F3, Melbourne: Martinius Stenshorne conquista a sua primeira vitória
Martinius Stenshorne (Hitech Pulse-Eight) conquistou a sua primeira vitória no Campeonato FIA de Fórmula 3, assegurando o triunfo na corrida Sprint.
Martinius Stenshorne resistiu à pressão do também estreante Arvid Lindblad (PREMA Racing). Partindo da pole position com grelha invertida, Laurens van Hoepen (ART Grand Prix) cruzou a linha de meta em terceiro lugar.
O piloto de 18 anos da Hitech Pulse-Eight, que está a fazer a sua estreia na F3 este ano, partiu da primeira fila da grelha de partida, ao lado de Laurens Van Hoepen. Manteve o segundo posto no início da prova, sempre por perto da asa traseira do carro de Van Hoepen, tentando uma primeira manobra de ultrapassagem na volta 3, com a dupla a bater-se entre as curvas 4 e 5 e, um pouco mais tarde, na curva 9. Van Hoepen manteve a vantagem, enquanto Christian Mansell (ART Grand Prix) tentou aproveitar a luta à sua frente, mas Martinius manteve a calma para se manter em segundo, esperando o momento certo para outra tentativa de chegar à liderança.
Na volta 5, Martinius, vice-campeão da FRECA em 2023, fez outra manobra para tentar assumir a liderança da corrida, desta vez com sucesso. A partir desse momento, começou a aumentar a vantagem sobre o pelotão. À nona volta, Martinius tinha 2,5 segundos de vantagem sobre o neerlandês e mais de três segundos sobre o resto do pelotão.
Foi necessário um período de Safety Car na volta 14 após um incidente entre Tasanapol Inthraphuvasak (PHM AIX Racing) e Tommy Smith (Van Amersfoort Racing), que deixou o piloto da PHM AIX Racing preso na caixa de gravilha. O pelotão juntou-se atrás de Martinius, com o vencedor da corrida sprint do Barém, Arvid Lindblad, em segundo, depois de ter ultrapassado Van Hoepen.
Depois de duas voltas atrás do Safety Car, Martinius teve um reinício forte para liderar o pelotão até à linha de meta. Lindblad pressionou fortemente, mas o norueguês – que tinha terminado fora dos pontos no Barém – manteve a calma apesar da intensa pressão, abrindo uma diferença de um segundo e cruzando a linha para a sua primeira vitória na Fórmula 3.
Foto: Dutch Photo Agency
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI