Fórmula E: Organizadores querem implementar “Volta dourada”
A Fórmula E nunca teve medo de apostar em ideias fora da caixa e de levar o campeonato por territórios nunca antes trilhados. Mas a última potencial adição poderá ser algo exagerada.
Os Gen 3 foram pensados para ter uma espécie de paragem na box. O Attack Charge foi pensado para levar os pilotos às boxes, fazer um carregamento rápido e regressar à pista, colocando na corrida mais um elemento de incerteza e mais uma nuance estratégica. Por falta de fiabilidade do sistema, essa ideia ainda não foi usada nas corridas. O conceito de “Volta Dourada” foi apresentado às equipas.
São atribuídos pontos de bónus por liderar voltas selecionadas aleatoriamente durante uma corrida. Seriam escolhidas aleatoriamente duas voltas por fim de semana de corrida e os pilotos que liderassem essas voltas receberiam um ponto extra. Isto poderia aumentar o número máximo de pontos disponíveis numa corrida de 29 para 31.
A proposta, que foi apresentada às equipas sem consulta prévia, recebeu uma resposta morna. Não é claro se esta iniciativa irá substituir ou complementar o sistema de paragens nas boxes previsto, o Attack Charge. A Fórmula E ainda não se pronunciou sobre a proposta da “Volta Dourada”.
Este conceito parece trazer pouco para o espetáculo. O desporto ainda deve ser visto como uma atividade onde o mérito se deve sobrepor ao “show” e com esta ideia, o mérito passa para segundo plano, sendo uma atribuição de pontos aleatória, que traz pouco ao espetáculo em si.
A Fórmula E está a perder algum fulgor no que diz respeito à sua notoriedade e ao interesse que desperta. Estas ideias, ao invés de atrair pessoas, podem afastá-las, piorando a situação.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Que mais se irão lembrar? O vencedor da corrida não será o 1⁰ mas uma posição sorteada aleatoriamente?
A melhor solução é deixarem-se de invenções e fazerem corridas que possam ser todas a fundo, como foram na Gen 2. Façam corridas com uma extensão adequada à energia e potência disponíveis.
“Stop inventing!” São estas parvoíces que me afastam da Fe, desde ao fan boost ao attack mode que faz perder posições, porque não basta carregar um botão no volante?