GTWC, Henrique Chaves: “Foi muito frustrante!”

Por a 3 Julho 2023 11:38

Henrique Chaves foi um dos destaques nas primeiras horas das 24h de Spam impondo um ritmo forte logo de início, Mas a sorte nada quis com a dupla portuguesa da Garage 59, com Chaves e Ramos a lamentarem o azar.

Depois de uma qualificação difícil, o McLaren 720S GT3 número 188 da Garage 59 alinhou para a mítica prova belga da vigésima oitava posição, oitavo da classe Bronze, o que obrigava a uma recuperação da parte dos seus pilotos.

 

O português realizou o primeiro turno de condução e rapidamente mostrou o seu ritmo, rodando ao nível dos primeiros classificados e ganhando inúmeras posições. Ao fim de uma hora de prova estava já na décima terceira posição e, na hora seguinte, subiu a quarto da geral, assegurando a liderança entre os concorrentes da sua classe.

 

A performance de Henrique Chaves foi impressionante, ultrapassando inúmeros pilotos oficiais pelo caminho da sua recuperação, assinando ainda aquela que era a melhor volta da corrida até então. 

A partir de então, o McLaren 720S GT3 – dividido ainda por Miguel Ramos, Louis Prette e Conrad Grunewald – era uma presença assídua entre os dez primeiros, liderando confortavelmente a Bronze Cup.

 

Tudo parecia estar encaminhado para que Henrique Chaves e os seus colegas de equipas conquistar um bom resultado, mas as provas de vinte e quatro horas e, sobretudo em Spa-Francorchamps, podem virar a sorte do avesso. Durante a noite, no reinício após uma situação de Safety-Car, Conrad Grunewald sofreu um toque que danificou um tirante da suspensão traseira, o que custou uma reparação de quatro voltas. 

O resultado que estava claramente ao alcance da equipa, a vitória na sua classe, ficava completamente comprometido, com a queda para o décimo quinto posto da Bronze.

 

Henrique Chaves e os seus colegas de equipa não baixaram os braços e lutaram, com o jovem de Torres Vedras, uma vez mais, a mostrar um ritmo fortíssimo, tendo o McLaren subido até ao sétimo lugar da sua classe. No entanto, já de manhã, um problema no motor de arranque voltou a atrasar a equipa e, sem tempo para recuperar, Henrique Chaves, Miguel Ramos, Louis Prette e Conrad Grunewald cruzaram a linha de meta na trigésima quarta posição da geral, décima primeira da sua classe.

 

“Foi muito frustrante! Estávamos com ritmo, o carro estava muito bom, tínhamos a possibilidade de vencer a nossa classe e talvez até terminar entre os dez primeiros à geral. Mas sabemos que nestas corridas não podemos ter contratempos e acabámos por ser vítimas inocentes de um toque de outro concorrente. Ainda recuperámos, mas depois, foi um problema técnico a atrasar-nos e, sem tempo para recuperar, terminámos fora dos pontos“, afirmou o jovem português.

 

Apesar do desapontamento, o piloto da McLaren da Garage 59 tirou alguns aspectos positivos do fim-de-semana, uma vez que mostrou um ritmo fortíssimo, sendo a mais forte da sua classe, tendo ainda somado a pontuação máxima às seis e às doze horas.

 

“Mostrámos um ritmo muito forte e os meus turnos de condução correram-me muito bem, fui rápido e fiz muitas ultrapassagens. Há sempre margem para melhorar, mas estou satisfeito com a minha performance, fiz o que a equipa me pediu e ganhei muitas posições. Para além disso, marcámos o máximo de pontos às seis e às doze horas, o que permite compensar ligeiramente os resultado final“, concluiu Henrique Chaves.

 

A próxima ronda do GT World Challenge realiza-se em Misano nos dias 15 e 16 de Julho, sendo este um evento da Sprint Cup.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado