GT Winter Series: Johannes Kapfinger sagra-se campeão
O piloto da Huber Racing, Johannes Kapfinger, foi coroado campeão das GT Winter Series 2022/2023, após uma dramática decisão do título em Barcelona. Os três primeiros classificados do campeonato provêm de três classes diferentes.
A posição de partida antes das rondas finais
Simon Connor Primm viajou para Barcelona como o líder da classificação. Com o seu Mercedes-AMG GT4, Primm somava 112,46 pontos nos primeiros cinco fins-de-semana de corrida. Isto deu-lhe uma vantagem de 11,71 pontos sobre o ás da Huber Racing Johannes Kapfinger. Apenas um ponto atrás do piloto do Porsche 911 GT3 Cup (Type 992) estavam Andreas Greiling e Jens Richter, que dominam a classe Cup 3 com o seu Porsche Cayman. Michael Kapfinger, irmão gémeo de Johannes, também tinha uma hipótese teórica de alcançar o título.
Na primeira sessão de qualificação do final da temporada, na qual participaram 48 carros de GT, o piloto de fábrica da BMW, Dan Harper, fez uma “volta canhão” no traçado espanhol. Michael Joos e Kenneth Heyer seguiram-se com um intervalo respeitável de mais de 1,5 segundos para o jovem britânico. Kenneth Heyer estabeleceu o tempo mais rápido no segundo segmento da qualificação, à frente de Joos e Manuel Lauck no Porsche 911 GT3 R da Huber Racing, assegurando assim a pole-position para a segunda corrida de domingo à tarde.
Joos vence primeiro “sprint”
Michael Joos venceu a primeira corrida de “sprint” em Barcelona. O piloto do Porsche 911 GT3 R passou rapidamente para a liderança a partir do segundo lugar da grelha e deixou o piloto da Schubert Motorsport, Darren Leung, com um pé atrás no seu BMW M4 GT3. Leung foi rapidamente ultrapassado pelos seus outros rivais da classe GT3. Devido a colisões no meio do pelotão, o director de corrida, Werner Aichinger, teve de chamar por duas vezes o “safety-car” à pista, mas nem mesmo isto perturbou Joos. Esta foi a quarta vitória da temporada nas GTWS para o experiente piloto e chefe de equipa da equipa que usa Porsches. Joos venceu à frente do Mercedes-AMG GT3 de Kenneth Heyer. Johannes Kapfinger conduziu ao terceiro lugar da geral e, mais importante, o jovem piloto venceu a classe Cup 2, reduzindo ainda mais a liderança do líder do campeonato Simon Connor Primm. O piloto do Mercedes só terminou a corrida na quarta posição na classe GT4, que foi ganha por Pavel Lefterov no Porsche preparado pela Overdrive Racing.
Show da KTM no segundo “sprint”
O homem da segunda corrida foi um antigo piloto da ChampCar, o dinamarquês Ronnie Bremer. Logo na partida, Bremer saltou para o comando com o KTM X-BOW GT2, isto após largar da quinta posição. Nenhum piloto dos GT3 foi capaz de parar o impulso do carro austríaco na recta e Bremer literalmente voou sobre os seus adversários. Devido ao seu conceito, os ases do GT3 não conseguiram ultrapassar o KTM na corrida. O carro é mais lento nas curvas, mas foi capaz de atingir velocidades superiores nas longas rectas do Circuit de Barcelona-Catalunya, o que impediu que fosse ultrapassado. O segundo lugar foi para Kenneth Heyer, que estava apenas 0,269 segundos à frente de Michael Joos após um reinício tardio da corrida após um período de “safety-car”.
As coisas ficaram empolgantes na luta pelo título. Johannes Kapfinger teve de começar do fundo da grelha de partida depois de ter sido despojado de voltas na qualificação devido a infracções de limites de pista. Contudo, o Porsche da Huber Racing ultrapassou o pelotão num “sprint” de 25 minutos para terminar em terceiro na classe Cup 2, que foi ganha pelo seu irmão gémeo Michael Kapfinger à frente do piloto Matteo Ferrer da Phoenix Racing. A corrida não foi isenta de problemas para o Mercedes-AMG GT4 da CV Performance. Jan Philipp Springob, que disputou a segunda corrida, viu-se envolvido em múltiplas batalhas com outros carros da classe GT4 ao longo da corrida. Algumas voltas antes do final, um toque ocorreu quando o carro nº85 foi atingido por um Porsche e foi forçado a entrar na gravilha. Milagrosamente, o AMG sobreviveu à colisão sem danos, mas perdeu muito tempo e terminou a corrida no oitavo lugar da classe. O vencedor da classe GT4 foi o piloto da equipa Razoon, Leo Pichler, na primeira prova do novo Porsche da equipa.
Kapfinger conquista título
Todos os olhos estavam virados para a decisão do título na prova de “endurance”. Além dos dois protagonistas principais – Simon Connor Primm e Johannes Kapfinger – que estavam separados apenas por 0,99 pontos, a dupla do Cayman, Andreas Greiling e Jens Richter, ainda tinha hipóteses de obter o título. A primeira curva tornou-se dramática na luta pelo título. Simon Connor Primm teve de parar após subir um corrector, causando danos no “splitter” frontal. Após a mudança de piloto, Jan Philipp Springob perdeu completamente o “splitter” e teve de estacionar o AMG GT4 definitivamente nas boxes – era o fim para os líderes do campeonato! Isto, abriu o caminho para Johannes Kapfinger. O segundo lugar na classificação da Cup 2 foi o suficiente para conquistar o título na GT Winter Series! Com outra vitória de grande classe na Cup 3, Greiling e Richter ultrapassaram Simon Connor Primm na classificação geral e assim asseguraram o segundo lugar no campeonato. A decepção, por outro lado, estava escrita no rosto de Primm após o final da corrida, pois alcançar o título era o grande objectivo do jovem piloto.
Huber Racing celebra vitória à geral
A equipa de Christoph Huber não celebrou só a vitória na corrida de “endurance”, como também levou para casa a vitória na geral! Após uma hora de corrida, o 911 GT3 R da equipa bávara, guiado por Jörg Dreisow e Manuel Lauck, terminou classificado na primeira posição. Embora Michael Joos tenha visto a bandeira axadrezada em primeiro, recebeu uma penalização de 25 segundos por ultrapassar um carro no início da corrida e outro já depois do período de “safety-car”, o que o levou a deslizar até à terceira posição. Joos e Lauck travaram uma batalha espectacular pela vitória. Joos conseguiu ultrapassar o seu rival após uma batalha de volta, mas o árduo trabalho de Michael Joos acabou por não ser compensado pela penalização. Kenneth Heyer terminou em segundo lugar com o Mercedes-AMG GT3 preparado pela Equipe Vitesse.
Na classe Cup 2, como na abertura da época em Portimão, o Porsche da PTT Racing de Mateusz Lisoswski e Igor Klaja, venceu a classe. A dupla polaca levou a melhor sobre o campeão Johannes Kapfinger. Os pilotos Pavel Lefterov e Stefan Bostandjiev do ADAC GT4 Germany obtiveram uma vitória marcante na classe GT4 no Porsche da equipa búlgara Overdrive Racing.
Racar com boa prestação
Igualmente presente em Barcelona esteve a LMR Racar Motorsport, que usou esta prova para ganhar ritmo para a temporada que aí vem e obter preciosa quilometragem para participações vindouras. Desta vez, a equipa portuguesa alinhou com dois Porsche 911 GT3 Cup (Type 991.2): um exemplar para o luso-brasileiro Leandro Martins, que conduziu a solo, e um outro que foi dividido este fim de semana por Manuel Chinchilla e Alexandre Martins. Na primeira corrida de “sprint”, Leandro Martins terminou no 11º lugar da classe Cup 2, um resultado que não demonstra o forte andamento imprimido pelo piloto na primeira metade da contenda, enquanto Manuel Chinchilla, que está a dar os primeiros passos no automobilismo, foi o 14º.
Numa classe que junta os modelos 991.2 e os mais modernos 992, Leandro Martins foi o 8º no segundo “sprint”, sendo o melhor entre os concorrentes que usam o modelo 991.2, ao passo que Manuel Chinchilla viu a bandeira de xadrez no 13º posto. Por fim, na corrida de “endurance”, onde novamente conseguiu imiscuir-se entre os carros mais rápidos, Leandro Martins foi buscar um meritório sétimo lugar, enquanto Manuel Chinchilla e Alexandre Martins realizaram uma corrida construtiva, fechando o “Top-10” da classe Cup 2.
Foto: Daniel Bürgin
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