Fórmula 3: Como vão os campeonatos
Decorridos que estão três eventos e seis corridas, Oscar Piastri lidera a Fórmula 3 após seis corridas, e já tem 26 pontos de avanço para Logan Sargeant, com Theo Pourchaire dois pontos mais atrás.
Nas equipas, tal como na F2, a Prema domina, no caso da Fórmula 3, esmagadoramente. Tem 163.5 pontos, face aos 83.5 da Trident. A luta pelo segundo lugar está mais equilibrada já que a ART tem 81 pontos.
1 – Fórmula 3 Áustria : Triunfos de Piastri e Lawson
Oscat Piastri (Prema Racing) venceu a primeira corrida do ano na Fórmula 3 e Liam Lawson (Hitech Grand Prix), esteve brilhante ao arrancar de quinto para chegar à vitória.
Corrida 1: Oscar Piastri vence na sua estreia
Oscar Piastri (Prema Racing) venceu a primeira corrida do ano na Fórmula 3, numa dobradinha da Prema Racing, assegurada por Logan Sargeant. Alex Peroni (Campos Racing) ficou na posição mais baixa do pódio. No arranque da corrida, Sebastian Fernandez (ART Grand Prix) partia da pole position, mas um incidente relegou o piloto espanhol para o final do pelotão. Com um melhor arranque, Piastri alcançou o primeiro lugar e a partir daí nunca mais foi incomodado, vencendo a corrida. Atrás do piloto da Prema Racing, a batalha pelos restantes lugares do pódio foi interessante com Logan Sargeant e Alex Peroni a batalhar entre si. No final, a vantagem foi para Sargeant, que assim carimbou o 1-2 da Prema no arranque do campeonato da Fórmula 3.
Corrida 2: Triunfo de Liam Lawson
Liam Lawson (Hitech Grand PRix) partiu de quinto lugar para obter a vitória na segunda corrida do Red Bull Ring. A completar o pódio ficaram Richard Verschoor (MP Motorsport) e Clement Novalak (Carlin). Lawson subiu para quarto na partida, enquanto o homem da primeira fila, Alexander Smolyar, se afastava lentamente. Logo a seguir, Lawson passou por Richard Verschoor e subiu ao terceiro lugar. Mais à frente, Clement Novalak e David Beckmann batalhavam, com os nove primeiros todos juntos. Após várias escaramuças, à sétima volta, Lawson conseguiu passar Beckmann, na curva 4, mas um Safety-Car virtual interrompeu as lutas em pista. Pouco depois, novo Safety-Car, devido a Roman Stanek ter deixado detritos na pista. Nas duas voltas finais, Verschoor não conseguiu encontrar maneira de subir à primeira posição com Lawson a vencer por 0,4s. Novalak completou o pódio à frente de Beckmann e Lirim Zendeli, que completaram os cinco primeiros.
2 – Fórmula 3 Estíria: Campeões mostram-se
Frederik Vesti (Prema Racing) venceu a primeira corrida encurtada e Theo Pourchaire (ART Grand Prix) aproveitou os incidentes à sua frente para se estrear a ganhar. Após o primeiro fim de semana na Áustria, a Prema mostrou que continua a ser a mais forte nesta categoria. Na qualificação colocou três carros nas quatro primeiras posições, com Frederik Vesti, Campeão da Fórmula Europeia Regional, a ser o mais rápido no Red Bull Ring. No sábado, a corrida foi interrompida pela bandeira vermelha devido à imensa chuva. Antes disso, Vesti manteve-se na dianteira. Devido a vários despistes e à chuva, a direção de corrida avisou os pilotos de que as condições não iam melhorar, mas a corrida acabou mesmo por ser suspensa. Minutos depois, a corrida era dada como terminada. Com mais de 25% da corrida por correr, apenas metade da pontuação foi atribuída, deixando Vesti com um sentimento de frustração, num fim de semana quase perfeito.
A segunda corrida já não teve chuva, mas drama foi o que não faltou. Jake Hughes (HWA Racelab) e Liam Lawson (HitechGP) viram-se envolvidos numa luta pela liderança da corrida, mas, batalharam até ao ponto de não conseguirem terminá-la, com ambos envolvidos num incidente que os deixou com a suspensão danificada. Quem aproveitou bem a luta foi Theo Pourchaire (ART Grand Prix), que herdou a liderança da corrida e tornou-se o mais jovem piloto a vencer a segunda corrida da Fórmula 3. No campeonato, a Prema Racing mostrou que é a equipa a ter em conta, com os resultados a darem o 1-2-3 no campeonato, que é liderado por Oscar Piastri, com 44 pontos.
3 – Fórmula 3 Hungria: Consistência é a chave
Theo Pourchaire (ART Grand Prix) voltou a vencer na F3 ao dominar a primeira corrida, batendo Oscar Piastri (Prema Racing) por 11s. Na segunda corrida, venceu David Beckmann (Trident), depois duma penalização a Bent Viscaal (MP Motorsport). Fim de semana azarado para Frederik Vesti (Prema Racing). O piloto da Prema não terminou qualquer corrida, caindo da segunda para a sexta posição no campeonato. Na frente, Piastri mostrou-se consistente, com dois segundos lugares no Hungaroring. Na primeira corrida, Pourchaire dominou, aproveitando a confusão no início causada por Logan Sargeant e Alex Smolyar. Chegou a líder e já de lá não saiu. Na segunda corrida, Bent Viscaal cortou a meta em primeiro, mas duas penalizações de cinco segundos, toque em Igor Fraga e ultrapassagem irregular a Logan Sargeant, levaram a que caísse para a 17º posição, ficando a vitória para a David Beckmann, que depois de dois pódios na Estíria, triunfou numa corrida.
A consistência de Piastri mantém o piloto da Prema na liderança do campeonato com 76 pontos, mais 26 do que Logan Sargeant. Theo Pourchaire sobe de nono a terceiro, a dois pontos do piloto da Prema.
Corrida 1
POS Piloto Equipa Tempo/Dif
1 T.Pourchaire ART Grand Prix 1:03:55.424
2 O.Piastri Prema Racing 11.920
3 L.Sargeant Prema Racing 14.739
Corrida 2
POS Piloto Equipa Tempo/Dif
1 D.Beckmann Trident 43:54.224
2 O.Piastri Prema Racing 1.026
3 D. Hauger Hitech Grand Prix 1.522
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI