Fórmula E: Sam Bird vence. Félix da Costa 14º
Sam Bird (Enivision Virgin Racing) venceu a primeira corrida da temporada de 2019/2020 da Fórmula E, que decorreu na Arábia Saudita. O pódio foi completo por André Lotterer (TAG Heuer Porsche) a 1.319s e Stoffel Vandoorne (Mercedes-Benz EQ Formula E Team) a 1.672s.
Este ano a Fórmula E apresentou algumas novidades. Uma delas é a volta de apresentação antes do início da corrida.
Assim, no arranque, Alexander Sims (BMW I Andretti Motorsport) saiu da pole position e arrancou bem, conseguindo logo uma distância de cerca de um segundo para Stoffel Vandoorne e Nyck De Vries (Mercedes-Benz EQ Formula E Team).
A good clean start as we go green for the first time this season #DiriyahEPrix pic.twitter.com/pqf2aX3ZoU
— ABB Formula E (@FIAFormulaE) November 22, 2019
António Félix da Costa (DS Techeetah) arrancou da 21º posição, conseguindo logo subir duas posições e ficando em luta com um dos rookies desta temporada, Brendon Hartley (Geox Dragon).
A primeira bandeira amarela da temporada foi provocada por Sébastien Buemi (Nissan e.DAMS) que viu o seu monolugar ficar parado na pista da Arábia Saudita, levando à desistência do piloto suíço.
Na luta pela quinta posição estavam cinco carros. Sam Bird, Jérome D´Ambrosio (Mahindra Racing), Oliver Rowland (Nissan e.DAMS), André Lotterer e Max Gunther (BMW I Andretti Motorsport).
Na frente da corrida, ambos os Mercedes foram ao Attack Mode, para tentar chegar a Sims, que uma volta depois respondeu aos homens das flechas prateadas.
Félix da Costa beneficiou com as bandeira amarelas, conseguindo fugir de Hartley e aproximando-se de Lucas Di Grassi (Audi Sport ABT Schaeffler). Quando já estava próximo do brasileiro, o piloto do Audi passou por Daniel Abt (Audi Sport ABT Schaeffler).
Assim, o piloto português utilizou o Attack Mode para passar o alemão, pela 16º posição, colocando-se outra vez atrás de Di Grassi.
Na frente a luta estava ao rubro. A cerca de 16 minutos para o final, Sam Bird atacou Nyck De Vries e depois na volta seguinte colocou-se na segunda posição, pois Vandoorne também atacou Sims pela liderança.
Mais atrás, Félix da Costa subia a 14º lugar, devido à desistência do seu companheiro de equipa, Jean Éric-Vergne (DS Techeetah), com problemas na suspensão dianteira direita do seu monolugar.
All the drama! @svandoorne is now leading the race ahead of @sambirdofficial and @Andre_Lotterer #DiriyahEPrix pic.twitter.com/1Bi5KlLuJL
— ABB Formula E (@FIAFormulaE) November 22, 2019
Félix da Costa continuou a pressionar, tentando aproximar-se de Felipe Massa (Venturi Racing), utilizando o segundo Attack Mode disponível e também o Fan Boost, mas não conseguiu, tendo sido ultrapassado por Lucas Di Grassi.
Na frente, Sam Bird colocou-se na liderança. Numa excelente manobra sobre Vandoorne, o britânico colocou-se logo a cerca de um segundo do belga, que ficou à mercê de André Lotterer.
Mas, a cinco minutos do fim, Daniel Abt cometeu um erro e colocou o Audi no muro, deixando detritos em pista, o que fez com que outro português entrasse em pista. Bruno Correia e o Safety Car estiveram em pista durante cerca de três minutos.
Com dois minutos e uma volta para o fim, na frente ninguém conseguiu incomodar Bird, que cruzou a meta na frente de Lotterer e Vandoorne.
This is what winning feels like! 😂😃
Once again the only team and driver to have won in every @FIAFormulaE season to date!#DiriyahEPrix #ABBFormulaE pic.twitter.com/fzG26DbxTN
— Envision Virgin Racing Formula E (@EnvisionVirgin) November 22, 2019
Mais atrás, Félix da Costa terminou em 14º lugar, mas encontra-se sob investigação, pelo incidente envolvendo Daniel Abt, que trouxe o Safety Car para a pista.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI