IMSA, 12h de Sebring: Equipas preparam a prova nos três treinos livres

As 12h de Sebring 2025, uma das corridas mais emblemáticas do campeonato IMSA WeatherTech SportsCar Championship, já começou com ação intensa nos treinos livres. Ao longo dos três primeiros treinos, pilotos e equipas lutaram pelo melhor tempo nas categorias GTP, LMP2, GTD e GTD Pro, enquanto enfrentavam desafios como bandeiras vermelhas e condições de pista exigentes.
Primeiro Treino Livre:
Nick Tandy foi o destaque da primeira sessão de treinos, conduzindo o Porsche 963 da equipa Penske, líder do campeonato GTP, a um tempo de 1:48.651, o melhor de todos. O piloto britânico superou Nick Yelloly, da Meyer Shank Racing, que ficou em segundo com o seu Acura ARX-06 #93, apenas 0,145 segundos atrás. Colin Braun, companheiro de Yelloly no Acura #60, completou os três primeiros com o terceiro melhor tempo.
O treino foi interrompido por três bandeiras vermelhas. A primeira foi causada pelo Porsche 963 de Mathieu Jaminet, que teve um problema de software logo no início, parando na pista. A segunda bandeira vermelha surgiu após um acidente de Danny Formal, no Lamborghini Huracan GT3 EVO2 da Wayne Taylor Racing, que colidiu com as barreiras. A terceira interrupção aconteceu devido a Daniel Goldburg, que perdeu o controlo do seu Oreca #22 na curva 3.
Na classe LMP2, Nicklas Nielsen liderou com o 1:50.403 a bordo do Oreca da AF Corse. Entre os GT, a Winward Racing dominou, com Indy Dontje a registar o melhor tempo na classe GTD com o 2:00.767 no Mercedes-AMG GT3 Evo.
Segundo Treino Livre:
Sheldon van der Linde destacou-se no segundo treino livre, colocando o BMW M Hybrid V8 da BMW M Team RLL no topo da tabela com 1:47.884. Van der Linde conseguiu superar Tom Blomqvist da Meyer Shank Racing, que ficou apenas 0.114 segundos atrás no Acura ARX-06 #60. Matt Campbell (#6) e Felipe Nasr (#7), ambos da Porsche Penske , completaram os cinco primeiros.
A sessão foi marcada por uma bandeira vermelha precoce, causada por um acidente de Brendan Iribe, que bateu o Ferrari 296 GT3 da Inception Racing na curva 13. Na classe LMP2, Mikkel Jensen, da TDS Racing, liderou com o , enquanto Laurin Heinrich foi o mais rápido na GTD Pro com o Porsche 911 GT3 R da AO Racing, superando Kenton Koch no Mercedes-AMG GT3 Evo da Korthoff Competition, que liderou a GTD.
Treino Livre Noturno:
O treino noturno foi dominado por Jack Aitken, da Action Express Racing, que com a Cadillac V-Series.R #31 registou o tempo de 1:49.125, superando o Acura ARX-06 de Nick Yelloly por 0.125 segundos. Blomqvist, Tandy e Kevin Magnussen (BMW #24) completaram os cinco primeiros. A sessão teve uma forte presença da Porsche e da BMW, com várias das suas máquinas entre os dez primeiros colocados.
Em LMP2, Mikkel Jensen novamente se destacou, com o 1:50.496 no Oreca da TDS Racing. Entre os GTs, Philip Ellis foi o mais rápido na GTD, com o 2:00.538 no Mercedes-AMG GT3 Evo da Winward Racing, enquanto Laurin Heinrich manteve a sua superioridade na GTD Pro, apenas 0.213 segundos à frente do Mercedes-AMG de Maximilian Goetz.
O treino também teve três bandeiras vermelhas, sendo a primeira causada por Cedric Sbirazzuoli, que ficou parado com o Ferrari 296 GT3 da Conquest Racing na curva 5. A segunda foi devido a detritos na pista, e a terceira veio após Aaron Telitz sair da pista com o Lexus RC F GT3 da Vasser Sullivan.
Filipe Albuquerque no meio da tabela
Foram treinos algo discretos para o Cadillac #10 da WTR. Filipe Albuquerque fez o sexto tempo no primeiro treino livre, Ricky Taylor marcou o sétimo tempo no segundo e Will Stevens fez o nono tempo no terceiro treino. A WTR parece estar ainda à procura do melhor compromisso para a sua nova máquina. As provas de endurance são ricas em surpresas e a WTR está habituada a estar no topo.
Foto: Brandon Badraoui
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI