Guia ‘rápido’ da nova Fórmula E
Iniciou-se ontem em Valência e decorre até sexta-feira o primeiro teste conjunto da nova Fórmula E, naquela que é a primeira oportunidade de vermos a nova geração de monolugares ‘confrontar-se’ em pista.
Depois de Jean-Eric Vergne ter sido o Campeão da quarta temporada, está à porta a época de 2018/2019, que surge com grandes novidades.
Novos carros
Como já referimos, neste teste de pré-temporada é a primeira vez que todos os 22 carros da GEN2 (Geração 2: após quatro épocas de um tipo de carros, estes são agora completamente novos) rodam juntos em pista. Com o dobro da capacidade de armazenamento de energia comparativamente ao monolugar da GEN1, é hora de dizer adeus às trocas de carro a meio da corrida, já que as baterias passam a durar uma corrida inteira. Para além disso, os monolugares têm agora bem maior velocidade como se prova pelo melhor registo de ontem, já ter ficado um segundo mais baixo que o melhor tempo há um ano…
Novas equipas
Nesta 5ª temporada, há uma totalmente nova equipa na grelha, a HWA RACELAB, mas várias outras ‘trocas’, ou meias novidades, se preferirem. A Nissan e.dams, substitui a equipa campeã Renault e.dams, uma troca natural, já que ambas as marcas fazem parte da mesma aliança, leia-se Grupo. Na Andretti, a parceria da BMW com a equipa norte-americana evoluiu para uma equipa totalmente de fábrica, dando assim aos atuais campeões, Audi Sport Abt Schaeffler, ‘companhia compatriota’ nesta 5ª temporada.
Novos pilotos
Em termos de pilotos há oito caras novas nesta 5ª temporada (algumas mais familiares para a Fórmula E do que outras), com pilotos como Felipe Massa (Equipa Venturi Formula E), Stoffel Vandoorne (HWA RACELAB), Pascal Wehrlein (Mahindra Racing) Alex Sims (BMW i Andretti Motorsport) e Garry Paffett (HWA RACELAB), que fazem a sua estreia na competição.
Novas localizações
Além de regressar a alguns dos lugares favoritos da competição, a Fórmula E vai estrear-se na Arábia Saudita, naquela que será a abertura da temporada em 15 de dezembro. Ao lado da Arábia Saudita, a competição segue para Sanya, na China e Berna, Suíça, que se corre pela primeira vez, na história do campeonato.
O que disse o primeiro dia de testes?
Apesar de se estrear na Fórmula E, foi o ‘rookie’ da BMW i Andretti Motorsport, Alexander Sims, que estabeleceu o ritmo nos testes de pré-temporada com um tempo de volta de 1:17,553, estabelecendo o tempo mais rápido em ambas as sessões ontem realizadas.
Apesar da sua falta de experiência na Fórmula E, Sims foi um segundo mais rápido do que o melhor registo do ano passado nestes mesmos testes, obtido por Oliver Turvey, piloto da NIO Formula E Team. Portanto, para já, para começar, os GWN2 são um segundo mais rápidos que os GEN1, e ‘sito’ ainda agora começou.
O segundo mais rápido do dia foi Andre Lotterer, piloto da DS Techeetah, com o tempo de 1:17.654 ao volante do novo DS E-Tense FE19. Apesar de ter estado perto de assegurar o título de campeão das equipas na última temporada, a equipa chinesa parece beneficiar do novo hardware fornecido pela fabricante francesa, a DS Automobiles. Logo atrás de Lotterer, ficou colocado o outro piloto da BMW i Andretti MotorSport, António Félix da Costa, que obteve 1:17.727 na sessão da tarde.
Depois de uma manhã sem problemas, foi o ‘rookie’ da HWA RACELAB, Gary Paffett, que teve um breve encontro com as barreiras, numa chicane.
Stoffel Vandoorne rodou muito de manhã, mas à tarde permaneceu na boxe pelo resto do dia devido a problemas técnicos. ‘Acabadinho’ de chegar da Fórmula 1, o belga está disposto a causar impacto nesta sua nova aventura.
Por fim, para o novo recruta Geox Dragon, Max Gunther, o piloto alemão teve problemas técnicos pela manhã, o que levou sua sessão a um final precoce. No Venturi, sob nova liderança da ex-piloto Susie Wolff, Felipe Massa acabou por ficar entre os dez primeiros com 1:18.176, enquanto seu companheiro de equipa, Edoardo Mortara terminou em 15º com o melhor tempo de 1:18.707. Os testes prosseguem até sexta-feira em Valência.
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