Novo Formula E teve o seu maior desafio

Por a 31 Janeiro 2019 12:01

As elevadíssimas

temperaturas sentidas em Santiago foram duras para pilotos e máquinas, com este

Gen2 a conhecer a prova mais quente de sempre na Fórmula E, com 37 graus de

temperatura no ar e 49 graus no asfalto. Bateu o recorde de Putrajaya, na

Malásia, quando a Fórmula E competiu debaixo de

35 graus de

temperatura. Estas temperaturas foram dura prova para os pneus – que na parte

final da corrida sofreram a bom sofrer com vários pilotos a ficarem quase sem

borracha – mas sobretudo para as baterias.

E a verdade  é que aconteceram alguns abandonos devido ao

sobreaquecimento das baterias que acabaram por danificar componentes

eletrónicos. Esperava-se que estes carros da Gen2 e as baterias da McLaren

fossem mais resistentes ao calor, pois o ponto crítico de utilização subiu dos

55 para os 72 graus. Ou seja, ao contrário do que sucedia anteriormente, só

nesse patamar é que o sistema de regeneração começa a perder qualidades antes

de chegar aos 80 graus e a regeneração deixar de funcionar.

Isso acontece

durante três voltas, antes de voltar a funcionar de forma regular. A

temperatura experimentada em Santiago levou as baterias aos limites e isso foi

visível, por exemplo, no carro de Pascal Wehrlein, que a três voltas do final

reduziu o andamento cerca de quatro segundos por volta. E sofreram muito as

baterias com o “Attack Mode”. Foi a corrida mais quente de sempre na Fórmula E

e os carros Gen2 foram levados, mesmo, ao limite.

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