NOVA TEMPORADA DA FÓRMULA E VAI ARRANCAR
Está prestes a começar a época 2019/2020 da Fórmula E, a sexta época do campeonato de automobilismo que mais evoluiu nos últimos anos. Já longe vão os tempos em que a Fórmula E era vista como uma aposta sem futuro e em que o som e a velocidade dos carros eram motivos de chacota. A Fórmula E é agora um campeonato consolidado, pujante e que reúne cada vez mais o interesse de grandes marcas. Depois dos primeiros quatro anos em que a competição apostou tudo no seu crescimento e provou que os carros elétricos podem proporcionar boas corridas, a época passada marcou o começo de um novo capítulo. A introdução da segunda geração dos monolugares elétricos trouxe mais potência, mais autonomia, mais velocidade. A Fórmula E subiu um degrau ao nível da espetacularidade e ganhou carácter com monolugares bem diferenciados, com linhas arrojadas e futuristas. Mais que isso, a Fórmula E deixou definitivamente de ser olhada de lado e passou a ser uma das competições de maior relevo a nível mundial, o que se deve ao trabalho muito bem feito ao nível do marketing e das apostas certeiras que têm dado frutos, ano após ano.
A primeira época dos Gen 2 foi um sucesso a todos os níveis, com excelentes corridas, uma luta renhida pelo campeonato até ao fim que consagrou Jean-Èric Vergne como bicampeão. Vimos também a introdução do inovador Attack Mode que veio colmatar a ausência de paragens nas boxes, dando maior variabilidade e imprevisibilidade às corridas, o que se juntou ao já habitual Fanboost. Estes conceitos “fora da caixa” para o adepto mais tradicionalista vão conquistando cada vez mais adeptos. Para esta sexta temporada espera-se mais e melhor.
Um pelotão de 24 carros separados por menos de um segundo só pode dar grande espetáculo. E para que não perca pitada, não esqueça que o Eurosport transmite em direto as 14 corridas da sexta temporada da Fórmula E, onde o piloto português António Félix da Costa volta a estar na luta pelas melhores posições, desta feita com a equipa DS-Techeetah, campeã de pilotos nas duas últimas épocas.
O show dos monolugares elétricos continua a levar emoção ao centro de grandes metrópoles ao redor do planeta, esta temporada com Jacarta, Seul e Londres como novidades. De novembro a julho, cada uma das 12 cidades será palco de batalhas sem tréguas, de lutas ao milímetro, de contatos múltiplos entre os carros e de ultrapassagens de ficar sem fôlego.
A Fórmula E atrai cada vez mais público, ao vivo e na televisão, e como tal mais construtores. Este ano chegam a Mercedes e a Porsche, que se juntam a Audi, BMW, DS (marca do Grupo PSA), Jaguar, Mahindra, NIO e Nissan. Nove no total, número de presenças oficiais sem par em qualquer outra modalidade do Desporto Automóvel. É uma batalha que nenhum construtor quer perder na demonstração de quem é o melhor neste tipo de mobilidade. O empenho será total e quem ganha são os fãs.
EQUIPAS E PILOTOS
Envision Virgin Racing – Sam Bird e Robin Frijns
NIO 333 FE Team – Oliver Turvey e Ma Qinghua
Mercedes-Benz EQ Formula E Team – Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries
GEOX Dragon – Brendon Hartley e Nico Müller
Audio Sport ABT Schaeffler – Lucas di Grassi e Daniel Abt
DS Techeetah – António Félix da Costa e Jean-Éric Vergne
TAG Heur Porsche Formula E Team – Neel Jani e André Lotterer
Venturi Racing – Felipe Massa e Edoardo Mortara
Panasonic Jaguar Racing – Mitch Evans e James Calado
Nissan e.dams – Oliver Rowland e Sébastien Buemi
BMW i Andretti Motorsport – Alexander Sims e Maximilian Günther
Mahindra Racing – Jérôme d’Ambrosio e Pascal Wehrlein
Em 2019/2020 cumpre-se a 6.ª época da Fórmula E
CAMPEÕES ANTERIORES
2014/2015 – Nelson Piquet, Jr.
2015/2016 – Sébastian Buemi
2016/2017 – Lucas di Grassi
2017/2018 – Jean-Éric Vergne
2018/2018 – Jean-Éric Vergne
CORRIDAS DA ÉPOCA 2019/2020
Al-Diriyah, Arábia Saudita (2x); Santiago, Chile; Cidade do México, México; Marraquexe, Marrocos, Sanya, China; Roma, Itália; Paris, França; Seul, Coreia do Sul; Jakarta, Indonésia; Berlim, Alemanha; Nova Iorque, EUA e Londres, Inglaterra (2x)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI