Estoril Racing Festival: Historic Endurance interrompida por acidente grave
O primeiro dia do Estoril Racing Festival devia ter encerrado com um momento especial, mas a prova que terminava o programa de sábado, os 250 km da Historic Endurance, teve que ser interrompida após um acidente grave. Com a corrida a ter entrado já pelo início da noite, e com a chuva a complicar as condições, vários carros estiveram envolvidos, levando à interrupção da prova a 43 minutos do fim.
Um Porsche entrou em pião na reta da meta, e embora os comissários já tivessem indicado zona de perigo no acidente, vários outros carros acabaram por embater no veículo parado. Dois pilotos, o espanhol Luis López e o português Carlos Santos tiveram que receber tratamento hospitalar, mas encontravam-se conscientes. Gonçalo Gomes, Guillermo Velasco e Alfredo Martínez foram assistidos no centro médico do Estoril mas não sofreram lesões.
Diogo Ferrão, promotor do Historic Endurance, explicou que “a prova começou com tempo seco, mas começou a chover muito e as condições começaram a deteriorar-se. O acidente já ocorreu na reta da meta, e os procedimentos de safety car já tinham sido ativados, mas os pilotos são gentleman drivers e por vezes não desaceleram”. António Lima, diretor de prova, acrescentou que “grande parte do acidente já aconteceu com bandeira vermelha e semáforos vermelhos em todo o circuito. Reforçámos no briefing que as bandeiras amarelas não são só para proibir a ultrapassagem, também são para abrandar, mas muitos destes pilotos não interiorizam isso”.
A corrida foi interrompida pouco depois de se fechar a janela para a segunda paragem nas boxes. No momento da bandeira vermelha, Francisco Albuquerque, ao volante de um Ford GT40, estava à frente da corrida, mas tinha uma indicação para cumprir um drive through.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Pois é! Provavelmente os brinquedos têm que começar a ser vendidos com algum tipo de manual. Esperemos que todos eles tenham aprendido algo, ou então deixam os carritos para quem sabe guiar, e cria-se um troféu Prius ou Leaf só para eles e rezamos para que ninguém seja electrocutado.
Sinceramente, com bandeira vermelha?! Dediquem-se à pesca mazé!
Depois de tudo, dizem que a culpa é dos pilotos? Sinceramente eu não vi nenhum semáforo vermelho aceso, pelo menos no sítio onde ocorreram os acidentes (reta da meta)! E bandeiras??? Fogo mas quem é que vê bandeiras enquanto já era de noite e chovia intensamente??? Ainda por cima a pista nem sequer estava iluminada, pois as únicas luzes que se viam eram apenas as dos faróis!!! Depois a culpa é sempre dos pilotos claro! -.- Haviam carros que continuaram a andar com o seu ritmo, mesmo depois de já haverem não sei quantos em estado lamentável… ou seja, até… Ler mais »
Boa tarde, Informo já que não estou ligado à organização deste ou de qualquer outro evento pelo que, com o meu comentário, não quero imputar culpas a quem quer que seja mas não acha que se contradiz no seu texto quando afirma que “…até podem ter mandado parar a prova, mas acho que muitos dos pilotos não repararam…”. Então se muitos dos pilotos não repararam que mandaram parar a prova, o que é que queria que os comissários fizessem? Queria que viessem para o meio da pista para os fazer parar? Se um ou vários pilotos não reparam que mandam… Ler mais »
Não não me estou a contradizer… muitos pilotos não repararam e sabe porquê? Porque estava a chover torrencialmente, era de noite e não havia iluminação na pista… agora sinceramente, acha que nestas condições manda-se parar uma prova com uma BANDEIRA? Acha mesmo que alguém conseguiu ver? Dizem que acenderam semáfros vermelhos mas isso é mentira… eu não vi nada.. e sou familiar de um piloto que esteve envolvido no acidente e ele também não viu rigorosamente nada… sabe o que me disse? Nem sequer teve tempo de reação para travar, pois não viu o que tava a acontecer… mal deu… Ler mais »
Para que não restem dúvidas, eu não vi esta prova pelo que aquilo que escrevi e escrevo, se baseia no conhecimento que tenho das provas de automobilismo até porque já fui praticante federado na área dos ralis e ainda hoje faço ralis clássicos de regularidade. Contudo, há aqui algumas questões que vou abordar: 1º – O Autódromo do Estoril está certificado internacionalmente para a prática de todos os eventos desportivos, nomeadamente para a F1 e WEC. 2º – Esta certificação implica, entre outras exigências, a instalação de sinalização semafórica pelo que se ela não foi utilizada nesta prova, há que… Ler mais »
Para quem estava no local, o senhor estava a ver muito mal mesmo. Seria da chuvinha ou, algo mais… talvez a aflição da situação.
Eu, por acaso, até estaria no mesmo local do senhor e, vi amarelas e depois vermelhas, sim com luzinhas… aquela coisa onde as luzes de partida estão, estavam com amarelo e depois passaram a vermelho… Não foi por aí que se despistou o carro?
Atrás alguém diz para alguns pilotos se dedicarem à pesca. Sabendo que a pesca também tem regras, acho que estes pilotos iriam pescar era de carabina.
Caro amigo,
Pelos vistos não sou eu que vejo mal… as pessoas é que continuam a falar sem conhecimento de causa ! Saiba o senhor que há provas de que a sinalização luminosa (sim, aquela que o senhor diz ter visto) só foi acionada segundos antes do ÚLTIMO carro acidentado ter batido! Pelos vistos, não falta quem tenha que se dedicar à pesca ! E a conversa fica por aqui da minha parte…pilotos de bancada e jornalistas do CMTV à por aí aos pontapés.
As condições eram tão más que talvez tivesse sido sensato neutralizar a prova. Um pouco mais de atenção às condições às luzes de alguns carros talvez não fosse uma má ideia. Atenção que está ê uma crítica construtiva.