GT Open: Venturini sagrou-se campeão em jornada final emocionante

Por a 1 Novembro 2017 09:18

As finais deveriam ser sempre assim. Um fim-de-semana espectacular em Barcelona, palco da última prova do GT Open.

Foram 26 os carros inscritos para esta prova e eram vários os candidatos ao título final. Venturini chegou à Catalunha líder do campeonato, seguido da dupla Victor Bouveng/Fran Rueda (Teo Martin Motorsport) que tinham apenas um atraso de 5 pontos para o piloto do Lamborghini da Imperiale. Ainda com esperanças de se intrometerem nesta luta estavam Albert Costa/Phillip Frommenwiler (Emil Frey Lexus Racing), Thomas Biagi (Imperiale Racing) e Mikkel Mac /Miguel Ramos (Spirit of Race).

Além de Miguel Ramos, a comitiva portuguesa contava ainda com a dupla Lourenço Beirão da Veiga / António Félix da Costa e com os candidatos ao título em AM Luís Silva/António Coimbra da Sports & You, que alinhou com dois Mercedes AMG GT3, sendo o segundo pilotado pela dupla brasileira Márcio Basso/ Nonô Figueiredo.

No Sábado, a primeira pole do fim-de-semana foi conquistada por Albert Costa, abrindo boas perspectivas para o título. Marco Mapelli, que fazia dupla com o candidato Venturini, conseguiu o 3º posto, Bouveng foi 6º e Miguel Ramos 9º, enquanto Beirão da Veiga fez o 11º melhor tempo, numa sessão que viu 15 carros caberem em apenas 1 segundo.

A liderança de Albert Costa na corrida 1 durou apenas até ao final da recta da meta, onde foi ultrapassado por um incisivo Mapelli, que arrecadou a liderança, seguido de Bouveng, Engelhart e Costa. Nas primeiras voltas pudemos ver uma luta acesa entre os portugueses Beirão da Veiga e Ramos, com vantagem para o homem do BMW. Na frente, Albert Costa iniciava uma recuperação notável com boas ultrapassagens, conseguindo chegar ao 2º posto sem chegar a Mapelli.

Seguiram-se as trocas de piloto e Venturini manteve-se na frente da corrida enquanto mais atrás tudo acontecia a seu favor. Frommenwiler e Rueda envolveram-se numa batalha intensa e o espanhol passou o piloto do Lexus de forma pouco ortodoxa. Rueda aumentou o ritmo e tentou chegar a Mikkel Mac que era 2º, mas foi penalizado em 5 segundos pela manobra sobre Frommenwiler. Para facilitar ainda mais a tarefa a Venturini, o Lexus de Frommenwiler ficou parado no meio da pista com problemas, acabando com as aspirações ao título da dupla. Félix da Costa fazia uma excelente recuperação, com um par de boas manobras que lhe valeram o 5º lugar final. Venturini venceu e ficou mais perto do título, Miguel Ramos subiu ao pódio mas já sem hipóteses de lutar pelo primeiro lugar final. Em ProAm o título ficou entregue à dupla do McLaren 650 Shaun Balfe e Rob Bell. Em AM a vitória sorriu à dupla Basso-Nono Figueiredo.

A luta pelo título seria entre Venturini e a dupla Rueda-Bouveng que precisava de vencer e ver Venturini acabar no máximo em 6º lugar. Félix da Costa fez questão de mostrar o seu talento e fazer o melhor tempo na segunda qualificação. Fran Rueda fazia o segundo melhor tempo e Venturini era apenas 7º.

A corrida foi completamente dominada pelo BMW da dupla portuguesa, com Felix da Costa a imprimir um ritmo fortíssimo. Rueda não conseguiu segurar o 2º posto e caiu na classificação nas primeiras voltas tendo de seguida iniciado a recuperação que poderia valer o título.

O caso do dia aconteceria perto do final, quando Beirão da Veiga, que se defendeu brilhantemente de Albert Costa, recebeu a ordem da equipa para deixar passar o Lexus e “esperar” por Bouveng, para entregar o titulo a dupla da Teo Martin, mas o sueco nunca alcançou o piloto português e pior, envolveu-se num toque com outro piloto caindo da 3ª para a 6ª posição, o que garantiu o titulo a Venturini. Foi duro para a dupla portuguesa ver fugir uma vitória quase, certa mas as ordens de equipa prevaleceram.

Vitória para a dupla do Lexus RC F GT3 Albert Costa / Philipp Frommenwiler, com Beirão da Veiga / Félix da Costa em segundo. Miguel Ramos acabou em 22º depois de um contacto com um adversário que o atirou para fora de pista. António Coimbra e Luís Silva terminaram a corrida em 3º mas garantiram o título de campeões na categoria AM com Márcio Basso/ Nonô Figueiredo a assegurarem o 2º posto, num duplo pódio para a Sports&You.

Foi um ano muito positivo para as cores portuguesas, com Miguel Ramos a lutar pela vitória até a última ronda acabando em 5º na geral final e Lourenço Beirão da Veiga, que teve a companhia de grandes pilotos como Félix da Costa, Tiago Monteiro e Augusto Farfus, a terminar a época em 7º. Para a dupla Coimbra/ Silva nada melhor que terminar com um campeonato no bolso. Mais uma vez as cores lusas muito bem representadas no GT Open.

[soliloquy id=”340076″]

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ativar notificações? Sim Não, obrigado