Fórmula E, Portland: 403 ultrapassagens! Mas não vimos nem metade

Por a 25 Junho 2023 15:50

A Fórmula E foi até Portland pela primeira vez, naquela que foi a segunda visita oficial a um traçado permanente (sem contar com os testes de pré-temporada). O resultado foi interessante, com uma corrida que exigiu muita estratégia e muita gestão. Acabamos por ter um bom espetáculo, mas a estatística pode ser enganadora.

No final da corrida foram anunciadas mais de 400 ultrapassagens! Um número assustador, tendo em conta que a corrida teve dois Safety Cars. Mas é preciso ter em conta as caraterísticas da corrida. Com os pilotos a terem de gerir a energia disponível (poucas zonas de travagens fortes, o que implicava pouca regeneração de energia). Isso implicava que, por exemplo, na reta da meta, os pilotos levantassem o pé muito cedo, o que originou sempre muitas ultrapassagens.

403 parece um número exagerado. E é. Para uma corrida dita “normal” são números que fazem pouco sentido para uma prova de 32 voltas. Mas é um retrato fiel da Fórmula E. Para se ver esta competição é preciso desligar um pouco do que estamos habituados. Ou se gosta ou não se gosta. É uma questão puramente de gosto pessoal. Vimos o pelotão sempre muito próximo, muitas trocas de lugares, lutas interessantes. Mas é legítimo olhar para a corrida assim e não gostar. A Fórmula E assumidamente quer que as suas corridas decorram assim.

Mas no final da corrida, quando vi 403 ultrapassagens feitas, questionei-me sobre a quantidade e se tinha de facto melhorado muito a qualidade do espetáculo. Podiam ter sido metade e a qualidade da corrida não ficava afetada. A Fórmula E provou mais uma vez que quantidade não é qualidade. De que valem 400 ultrapassagens se no final não apreciamos nem um terço delas. As ultrapassagens é o “golo” do automobilismo. Mas não precisamos de goleadas para termos grandes jogos. Um empate a uma bola pode ser ainda mais entusiasmante do que uma goleada. Ontem tivemos uma goleada por números expressivos, mas não vimos metade dos golos. Que isto sirva de lição para outras categorias.

Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scb
Scb
1 ano atrás

Desde que fizeram a estreia no circuito de GP do Mónaco, numa das melhores corridas da FE que parece que a FE se deslumbrou e perdeu contacto com a realidade. Daí até ao descalabro de Valência foi um curto passo. Esta nova geração de carros parece um passo atrás, demasiado frágeis e com as regras atuais a penalizar quem vai atrás.
Fazem cada vez menos sentido como corrida e como promoção da tecnologia.

Scb
Scb
Reply to  Scb
1 ano atrás

Correção: queria dizer “penalizam quem vai na liderança.”

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado