Historic Endurance, Spa: Qualificação animada faz antever uma corrida de luxo
Faltavam quinze minutos para as oito da noite em Stavelot, quando as sete dezenas de concorrentes do Historic Endurance se fizeram ao asfalto do emblemático Circuit de Spa-Francorchamps para realizarem a sessão de qualificação para as 3 Horas de Spa.
No final da tarde nas Ardenas, com a temperatura a arrefecer, os “homens da casa” Christophe Van Riet/Fred Bouvy, em Shelby Cobra, foram os mais rápidos de uma sessão de 40 minutos que teve que terminar ligeiramente mais cedo devido a uma intempérie que se abateu sob o circuito. Os vencedores da corrida do ano passado, e mais rápidos entre os carros da classe H-1965, foram apenas duas décimas mais velozes que o Lotus Elan de Graham Wilson/David Pittard, o duo que venceu esta mesma corrida em 2019, o que deixa antever um animado duelo para a corrida de amanhã.
Mas a corrida não será disputada a dois, até porque a contenda de amanhã não será um “sprint” e as condições meteorológicas poderão baralhar as contas aos favoritos. A segunda linha da grelha de partida vai ser dividida por Lars Rolner/Pierre-Alian Thibaut, cujo Porsche 911 3.0 S foi o mais rápido da classe H-1976, e pelo elegante Jaguar E Type que a alemã Rhea Sauttner partilha este fim de semana com o britânico Andrew Newall.
Mais atrás na classificação assistiu-se a mais uma luta aguerrida, desta vez pela pole-position da categoria H-1971, com os três carros mais rápidos a terminarem separados por meio segundo. O Alfa Romeo Giulia Sprint GTA dos germânicos Peter Praller/Gilbert Wurth superou por 0,046 segundos o Alfa Romeo 2000 GTAm dos francófonos Grégoire Colinet/Guillaume Colinet. Atrás dos dois carros da marca de Arese vai largar o imponente Ford Mustang 302 Boss do trio belga composto por Emiel de Weerdt/Luc Branckaert/Bjorn Kabergs e um outro Alfa Romeo 2000 GTAm do duo alemão Bjorn Ebsen/Volker Hichert.
Para a representação portuguesa de oito equipas, que conta com vários pilotos estreantes num dos mais difíceis circuitos do mundo, esta foi uma sessão para se ambientarem ao circuito antes da longa corrida de amanhã.
O Ford Escort RS2000 de Nuno Breda/Ricardo Pereira/Diogo Ferrão foi o mais rápido entre os carros que viajaram de Portugal e qualificou-se no quinto posto da classe H-1976, duas posições à frente do Porsche 911 3.0 RS da dupla Mário Meireles/Vasco Nina e cinco do Porsche 911 3.0 RS de Bruno Duarte/Filipe Jesus.
Entre os carros da classe H-1971, o Ford Mustang de Paulo Lima, Bruno Lima e José Paradela vai arrancar do quinto lugar. à frente do Porsche 911 2.5 ST de Nuno Nunes, Piero Dal Maso e José Carvalhosa.
O arranque para a 6ª edição das 3 Horas de Spa está agendado para amanhã às 19h50 locais (menos uma hora em Lisboa). Para além da vitória na corrida também se disputa o triunfo no Índex de Performance, competição cujo vencedor leva para casa um exemplar da relojoeira suíça Cuervo y Sobrinos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI