GP Áustria F3: David Schumacher vence corrida 2
Mais uma corrida de F3, mais uma prova louca com muitas lutas e ultrapassagens. Quem não teve uma corrida animada foi David Schumacher que liderou de fio a pavio.
Onze pilotos foram penalizados após a Corrida 1 desta manhã, promovendo David Schumacher para a pole position da grelha para a corrida 2. Os limites de pista promoveram uma revolução na classificação final da corrida 1, com Olli Caldwell a ser penalizado (5 seg.) o que não afetou o seu segundo lugar, ao contrário de Logan Sargeant (10 seg.) que perdeu o pódio, caindo para 15º.
As penas mais severas foram de 30 segundos em vez de um Stop & Go de 10 segundos foram aplicadas a Matteo Nannini da HWA Racelab e a Ugran Filip Ugran da Jenzer – a primeira das quais foi absolvida depois da colisão entre ele próprio e Clement Novalak nas últimas fases da corrida.
Além disso, Alexander Smolyar, caiu dos pontos por forçar outro piloto a sair da pista, enquanto que Jak Crawford, caiu para o oitavo lugar.
A Corrida
Schumacher largou bem e ganhou uma vantagem interessante para Roman Stanek, com Juan Manuel Correa em terceiro, que perdeu o lugar para Jak Crawford pouco depois. Na volta dois, o Safety Car foi obrigado a entrar em pista depois de um toque entre Logan Sargeant e Tijmen Van der Helm, o que atirou ambos contra as proteções da pista.
Neste momento tínhamos Schumacher, Stanek, Crawford, Correa, Kaylen Frederick, Jonny Edgar, Frederik Vesti. Enzo Fittipaldi, Victor Martins e Jack Doohan.
No recomeço, Schumacher manteve a liderança com Stanek a tentar alcançar o líder. Martins passou Fittipaldi e subiu para oitavo e Vesti tentava pressionar Edgar.
Stanek começou a ser pressionado por Crawford, com Correa também interessado no desfecho do duelo, com Schumacher a afastar-se na frente.
Na volta nove, Crawford passou para segundo, com Stanek a ser agora o alvo de Correa. Frederick e Vesti a aproximavam-se desta luta.
Na volta 10, a corrida de Crawford acabou prematuramente com um problema no monolugar do americano. Stanek era agora segundo, seguido de Correa. Mas na curva 3, Frederick, que estava a tentar defender-se de Vesti, perdeu a referência na travagem, tocando em Correa o que os prejudicou severamente, caindo na classificação.
Tínhamos agora Schumacher, Stanek e Martins no top 3, com Edgar e Vesti a completar o top 5.
Dennis Hauger, à imagem da primeira corrida estava a fazer uma boa prova e se na primeira volta era o 14º, na volta 13 era nono na classificação.
Martins, que estava também a fazer uma boa corrida, começava o seu ataque a Stanek enquanto atrás de si, Vesti passava por Edgar. Martins passou de forma espetacular Stanek e subiu ao segundo lugar. Vesti começou por sua vez a atacar Stanek, com Edgar muito perto. Na volta 18 a defesa de Stanek claudicou e Vesti subiu ao terceiro lugar.
Arthur Leclerc era também um dos destaques com uma recuperação de 19 posições, sendo oitavo nesta fase. Hauger continuava também a sua excelente prova e era agora quarto depois de despachar Stanek e Edgar.
Martins ficvou sob pressão de Vesti e defendia o segundo lugar, mas na penúltima volta a sua corrida acabou mais cedo, com um problema no seu monolugar, promovendo Vesti a segundo e Hauger a terceiro, o que motivou um Virtual Safety Car.
Tivemos mais uma volta de lutas em pista e Leclerc conseguiu subir ao sexto lugar, mas na frente Schumacher permaneceu longe dos problemas e das lutas, e venceu a corrida de forma dominante, seguido de Vesti e Hauger.
1 | David Schumacher | Trident | 35m26.498s |
2 | Frederik Vesti | ART Grand Prix | +2.009s |
3 | Dennis Hauger | Prema | +2.536s |
4 | Roman Stanek | Hitech GP | +3.404s |
5 | Jonny Edgar | Carlin | +5.108s |
6 | Arthur Leclerc | Prema | +5.816s |
7 | Jack Doohan | Trident | +6.641s |
8 | Enzo Fittipaldi | Charouz Racing System | +6.995s |
9 | Olli Caldwell | Prema | +7.337s |
10 | Johnathan Hoggard | Jenzer Motorsport | +8.272s |
11 | Amaury Cordeel | Campos Racing | +9.720s |
12 | Matteo Nannini | HWA Racelab | +11.253s |
13 | Clement Novalak | Carlin | +11.501s |
14 | Ayumu Iwasa | Hitech GP | +12.576s |
15 | Calan Williams | Jenzer Motorsport | +13.191s |
16 | Caio Collet | MP Motorsport | +14.025s |
17 | Ido Cohen | Carlin | +17.776s |
18 | Oliver Rasmussen | HWA Racelab | +18.396s |
19 | Rafael Villagomez | HWA Racelab | +19.636s |
20 | Lorenzo Colombo | Campos Racing | +21.231s |
21 | Laszlo Toth | Campos Racing | +23.624s |
22 | Filip Ugran | Jenzer Motorsport | +24.187s |
23 | Reshad de Gerus | Charouz Racing System | +24.462s |
24 | Juan Manuel Correa | ART Grand Prix | +29.078s |
25 | Alexander Smolyar | ART Grand Prix | +1m15.296s |
26 | Victor Martins | MP Motorsport | +2 laps |
Jak Crawford | Hitech GP | ||
Kaylen Frederick | Carlin | ||
Tijmen van der Helm | MP Motorsport | ||
Logan Sargeant | Charouz Racing System |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Isto das penalizações de limites de pista após a corrida, tomou dimensões ridículas seja nas fórmulas seja no motogp. Terminar uma corrida e depois por decreto mudar completamente não faz sentido nenhum.