Historic Endurance: Corridas imprevisíveis
Eduardo Davila e Pedro Bastos Rezende repartiram os triunfos nas duas corridas do Historic Endurance. O Porsche 356 mantém a tradição no Índex de Performance
O Historic Endurance correu-se pela primeira vez este ano em solo português, no Autódromo Internacional do Algarve, assistindo-se a duas corridas animadas tanto para pilotos como para os espectadores.
Na Corrida 1, Eduardo Davila venceu após um final dramático, a primeira corrida de 50 minutos. Depois da sessão de qualificação liderada por Pedro Bastos Rezende, o piloto do Porsche 911 3.0 RS rapidamente se lançou na frente da corrida, com a vantagem acumulada a dissipar-se à quarta volta com a entrada do Safety-Car em pista, para retirar um carro imobilizado numa posição de risco.
Pedro Bastos Rezende parecia poder repetir o duplo triunfo de Barcelona, mas a quatro voltas do fim, problemas de motor levaram-no a cair para terceiro, segundo da classe H-1976. E foi Eduardo Davila (Porsche 911 3.0 RS), que aproveitou a oportunidade para ser o primeiro a ver a bandeira de xadrez, triunfando na classe H-1976, com o Porsche 911 3.0 RS de Bruno Duarte e Filipe Jesus a completar o pódio.
Domingo Sousa Coutinho e Ricardo Pereira (BMW 2800 CS), foram segundos, vencendo na classe H-1971, com Joaquim Soares (Lotus Elan) em segundo classificado e Luís Sousa Ribeiro (BMW 2800 CS) em terceiro, na mesma classe.
Na 2ª corrida, Pedro Bastos Rezende recorreu ao De Tomaso Pantera e saindo do 43º lugar, foi subindo posições… até ao primeiro lugar. E folgadamente, vencendo, logicamente a classe H-1976.
Eduardo Davila foi o primeiro líder, mas foi apenas quarto da geral, terceiro da classe H-1976. Bruno Duarte e Filipe Jesus e o seu Porsche 911 3.0 RS terminaram no segundo posto da classe H-1976, o melhor resultado da temporada para esta dupla.
O BMW 2800 CS do duo Domingos Sousa Coutinho e Ricardo Pereira liderou a classe H-1971 durante uma boa parte da corrida, mas uma penalização por excesso de velocidade no pitlane ‘tramou-os’. Joaquim Soares (Lotus Elan) triunfou categoricamente entre os H-1971, terminando apenas e só atrás do De Tomaso Pantera.
O Alfa Romeo 2000 GTAm do duo alemão Bjorn Ebsen/Volker Hichert manteve a boa forma de Spa e foi segundo à frente de Luís Sousa Ribeiro que foi novamente terceiro.
H-1965: A lei do Mustang
Na mais internacional de todas classes, o holandês Harmen van Putten fez jus ao seu favoritismo e impôs o seu Shelby Mustang GT350 nas duas corridas, rodando sempre perto do grupo dos dez primeiros. Muita luta pelo segundo lugar. Per-Ake Forsvall (Lotus Elan) levou a melhor na primeira corrida, e Pieter Boel/Richard Rubbio (Iso Grifo A3C), venceram a segunda.
GDS: Vitórias repartidas
Com um 11º lugar à geral, o campeão de Espanha de GT de 2009, Ricardo Bravo (Alfa Romeo GTA) venceu na categoria Gentlemen Driver Spirit (GDS) na corrida de sábado, levando a melhor sobre os Porsche 911 SWB de Piero del Maso/João Carvalhosa e do francês Michel Mora. A categoria que engloba todas as viaturas equipadas com motores até 1300cc e todos os carros de Turismo até 2000cc teve como vencedor no domingo, Michel Mora, destacado na frente de Piero del Maso/João Carvalhosa. João Neves e José Pina terminaram no pódio.
GTP & Sports Car: Dobradinha do Lotus 7
Entre os GTP & Sportscar, a dupla João Mira Gomes/Nuno Afoito (Lotus 7) venceu as duas corridas, com Paulo Rompante (Alfa Romeo Ti Super) a ser segundo classificado na corrida de domingo, enquanto o Lotus 23B do duo francês Xavier Rascagneres/Jérome Peyrat se estreou no Historic Endurance com um segundo posto na corrida de sábado.
Index of Performance: A tradição ainda é o que era
O Porsche 356 é o carro com mais vitórias em Portimão no Index de Performance Cuervo y Sobrinos e este fim de semana este prémio voltou a ser entregue a um exemplar deste modelo da casa de Weissach. No melhor espírito do Historic Endurance – Relaxed Historic Racing – a dupla Ibérica Pedro Moriyon/José Carvalhosa levou para casa um relógio do prestigiado relojoeiro suíço Cuervo Y Sobrinos. O GTA de Ricardo Bravo ficou com o segundo lugar, enquanto o Lotus Cortina que veio dos Países Baixos, tripulado por Gerritjan van Leenen e Bert van Hees, terminou no terceiro posto.