FÓRMULA E, MIAMI: FÉLIX DA COSTA “ZANGADO”

Por José Caetano, em Miami
António Félix da Costa, em Porsche 9XX Electric, tinha a vitória (quase…) à vista no ePrix de Miami, ronda 5 do Mundial de Fórmula E, após corrida soberba, sobretudo pela forma como conseguiu posicionar-se na frente do pelotão, mas sem nunca o comandar, de forma a gerir o consumo de energia, o que fez superiormente. Mas a sorte não quis nada com o português e, na 20.ª das 26 voltas ao circuito interior da Homestead-Miami Speedway, acidente com três monolugares, obrigou à bandeira vermelha que destruiu a demonstração de superioridade do piloto de Cascais.
Félix da Costa, no momento de incidente com o Maserati de Hughes, o DS Penske de Günther e o Jaguar de Evans, aumentava a vantagem para os rivais mais diretos e encontrava-se apenas no início do segundo período de ativação do Attack Mode, programa que aumenta a potência no monolugar de 300 kW para 350 kW (cumpriu só 1’’ dos 6’’ que tinha à disposição). A entrada em cena do Safety Car, primeiro, e a exibição da bandeira vermelha, depois, transformou vantagem em desvantagem, devido ao reagrupamento do pelotão, por realizar novo procedimento de partida, e por existirem diversos pilotos atrás do português que ainda não tinham utilizado o “boost” de energia.

Naturalmente, nestas circunstâncias, António foi incapaz de defender-se no Sprint de 4 voltas com que terminou a corrida, depois da segunda partida. Félix da Costa viu a bandeira de xadrez na sétima posição, mas classificou-se em terceiro, devido às penalizações atribuídas aos pilotos que não esgotaram os tempos de utilização do Attack Mode, como exige o regulamento da Fórmula E, os casos de Nato (Nissan), o primeiro no ePrix, Frijns (Envision), o terceiro, Rowland (Nissan), o quarto, e Bird (McLaren), o quarto, todos penalizados em 10 s.
Depois de contabilizadas todas as penalizações, mão cheia de “cambalhotas” na classificação, com Wehrlein (Porsche) primeiro, di Grassi (Lola-Yamaha) segundo e… Félix da Costa terceiro, o que permitiu ao piloto português progredir de terceiro para segundo nas contas do Mundial e reduzir a desvantagem para o comandante do campeonato, Rowland, de 29 pontos para 14. Segue-se, no calendário, o fim de semana no Mónaco, com duas corridas em Monte Carlo, a 3 e 4 de maio.

Sem surpresa, no final do ePrix de Miami, António apresentou-se-nos “zangado”. O português esteve muito bem na qualificação (terceiro) e exibiu-se ainda melhor na corrida, mantendo-se sempre no controlo da ação, gerindo ritmos, consumo e até as duas ativações do Attack Mode. Apenas não contava com tanto caos nas voltas finais. “Isto não aconteceu pela primeira vez e é muito frustrante. Fomos perfeitos e acabamos penalizados por isso, mas devo sentir-me satisfeito com esta terceira posição e os pontos recuperados ao Rowland. Mais logo, talvez consiga sentir-me menos dececionado. Vem aí o Mónaco e é para ganhar”, disse-nos Félix da Costa.

Em Miami, 26.º pódio da carreira do português na Fórmula E, terceira nesta Época 11 (António foi segundo em São Paulo e na Cidade do México). Wehrlein, campeão em título, estreou-se a ganhar no campeonato e venceu pela 8.ª vez na disciplina, e Lucas di Grassi, o terceiro classificado, somou o pódio 41 na categoria (recorde), que é apenas o primeiro desde o México-2023 e da equipa Lola-Yamanha ABT.
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A Fórmula E é uma caixa de trapalhadas regulamentares. Porque raio é que o tempo que o Félix da Costa ainda tinha de attack mode não pode ser usado no recomeço? Fazia muito mais sentido.
No meio do azar acabou por ter sorte, com outra picuinhice regulamentar.
É por isto que a Fórmula E nunca será considerada uma competição a sério.
Bambino merece a F1
Isto da tanga da FE parece os Special Olímpics ou ver mulheres jogar futebol ⚽
Força FdC! Pode ser que a ser CGD ou Galp te de um patrocínio 50 milhões e corres na Has.
Fazia mais pela imagem de Portugal do que as campanhas do Allgarve
Tem alguma coisa contra as mulheres jogarem futebol? Ou será que, simplesmente, tem algo contra as mulheres?
adoro mulheres! são a razão da minha Vida
agora, aos factos: a biomecânica de 1 Mulher e 1 Homem são totalmente distintas…
Nada melhor que explicadas pelas próprias Mulheres, expoente / apex dos seus desportos
https://www.youtube.com/watch?v=5L_JbZFx5H0
Portanto, menos bicos de pés em salto alto & ESTUDASSES!
Devia tomar qualquer coisa para controlar o esfíncter.
Futebol feminino é muito bom e retoma a pureza do futebol.
Mas os seus preconceitos machistas não lhe deixam ver de outra forma