Fórmula E: Um campeonato por decidir e Félix da Costa pode estar na luta

Por a 17 Julho 2024 17:51

A temporada de 2024 da Fórmula E chega ao seu último capítulo no próximo fim de semana e, com habitualmente, a luta pelo título está em aberto e com António Félix da Costa na discussão.

O final da temporada da Fórmula E realiza-se este fim de semana em Londres com um evento duplo no ExCeL Centre, concluindo a 10ª temporada do campeonato. Sete pilotos ainda estão, matematicamente, na luta pelo título e os três campeonatos (pilotos, equipas e marcas) permanecem por decidir.

Com 58 pontos em disputa, a matemática diz que os sete primeiros podem lutar pelo título, mas a realidade é diferente.

Quem são os candidatos?

Olhando para a diferença de pontos, vemos que os três primeiros, Nick Cassidy (167) e Mitch Evans (-12) da Jaguar e Pascal Wehrlein (-12) da Porsche são os mais fortes candidatos. O caso de António Félix da Costa é mais difícil. Com 33 pontos de desvantagem, AFC lídera o “segundo pelotão”, seguido de Oliver Rowland (-36) da Nissan, Jean-Eric Vergne (-38) da DS Penske e Jake Dennis (-45) da Andretti.

Logo por aqui se vê que teremos um fim de semana tenso. Cassidy e Evans são colegas de equipa, ambos com aspirações ao título que já perderam de forma inglória no passado. A Jaguar terá de lidar com os pilotos com muito cuidado. Até agora, a relação entre ambos tem sido boa, mas quando um título está na mesa, os pilotos dão tudo o que têm e isso pode levar a momentos de maior tensão. A pista do ExCeL de Londres coloca dificuldades significativas à coordenação das equipas, especialmente devido à ênfase na qualificação. Apesar disso, o forte desempenho da Jaguar em termos de qualificação esta época sugere que ambos os pilotos estarão provavelmente próximos na grelha.

Também na Porsche o cenário é semelhante. Wehrlein tem vantagem sobre AFC, mas o português está numa forma assombrosa. A Porsche também poderá ter de gerir os pilotos de forma mais cuidada. Aqui, o cenário parece um pouco mais sombrio para o piloto luso. Apesar de estar na luta, tem menos pontos que o colega de equipa, que é alemão… numa equipa alemã. Oficialmente todos dirão que os pilotos são tratados de forma igual, mas a realidade é sempre diferente. Apenas um sábado soberbo de AFC e desastroso de Wehrlein poderá fazer com que a equipa se foque a 100% no carro #13. Não será fácil, mas não é impossível.

Quanto a Rowland, Vergne e especialmente Dennis a questão do título não deverá passar de uma hipótese matemática. O caso de Dennis é ainda mais vincado, pois além da distância pontual, poderá ter de ajudar Wehrlein ou AFC, uma vez que usa a mesma unidade motriz e as contas do título de construtores também são importantes.

Campeonato de equipas – Jaguar vs Porsche

As contas do campeonato de equipas são mais fáceis de fazer. Apenas duas estão na luta, com a Jaguar na liderança, com 322 pontos, seguida da Porsche com menos 33 pontos. A luta vai ser renhida, com quatro pilotos em excelente forma. A vantagem da Jaguar torna-a favorita, mas a Porsche está perto de um objetivo que persegue há muito tempo, com uma dupla muito motivada.

Campeonato de construtores – Porsche vs Jaguar

Se nas contas do campeonato por equipas, a Jaguar tem vantagem, nas contas dos construtores a Porsche está à frente da Jaguar, com apenas 19 pontos de vantagem. Neste campeonato poderemos ter a influência de outras equipas (as que são fornecidas por estas marcas) ao longo do fim de semana.

O palco da festa

O E-Prix de Londres, realizado no ExCeL Centre nos últimos três anos, apresenta um dos circuitos mais singulares do mundo, com partes da pista dentro do centro de exposições. Uma construção recente aumentou a parte coberta do circuito. A pista é apertada e oferece um estilo de corrida diferente em comparação com Berlim, Xangai e Portland. A qualificação é crucial devido à importância de começar perto da frente, tornando-a altamente intensa. A pista de 2,09 km inclui 20 curvas, sendo as curvas 10 e 16 particularmente desafiantes para os pilotos. Com poucas oportunidades de ultrapassagem, um bom resultado nas “qualis” será fundamental. A meteorologia poderá também ter um papel importante. Apesar de não haver necessidade de troca de pneus, se a chuva aparecer, poderá beneficiar os pilotos mais versáteis.

Horários

Sexta 19

  • 16:55 – Treino Livre 1

Sábado 20

  • 09:55 – Treino Livre 2
  • 12:20 – Qualificação
  • 17:03 – Corrida

Domingo 21

  • 09:55 – Treino Livre 3
  • 12:20 – Qualificação
  • 17:03 – Corrida
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 mês atrás

Embora torcendo pelo AFC, acho que o título ficará para um piloto da Jaguar. Wehrlein tem feito um final de época desastroso, tal como o ano passado, pelo que não acredito que inverta a tendência. Em contrapartida, o nosso compatriota está numa forma soberba, mas 33 pontos não são fáceis de recuperar. (ai aquela mola…)

Quanto aos pilotos da Jaguar, Cassidy tem tudo para vencer, desde que não cometa erros infantis, como em Portland, porque Evans estará à espreita.

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado