IMSA: Acura e Lexus, o ataque japonês a Daytona
As 24 Horas de Daytona deste ano vão ser palco da estreia internacional de dois novos bólides japoneses; o Acura NSX GT3 e o Lexus RC F GT3. Trata-se do resultado de dois intensos programas de desenvolvimento por parte dos dois construtores nipónicos que na clássica norte-americana de endurance vão competir contra marcas já consagradas como a Ferrari, a Audi, a Porsche, a Lamborghini ou a Mercedes.
Na categoria GT Daytona a concorrência vai ser enorme, mas as equipas que representam as duas marcas japonesas estão conscientes do desafio, como é o caso da 3GT Racing com a Lexus. “Penso que sentimos uma combinação de entusiasmo e apreensão. Quando representamos um programa com alguma dimensão como é o nosso estamos mais preocupados com a fiabilidade do que com o sucesso, porque não queremos falhar. É mais uma pressão vinda de dentro da equipa do que outra coisa”, confessa Paul Gentilozzi, que está à frente da 3GT Racing.
Construído a partir da mais recente geração do RC F, o novo GT3 poderá beneficiar mais dos regulamentos da FIA para a categoria, que no ano passado teve um começo promissor no campeonato VLN em outubro pelas mãos da equipa alemã Farnbacher Racing. Já na Acura a abordagem foi diferente. A apresentação esperada do NSX GT3 compreende um programa muito variado, tanto ano nível do campeonato japonês de SuperGT como internacionalmente.
Em Daytona o modelo alinha pela HPD Race Team, e fará todo o campeonato IMSA Sportscar, depois de inicialmente ter sido apontada à JAS, que representa a marca no FIA WTCC. “Não estivemos envolvidos desde o início, por isso tivemos uma curva de aprendizagem muito rápida para perceber como o carro estavas, de modo a torna-lo adequado para o campeonato IMSA. Em seis meses conseguimos resolver algumas questões”, explica Allen Miller, líder da HPD Race Team.
A estrutura é conhecida por desenvolver os programas da Honda na IndyCar Series e nos protótipos, mas neste caso teve que liderar com um carro desenvolvido para os regulamentos FIA de GT, com várias limitações inerentes a um carro de produção. Entre os dois novos GT há diferenças, pois enquanto o Lexus RC F GT3 já fez a sua estreia, Daytona marcará a estreia do Honda NSX GT3 em provas de 24 horas. No total o carro completou mais de 5000 quilómetros de testes com resultados prometedores.
Nuno Barreto Costa
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI