IMSA, Long Beach: Porsche Penske Motorsport volta a dominar

Por a 13 Abril 2025 15:31

Nick Tandy e Felipe Nasr tiveram mais um desempenho dominante para a Porsche Penske Motorsport, garantindo a vitória na corrida de 2025 do IMSA WeatherTech SportsCar Championship em Long Beach. Esta é a terceira vitória consecutiva da temporada, dando continuidade a uma série invicta na classe GTP e afirmando ainda mais o domínio da Porsche tanto na estratégia de corrida como no desempenho.

Ao volante do Porsche 963 n.º 7, Nasr garantiu a vitória com uma vantagem de 3,058 segundos sobre o seu colega de equipa Matt Campbell no Porsche n.º 6, proporcionando mais uma dobradinha para a Porsche Penske Motorsport.

Apesar de a BMW M Team RLL ter entrado no fim de semana como a equipa em destaque – liderando todas as sessões em pista e ocupando a primeira fila na qualificação – os Porsche 963s tiveram a vantagem quando mais importava. O Porsche n.º 7, conduzido por Tandy e Nasr, saltou de terceiro para primeiro após uma paragem nas boxes perfeitamente cronometrada e executada durante a única ronda de “serviço completo” da corrida, ultrapassando os dois BMW com uma paragem mais curta e uma melhor gestão de combustível/energia.

A BMW M Team RLL dominou a qualificação e assegurou a primeira linha da grelha, mas perdeu a vantagem durante a única ronda de paragens nas boxes da GTP. Dries Vanthoor, que partiu da pole com o BMW n.º 24, liderou o pelotão desde o início, mas caiu depois de uma paragem mais lenta. O BMW n.º 25 de Sheldon van der Linde também perdeu posições ao ficar de fora mais uma volta, tal como o Acura n.º 60 da Meyer Shank Racing. Isto deu a vantagem à Porsche, com o carro nº 6 a mudar pneus traseiros e a completar uma rápida mudança de piloto, enquanto a curta paragem do carro nº 7 lhe deu a liderança da corrida.

O BMW n.º 24 de Philip Eng e Vanthoor acabou por terminar em terceiro, enquanto o Cadillac n.º 31 de Earl Bamber e Jack Aitken ficou em quarto, seguido pelo BMW n.º 25 em quinto. Os Cadillac da Wayne Taylor Racing terminaram em sexto e sétimo, com o carro n.º 10 de Ricky Taylor e Filipe Albuquerque a liderar a dupla. O Aston Martin Valkyrie da Heart of Racing alcançou o seu melhor resultado da época em oitavo.

Na GTD, o Porsche 911 GT3 R da AO Racing, inscrito como convidado, conduzido por Laurens Vanthoor e Jonny Edgar, venceu. Vanthoor saiu na frente após as paragens nas boxes e manteve-se à frente do Lexus nº 12 Vasser Sullivan de Parker Thompson e Jack Hawksworth, que terminou em segundo. O Lexus nº 89 da Vasser Sullivan de Aaron Telitz e Frankie Montecalvo completou o pódio. O Mercedes da Winward Racing e o BMW da Turner Motorsport completaram os cinco primeiros.

Uma história notável nos GTD foi a estreia de Robert Wickens no Corvette n.º 36 da DXDT Racing, ao lado de Tommy Milner. Wickens mostrou um ritmo competitivo, com o carro a rodar até ao quarto lugar da classe, antes de uma bandeira preta e laranja os obrigar a ir às boxes no final da corrida para reparar uma plataforma traseira solta, após o contacto com o Mercedes-AMG n.º 32 da Korthoff. Apesar do contratempo, foi uma forte exibição para o recém-chegado GTD.

Como resultado desta vitória, Nasr e Tandy têm agora 123 pontos de vantagem na classificação dos pilotos GTP sobre os seus colegas de equipa da Porsche, Mathieu Jaminet e Matt Campbell. Dries Vanthoor e Philipp Eng, da BMW, que partiram da pole mas terminaram em terceiro, estão 265 pontos atrás da dupla líder da Porsche, sublinhando como a execução no dia da corrida – e não apenas o desempenho na qualificação – está a definir a parte inicial do campeonato.

Em suma, a atual corrida da Porsche Penske Motorsport não se resume a ter um carro rápido; é uma demonstração de execução, estratégia e trabalho de equipa de nível de elite – após três corridas, são claramente a equipa a vencer em 2025.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ativar notificações? Sim Não, obrigado