Fórmula E: O que mudou em 2024?
Aproxima-se a passos largos a época 10 da Fórmula E. A décima temporada do campeonato do mundo FIA tem várias novidades e mexidas nas equipas.
Uma das primeiras mudanças envolveu o experiente Sam Bird. Bird assinou contrato com a McLaren, ocupando a vaga que era de Rene Rast, que abandonou a competição. Sam Bird está na Fórmula E desde o arranque da competição, sendo dos pilotos mais experientes do pelotão. Começou na DS Virgin Racing mantendo-se na estrutura até 2020, quando se mudou para a Jaguar, sem atingir o sucesso que pretendia. Vai agora para a McLaren, depois de uma época algo cinzenta, levando toda a sua experiência à equipa.
Norman Nato perdeu o lugar na Nissan Formula E Team, regressando Oliver Rowland para fazer dupla com Sacha Fenestraz, que continua no seu posto para a segunda temporada completa.
Rowland foi piloto da Nissan na sua temporada de estreia na Fórmula E em 2018. Correu pela equipa entre as temporadas 5 e 7, conquistando cinco pole positions e cinco pódios, incluindo uma vitória em Berlim em 2020.
Entretanto, Fenestraz vai continuar a defender as cores da Nissan no Campeonato do Mundo de Fórmula E, depois de ter conquistado a pole position e duas voltas mais rápidas durante a sua época de estreante.
Nato não perdeu o lugar na competição e juntou-se à Andretti para ser colega do campeão Jake Dennis. André Lotterer anunciou a sua saída da Fórmula E e das competições em monolugares, depois de uma passagem pouco conseguida pela competição 100% elétrica, ele que tinha tido muito sucesso em campeonatos de monolugares como a Fórmula Nippon, Super Formula, Masters of Formula 3, entre outros. O alemão nunca se deu bem com os ares da Fórmula E e decidiu focar-se no Endurance. A vaga que, consequentemente, se abriu na Andretti, foi ocupada pelo francês Norman Nato.
Outra das grandes novidades foi o regresso de Nyck de Vries, que será companheiro de equipa de Edoardo Mortara na Mahindra Racing no Campeonato do Mundo de Fórmula E. O piloto neerlandês regressa assim à Fórmula E, competição onde alcançou o título mundial de pilotos da FIA, na aposta da equipa para uma dupla completamente nova em relação à temporada anterior. De Vries regressa à Fórmula E depois de uma passagem curta pela Fórmula 1, onde foi substituído por Daniel Ricciardo na Scuderia AlphaTauri, depois da Mercedes ter fechado as operações na Fórmula E, equipa onde o neerlandês conquistou o campeonato do mundo de pilotos, na temporada sete da competição de monolugares elétricos.
Já a Maserati MSG Racing anunciou a contratação de Jehan Daruvala ao lado de Maximilian Günther. A Maserati começará a segunda época na Fórmula E com uma cara nova no pelotão. Jehan Daruvala testou em 2023 um monolugar elétrico, conseguindo o lugar a tempo inteiro, depois de ter passado pelo programa de pilotos jovens da Red Bull, competindo na Fórmula 3 e Fórmula 2. Maximilian Günther mantém-se na equipa monegasca para mais uma temporada, desta vez com Edoardo Mortara como adversário, na Mahindra.
Outro dos nomes mais sonantes da Fórmula E é Lucas di Grassi. O brasileiro vai competir com a equipa ABT Cupra, fazendo dupla com o piloto suíço Nico Müller. Este anúncio surgiu na sequência da saída do piloto brasileiro da Mahindra depois de uma época falhada a todos os níveis, com di Grassi a regressar a uma casa que conhece dos tempos da Audi Sport ABT Schaeffler.
Destaque também para o regresso de Robin Frijns à Envision para se juntar a Sebastien Buemi. A Envision, que venceu o título de equipas, perdeu Nick Cassidy para a Jaguar
Quanto às equipas, a Andretti Autosport passou a ser Andretti Global a partir de 2024 e a Nio deixou a Fórmula E, passando a ser ERT Formula E Team, após um novo investimento.
O calendário completo para a 10ª temporada estava pensado para ter 17 corridas, o maior calendário até à data, mas a quarta jornada , em Hyderabad, Índia, foi cancelada. O cancelamento surge na sequência de uma decisão do Departamento de Administração Municipal e Desenvolvimento Urbano (DAMDU), sob o controlo do Governo de Telangana, de não cumprir o Acordo de Cidade Anfitriã assinado em 30 de outubro de 2023, o que levou a Fórmula E a cancelar a prova, deixando o calendário com 16 provas.
Evento | Rondas | Local | Datas |
1 | 1 | Cidade do México, México | 13 Jan. 2024 |
2 | 2 &3 | Diriyah, Arábia Saudita | 26 & 27 Jan. 2024 |
3 | 4 | Hyderabad, Índia | CANCELADO |
4 | 5 | São Paulo, Brasil | 16 Mar. 2024 |
5 | 6 | Toquio, Japão | 30 Mar. 2024 |
6 | 7 & 8 | Misano, Itália | 13 & 14 Abr. 2024 |
7 | 9 | Mónaco, Principado do Mónaco | 27 Abr. 2024 |
8 | 10 & 11 | Berlim, Alemanha | 11 & 12 Mai 2024 |
9 | 12 & 13 | Xangai, China | 25 & 26 Mai 2024 |
10 | 14 & 15 | Portland, EUA | 29 & 30 Jun. 2024 |
11 | 16 & 17 | Londres, Reino Unido | 20 & 21 Jul. 2024 |
Alguém sabe se a Eleven continua a transmitir, ou ficamos limitados ao Eurosport?