Fórmula E: Primeira visita a circuito permanente não convenceu

Por a 26 Abril 2021 14:25

A Fórmula E não foi pensada para circuitos permanentes e isso notou-se claramente na sua primeira corrida numa infraestrutura dedicada.

A Fórmula E foi desde início idealizada para levar as corridas às pessoas, em pistas citadinas relativamente curtas de forma a poderem ser dadas o mínimo de voltas necessárias para termos uma boa corrida. Se antigamente era preciso trocar de carro a meio (uma aberração que nunca agradou à grande maioria) agora com os Gen 2 já é possível fazer uma corrida completa sem ter de fazer troca.

E desde essa altura que se começou a pensar como seria a Fórmula E nas pistas permanentes. As comparações são inevitáveis e um dos objetivos era comparar as sensações da Fórmula E às sensações provocadas por outras categorias. E o resultado final não foi o melhor.

Estes carros foram pensados e criados para andarem em citadinos. Pneus, suspensões, chassis foram desenhados para enfrentarem os pisos irregulares, as constantes travagens e curvas apertadas. Em Valência as equipas enfrentaram um desafio diferente, com um asfalto mais abrasivo, com e com uma pista que por força das poucas situações de travagem tornava a gestão de energia mais complicada. Nem vamos falar do que sucedeu na Corrida 1, algo que já foi esmiuçado, mas na corrida 2 vimos que o segundo classificado, Alex Lynn tinha ordens para ficar atrás do primeiro, Jake Dennis e que assim conseguia poupar mais e por conseguinte ficava em vantagem para o fim da prova. E esta filosofia de corrida torna-se completamente desadequada ao espetáculo. Noutra categoria, Lynn teria passado na primeira oportunidade e tentado ganhar espaço para uma possível troca de pneus se fosse esse o caso.

A gestão de energia é fundamental na Fórmula E e está pensada para funcionar em citadinos. Como tal o regresso a circuitos permanentes, pelo menos com estes carros, não faz sentido. O espetáculo fica prejudicado, é menos intenso e a forma como os monolugares funcionam não sai beneficiada em traçados permanentes.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scb2
Scb2
3 anos atrás

Concordo com a generalidade do texto e com a principal conclusão: os circuitos tradicionais não casam com a FE. Discordo no entanto com a seguinte frase: “Noutra categoria, Lynn teria passado na primeira oportunidade e tentado ganhar espaço para uma possível troca de pneus se fosse esse o caso” e com muitas vozes que falaram que corrida a sério é andar a fundo. A componente estratégica sempre foi fundamental em todas as corridas em todas as categorias. Quantas vezes vemos os pilotos de MotoGP atrás a estudar o piloto líder, para no atacar na altura certa, para que não haja… Ler mais »

fanmotores-ex-useras77931
fanmotores-ex-useras77931
Reply to  Scb2
3 anos atrás

sim, concordo em parte com ambos, mas para mim há uma questão fundamental. diferenciar corridas de estratégia e resistência, de corridas de sprint. Para mim Le Mans é uma coisa (que eu adoro, diga-se de passagem), ralis outra e fórmulas e turismos em pista é uma outra coisa. Estas, para mim, deveriam ser “a fundo”. corridas de curta/média duração, deveriam ser do semáforo ao xadrez, todos nas mesmas condições e sempre a fundo. Isso é que é corrida sprint para mim, como era a F! e outras fórmulas, antigamente. Nem mudanças de pneus, nem reabastecimentos. assim sabemos o que cada… Ler mais »

Jp
Jp
Reply to  fanmotores-ex-useras77931
3 anos atrás

Muito bem dito!!!

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  fanmotores-ex-useras77931
3 anos atrás

Estou de acordo. Este Domingo nem com o António me apanharam, pelos vistos não perdi nada. Prefiro seguir o António e o Filipe no WEC.

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado