Grupo 1 e Troféu Mini, Estoril: A corrida mais importante da época
O Autódromo do Estoril recebeu a prova mais importante da época do Group 1 e do Troféu Mini, onde foram coroados os vencedores das diversas classes em competição. Com pontuações a dobrar, a mais longa corrida da temporada colocou à prova pilotos e máquinas.
Nos treinos cronometrados que antecederam a corrida de 2 horas de duração, foi a dupla Ricardo Pereira/Carlos Dias Pedro em Ford Escort RS2000 a mais rápida. Estabelecendo o tempo de 1:59.167s, a dupla arrancou do primeiro posto da grelha de partida, tendo ao seu lado Luís Pedro Liberal/Francisco Freitas, também em Ford Escort RS2000.
Ricardo Pereira, candidatos ao título na classe H81-2000, e Carlos Dias Pedro, começaram por liderar a corrida, mas problemas técnicos no Ford ainda no primeiro turno de condução obrigaram a dupla a desistir e entregar a Paulo Vieira (Ford Escort RS2000) a liderança, tendo este arrancado da quinta posição da grelha. No entanto, o azar também bateu à porta de Vieira, que passado pouco mais de 20 voltas foi obrigado a parar, também com problemas no seu carro.
Ficou assim Nuno Breda, que teve a seu lado pela primeira vez João Moreira no Ford Escort RS2000, na frente do pelotão,o vencedor da prova, enquanto Rui Ribeiro/Paulo Alves e António Maia/José Serra fecharam o pódio, totalmente de Ford Escort RS2000. Destaque ainda para a dupla do Jaguar XJS V12, André Castro Pinheiro/Ernesto Vieira, que rodaram no 3º lugar até à última volta, mas também com problemas no carro, baixaram na classificação até ao 10º posto.
Na Production Cup, dedicada aos Datsun 1200, a corrida relembrou o antigo troféu. Lutas sem quartel, mas sempre com desportivismo, marcaram a derradeira prova da época, onde Pedro Gordo/Rúben Ferreira venceram, com uma margem de apenas 0.544s para a dupla Alberto Xavier/C. Machado.
No Troféu Mini, Luís Sepúlveda/Duarte Aguiar/Fernando Soares venceram uma corrida emotiva. Com o triunfo, Sepúlveda e Aguiar conquistaram o troféu, visto que Bruno Lima, que fez dupla com o pai Paulo Lima, e liderava a classificação à entrada para a ronda do Estoril, foi apenas o quinto classificado, a apenas 1 segundo de uma posição que garantia o cetro.
Rafael Cerveira Pinto/António Liberal (VW Golf GTi) venceram a corrida na classe H81-1600, enquanto António Pinto dos Santos/Fernando Xavier/Tiago Silva (BMW 323i) fizeram o mesmo na H81-MAX. Carlos Aniceto/Carlos Maciel (Morris Cooper) foram os melhores entre os concorrentes da 1052.
Pódio à geral:
1 | N. BREDA / J. MOREIRA | FORD ESCORT RS2000 | H81-2000 | 2:01:51.507 |
2 | R. RIBEIRO / P. ALVES | FORD ESCORT RS2000 | H81-2000 | 11.772 |
3 | A. MAIA / J. SERRAS | FORD ESCORT RS2000 | H81-2000 | 3 voltas |
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A fotografia é de outra corrida e não do grupo 1!!!!