Fórmula E, Miami: Vitória escapa a Félix da Costa, final dramático dá triunfo a Wehrlein

Por a 12 Abril 2025 20:34

As corridas podem, muitas vezes, serem ingratas e hoje, o azar bateu novamente à porta de António Félix da Costa. O piloto português da Porsche estava a fazer uma corrida excelente, com uma estratégia bem medida. No momento em que ia desferir o último golpe, uma interrupção da corrida arruinou o plano e o português ficou à mercê dos ataques da restante concorrentes. Pascal Wehrlein tinha a vitória na mão, mas Norman Nato cruzou a linha de meta em primeiro lugar. No entanto, uma penalização por uso indevido do Attack Mode (cruzou a meta ainda com tempo de Attack Mode por usar), deu uma penalização a Nato, entregando a vitória a Wehrlein. Com muitos pilotos a cometer a mesma infração e serem penalizados, Lucas di Grassi foi segundo classificado e Félix da Costa ficou com o terceiro lugar.

O filme da corrida

Na largada, Norman Nato (Nissan) largou bem e Félix da Costa (Porsche) conseguiu agarrar a segunda posição, atacando logo Nato. A luta na frente aqueceu com Nyck de Vries (Mahindra) a atacar o duo da frente e a passar para o primeiro lugar. O neerlandês manteve-se na frente, sempre com AFC por perto. Nato regressou à liderança e na volta 10 a ordem era Nato, Félix da Costa, Buemi (Envision – já com um Attack Mode), Robin Frijns (Envision) e Taylor Barnard (McLaren).

Com a dança do Attack Mode (AM), as mudanças na frente da corrida foram-se intensificando, mas Félix da Costa estava sempre na luta pela vitória e agarrou a liderança a meio da corrida. Entretanto, de Vries ficava fora de prova com problemas no seu monolugar, o que motivou a entrada do Safety Car.

O recomeço sorriu ao piloto luso, que se mantinha no lugar certo para tentar a vitória. Na volta 20, Félix da Costa iniciava o seu ataque final. O #13 passou pelo AM, com seis minutos para se afastar da concorrência e gerir a corrida a partir daí (tinha mais energia que os pilotos perseguidores). Mas foi exatamente nessa volta que um incidente entre três carros, arruinou a estratégia do piloto luso. Jack Hughes, Jean-Éric Vergne e Mitch Evans eram os pilotos envolvidos, estragando o plano do #13 da Porsche. As bandeiras vermelhas foram mostradas, com uma longa interrupção. Os planos de AFC caíam por terra.

O recomeço seria feito com largada estacionária, o que abria um mundo de hipóteses a todos os pilotos. AFC tinha uma tarefa inglória pela frente: apesar de ter mais energia, já não tinha AM e teria de se defender de um “mar” de pilotos que iriam usar.

No recomeço, Félix da Costa largou bem e a grande maioria dos pilotos que seguia atrás de si passaram pela zona de ativação para o último Attack Mode. Estávamos na volta 23 de 26, sem voltas adicionadas nesta prova. Na volta 24, Wehrlein passou para a frente da corrida e Frijns passava também pelo português, sem armas para se defender dos ataques dos carros com mais potência e tração integral. À entrada para a volta 25, Félix da Costa caíra para o quinto lugar, enquanto Wehrlein se instalava na liderança.

O final foi de cortar a respiração e Norman Nato conseguiu cruzar a linha de meta em primeiro lugar, com a discussão a ser discutida em cima da linha de meta com Wehrlein. Mas, vários pilotos terminaram a corrida ainda com tempo de AM por usar, o que resultou numa penalização. Wehrlein terminou a corrida em primeiro, com Lucas di Grassi a conseguir um espantoso segundo lugar para a Lola e Félix da Costa teve, como prémio de consolação, o terceiro lugar.

Com este resultado, Oliver Rowland mantém-se na frente do campeonato com 68 pontos e Félix da Costa sobe ao segundo lugar com 54 pontos.

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2 Comentários
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Pity
Pity
5 dias atrás

Do mal o menos. O AFC tinha a corrida na mão, mas há sempre apressados na pista. Felizmente, hoje, ninguém o pôs fora.

Scb
Scb
5 dias atrás

É por palhaçadas como esta que esta brincadeira nunca será levada a sério.

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