IMSA: Acura vence em Road Atlanta, Albuquerque no pódio
A Acura conquistou a sua primeira vitória em corridas de longa duração no IMSA, que teve como palco Road Atlanta, graças a Hélio Castroneves e Ricky Taylor. Os portugueses estiveram em bom plano.
A sexta jornada do WeatherTech SportsCar Championship (quinta para os protótipos) contava também como segunda prova da Michelin Endurance Cup, competição inserida no IMSA que premeia as equipas com melhores prestações nas provas de longa duração. Tivemos 28 máquinas em pista, das quais oito pertenciam à classe rainha DPI, dois LMP2, seis GTLM e 12 GTD. Na lista de inscritos voltávamos a ter três nomes portugueses, com João Barbosa, “cliente” habitual nos Dpi, com Sebastien Bourdais e Tristan Vautier como colegas de equipa enquanto Filipe Albuquerque regressava à competição americana, ele que este ano apenas faz as provas de longa duração com Felipe Nasr e Pipo Derani. Nos GTD Álvaro Parente voltava aos comandos do Acura NSX, com “Misha” Goikhberg e Trent Hindman.
31 começou bem mas Castroneves fez a pole
O fim de semana começou com o Cadillac #31 a dominar nos treinos livres com Pipo Derani e Felipe Nasr a serem os mais rápidos do primeiro e segundo treino, respetivamente. As máquinas americanas apresentavam-se fortes, ajudadas com uma mudança de última hora no BoP que retirou 15Kg aos Cadillac, o que permitiu uma melhoria no ritmo. Nos GTLM os Porsche começaram melhor, mas o BMW #25 mostrou-se no segundo treino, enquanto que nos GTD Parente começava com um quinto lugar baixando para sexto no segundo treino.
No entanto, na qualificação, o cenário mudou de figura. Hélio Castroneves conquistou a pole para e a Acura Team Penske reclamou para si o primeiro lugar da grelha (1:08.674 ) numa sessão em que o #31 da Action Express, foi segundo a 0,056 segundos. O Acura DPi #6 de Dane Cameron qualificou-se em terceiro lugar, na frente do Mazda # 77 de T. Nunez, O. Jarvis e O. Pla.
João Barbosa, no Cadillac DPI da Mustang Sampling Racing / JDC-Miller MotorSports, com o #5 foi sexto a 0.393s da frente. O líder do campeonato, o Cadillac DPi da Wayne Taylor Racing de R. van der Zande/ R. Briscoe qualificou-se em sétimo lugar em oito carros.
Nos GTLM a Porsche conseguiu a melhor marca. Nick Tandy (1:16.167 ) colocou o seu Porsche 911 RSR #911 na frente do Chevrolet Corvette C8.R #3 de António Garcia por 0,014 segundos. Todos os GTLM, incluindo os dois GTE da equipa RLL BMW M8 GTE, ficaram separados por menos de dois décimos de segundo.
Nos GTD, o melhor tempo foi para o Lexus RC F GT3 #12 de F. Montecalvo/T. Bell/A. Telitz (1:19.757 ), com o Acura NSX GT3 #57 de Parente em sexto a 0.239s. Na LMP2, Patrick Kelly, da PR1/Mathiasen Motorsports, foram os mais rápidos
Acura vence finalmente numa corrida de longa duração
A corrida começou de forma atribulada com vários incidentes que ditaram que o #31 fosse penalizado por ter provocado um contacto com o Acura #6 de Dane Cameron. Nasr cumpriu um drive through e caiu na tabela enquanto, o Acura #7 foi obrigado a passar duas vezes pela via das boxes com duas penalizações, uma por infringir a velocidade máxima na via e outra por “queimar” um sinal vermelho na saída das boxes, deitando por terra o esforço da qualificação.
Em GTLM era o Corvette #3 a a comandar as operações no final da primeira hora e nos GTD era o Lamborghini #11 na frente do pelotão.
A meio da corrida, Juan Pablo Montoya liderava no Acura #6, à frente do Mazda #77, com o #31 na terceira posição. Ryan Briscoe liderou a maior parte da terceira hora, mas foi forçado a parar alguns minutos antes da metade da corrida e o seu Cadillac#10 ficou fora da sequência de paragens devido a um furo na segunda hora e caiu na classificação.
Nick Tandy estava na frente no GTLM, apesar do capô do Porsche #911 se ter soltado e forçado um pit stop. Tandy estava quase quatro segundos à frente do BMW M8 #25 de Connor De Phillippi, com o BMW #24 de Jesse Krohn em terceiro. Um furo no Corvette #4 de Tommy Milner deixou o carro em último da classe nesta fase. Nos GTD a liderança mantinha-se com o “lambo” #46 da Paul Miller Racing seguido de perto do Acura #86.
As esperanças de uma vitória do Acura #6 esfumaram-se perto fim, depois de Montoya se ter envolvido num incidente com um GTD, ele que já tinha sido passado por Castroneves e Tincknell já na ultima hora. Montoya ainda sofreu um toque de Briscoe na entrada para a via das boxes, que resultou numa penalização para o homem do Cadillac #10. O incidente levou a um sprint final de duas voltas, em que Castroneves teve de segurar Tincknell enquanto atrás, Tristan Vautier não conseguia segurar Felipe Nasr, que subiu assim para o terceiro lugar (depois da equipa recuperar de outra penalização devido a um toque de Derani num GTD ). O Acura #7 venceu assim a prova seguido do Mazda #55 e do Cadillac #31.
A BMW conquistou sua segunda vitória da temporada e a primeira para o BMW M8 #25, de Connor De Phillippi e Bruno Spengler. De Philippi surgiu na liderança da classe após a ronda final de paragens mesmo depois de uma corrida a controlar pelo Porsche #911. O Corvette #4 de Tommy Milner e Oliver Gavin terminou em segundo na classe, à frente do BMW #24 de Jesse Krohn e John Edwards, que completou o pódio em terceiro.
Nos GTD foi mesmo o Acura #86 a conquistar a vitória ficando à frente do Lamborghini #46, com o Porsche #16 a completar o pódio. Parente teve de se contentar com um sétimo posto, após uma corrida muito atribulada.
Albuquerque feliz, Barbosa na luta e Parente resignado
As prestações dos portugueses foram positivas e voltamos a ver uma bandeira nacional no pódio de uma grande competição automóvel. Filipe Albuquerque ainda viu o seu caso mal parado, mas a recuperação da tripulação do #31 permitiu ao português provar mais uma vez o champanhe:
“Foi uma corrida de loucos, muito intensa. Andámos na frente, depois caímos para a cauda do pelotão. Foi uma corrida difícil para toda a gente, estava muito calor. Infelizmente um ‘drive-through’ numa altura crucial da corrida deixou-nos de pés e mãos atadas. Mas o bom andamento permitiu-nos recuperar posições. No final ficámos muito contentes com o terceiro lugar pese embora com aquele sentimento que poderíamos ter ganho. Mas, as corridas são mesmo assim e esta teve de tudo. Foi um ‘mix’ de emoções. Muito contente de regressar a estas provas e a competir nos Estados Unidos.”, referiu Filipe Albuquerque.
Já João Barbosa usou as redes sociais para congratular a equipa pelo bom resultado que deixa tudo em aberto nas contas do título:
“Corrida louca em Road Atlanta! Tão perto do pódio, mas P4 é um bom resultado. Consistência é a chave, mas podemos fazer melhor. Muito trabalho pela frente para a próxima corrida. Grande esforço de todos, equipa e pilotos. O campeonato está tão apertado este ano !!”
Álvaro Parente destacou o espírito combativo da equipa que nunca desistiu apesar das contrariedades que a equipa enfrentou durante a corrida, vendo-se envolvida em alguns incidentes: “Foi um dia difícil! Tínhamos um bom carro e estávamos confiantes para esta corrida, mas acabámos por ter muitas contrariedades e perdemos duas voltas. Nunca desistimos e esse é o espírito que levamos para todas as corridas e o nosso dia chegará”, afirmou o português.
“Ao longo da temporada temos tido inúmeras contrariedades que nos têm impedido de alcançar as classificações que estão ao nosso alcance. Mas não podemos ter sempre azar e estou seguro que, sem problemas, estaremos na luta pelo pódio, como parecia ser o caso em Road Atlanta”, concluiu Álvaro Parente.
Classificação DPI:
1 #7 H. Castroneves / R. Taylor Acura DPi 273 voltas
2 #55 J. Bomarito / H. Tincknell / R. Hunter-Reay Mazda DPi +0,983 seg.
3 #31 F. Nasr / P. Derani / F. Albuquerque Cadillac DPi + 2.067 seg.
4 #5 J. Barbosa / S. Bourdais T. Vautier Cadillac DPi +3,442 seg.
Classificação LMP2:
1 #52 P. Kelly / S. Trumme / S. Huffaker ORECA LMP2 264 voltas
2 #18 D. Merriman / K. Tilley / C. Braun ORECA LMP2 +32 voltas
Classificação GTLM
1 #25 B. Spengler / C. De Phillippi BMW M8 GTE 254 voltas
2 #4 O. Gavin / T. Milner Chevrolet Corvette C8.R +4.383 seg.
3 #24 J. Krohn / J. Edwards BMW M8 GTE +5.297 seg.
Classificação GTD
1 # 86 M. Farnbacher / M. McMurry / S. Michimi Acura NSX GT3 245 voltas
2 #48 B. Sellers / M. Snow / C. Lewis Lamborghini Huracan GT3 +2.451 seg.
3 #16 R. Hardwick / P. Long / J. Heylen Porsche 911 GT3R +2.875 seg.
7 #57 A. Parente / M. Goikhberg / T. Hindman Acura NSX GT3 +1 volta seg.
Classificação IMSA DPi:
1º – Ryan Briscoe / Renger van der Zande – 150 pontos
2 º João Barbosa / Sébastien Bourdais – 146 pontos
3º – Pipo Derani – 145 pontos
Classificação IMSA GTLM:
1º – Antonio García / jordan Taylor – 191 pontos
2º – Oliver Gavin / Tommy Milner – 177 pontos
3º – Connor De Phillippi / Bruno Spengler – 174 pontos
Classificação IMSA GTD:
1º – Mario Farnbacher / Matt McMurry – 150 pontos
2º – Aaron Telitz – 138 pontos
3º – Jack Hawksworth – 128 pontos
10º – Mikhail Goikhberg / Álvaro Parente – 72 pontos