uma prova de duas horas e quarenta minutos. Foram 26 os inscritos para a prova, que contou com oito DPi, seis GTLM e 12 GTD. Uma grelha sem alterações nos DPI e nos GTLM e com algumas mudanças nos GTD em comparação com a primeira visita a Daytona. João Barbosa e Álvaro Parente eram os representantes lusos na prova, com Barbosa no #5 da JDC Miller Motorsport e Parente no #57 da Heinricher Racing.

Juan Pablo Montoya e Dane Cameron começaram da melhor forma no regresso do IMSA às pistas. A dupla do Acura #6 liderou o primeiro treino do fim de semana.

O melhor tempo foi assinado por Montoya (1:35.960) seguido de perto de Pipo Derani no #31, que ficou a 0.016 seg. do melhor registo. Derani teve um novo colega de equipa, Gabby Chaves, uma vez que Felipe Nasr testou positivo para a Covid-19 e ficou impedido de correr. O Mazda #55 (Jonathan Bomarito e Harry Tincknell) fechou o top 3. O #5 de João Barbosa e Sebastien Bourdais ficou-se pela sétima posição a pouco mais de 0.7 seg. do primeiro tempo.

O melhor carro na classe GTLM foi o Porsche #912 da dupla Earl Bamber/ Laurens Vanthoor enquanto que nos GTD foi o Ferrari #63 a ficar com o melhor registo com o #57 de Álvaro Parente a ser quarto na sua classe.

No segundo treino livre foram os Mazda a imporem-se, com o #77 de Oliver Jarvis  e Tristan Nunez a ficar com o melhor registo (1:34.398). Foi o melhor regresso à pista depois de no dia anterior terem tido problemas no motor que os impediram de dar qualquer volta ao traçado. Seguiu-se o Acura #7 de Hélio Castroneves e Ricky Taylor e o Mazda #77 a fechar o top3. João Barbosa ficava-se pela sétima posição.

Em GTLM, ficou novamente um Porsche na frente, mas deste vez o #911 de Nick Tandy e Fred Makowiecki, seguidos dos dois Corvette. Nos GTD foi o Lexus #14 a ficar com o melhor tempo enquanto Parente ficava pela sétima posição também.

Na qualificação, foi o Acura #7 a ficar com o melhor tempo e a conquistar a pole para a corrida. Castroneves conseguiu o tempo de 1:34.390 ficando à frente do Mazda #77 (+0,032) e do Mazda #55 (0,064). A sessão foi interrompida dois minutos mais cedo devido à meteorologia na área, com relâmpagos a menos de 16 quilómetros do Speedway. João Barbosa voltou a ficar-se pela sétima posição.

Em GTLM foi o Corvette #4 de Oliver Gavin e Tommy Milner a ficar na frente, seguido do Corvette #3 e do BMW #24. Nos GTD foi o McLaren #76 da Compass Racing (Corey Fergus e Paul Holton ). Também Parente viu o seu colega de equipa ficar-se pela sétima posição para a largada da prova que aconteceria ao fim do dia.

Os pilotos enfrentaram condições de pista difíceis com a meteorologia a complicar as contas. O mau tempo abateu-se sobre a Daytona International Speedway, afetou o desenrolar das operações e molhou a pista. Assim a grande decisão no arranque estava em começar com os pneus slicks, sobreviver as primeiras voltas e poupar uma paragem ou entrar com pneus de chuva, fazer algumas voltas e depois trocar para pneus slicks. As primeiras voltas foram complicadas, mas o #31 da Action Express, com Gabby Chaves, entrou com slicks e graças a isso ficava com a liderança no final da primeira hora de prova. Mas desde o começo da prova que se viu que o andamento dos Mazda era muito forte e Oliver Jarvis, no #77, alcançou o primeiro lugar pouco depois da primeira hora de prova se ter esgotado. A luta parecia ser entre os Mazda e os Acura, mas de forma sorrateira o #5 de João Barbosa ia ganhando posições. No final da primeira hora Barbosa era quinto, com um bom ritmo. Os stints finais ficaram a cargo de Bourdais que levou o Caddilac da JDC – Miller Motorsports até ao terceiro lugar, repetindo o pódio conquistado em janeiro na prova de 24h. Nas duas primeiras posições ficaram os Mazda, com vitória para o #55 de Thicknell e Bomarito, com dez segundos de vantagem sobre o #77. Os Acura, que muito prometeram, tiveram de se contentar com um quarto lugar do #6, enquanto o #7 ficou de fora na segunda hora com problemas de motor.

Nos GTLM a festa foi para a Corvette. Vimos excelentes lutas, como sempre, nesta classe e é uma pena vermos o desinvestimento de algumas marcas numa das classes que mais lutas interessantes dá. A BMW começou a prova bem, a liderar com o #25 de Bruno Spengler e Connor De Phillippi na frente das operações. As lutas intensificaram-se ao longo da prova, mas o confronto final foi entre António Garcia no Corvette #3 e o Earl Bamber no Porsche #912. Bamber perseguiu Garcia mas não conseguiu alcançar o seu adversário e a Corvette festejou a 100ª vitória em Daytona, com Garcia e Jordan Taylor a ficar com o primeiro posto. A fechar o pódio ficou o Porsche #911 com Makowiecki a conseguir alcançar perto do final o BMW #25.

Nos GTD a vitória caiu para o Lexus #14 de Jack Hawksworth and Aaron Telitz. A dupla esteve sempre na frente das operações com a ameaça do segundo carro da equipa AIM VASSER SULLIVAN, o #12 de Frankie Montecalvo e Townsend Bell. Os Acura NSX estiveram em destaque com o #57 de Álvaro Parente a ficar perto do pódio. Apesar de ter largado de sexto, Misha Goikhberg fez um excelente turno de condução e levou o #57 para as primeiras posições. Parente ficou com a missão de tentar o pódio, mas na luta com o segundo carro da equipa, o #86 de Mario Farnbacher e Matt McMurry, Parente teve de se contentar com o quarto posto.

O McLaren da Compass Racing McLaren que estava na pole position, começou do pit lane depois de perder a volta de reconhecimento devido a um problema e ficou fora da luta depois de cumprir um drive-through e sofrer um pião.

Classificações

DPi

1 J. Bomarito / H. Tincknell Mazda DPi 95 voltas

2 O. Jarvis / T. Nunez Mazda DPi + 10.168

3 J. Barbosa / S. Bourdais Cadillac DPi +15.378

GTLM

1 A. Garcia / J. Taylor Chevrolet Corvette C8.R 90 voltas

2 E. Bamber / L. Vanthoor Porsche 911 RSR +1.977

3 N. Tandy / F. Makowiecki Porsche 911 RSR + 26.376

GTD

1 A. Telitz / J. Hawksworth Lexus RC F GT3 87 voltas

2 F. Montecalvo / T. Bell Lexus RC F GT3 +1 volta

3 M. Farnbacher / M. McMurry Acura NSX GT3 +1 volta

Tabela completa AQUI

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