FÓRMULA E, MIAMI: FÉLIX DA COSTA TERCEIRO NA QUALIFICAÇÃO; NORMAN NATO NA “POLE”

Por José Caetano, em Miami
António Félix da Costa, em Porsche 9XX Electric, conquistou a terceira posição na grelha de partida para o e-Prix de Miami, ronda 5 da Época 11 do Mundial de Fórmula E. O piloto português, na qualificação, venceu o Grupo B e, depois, nos Duelos, foi derrotado por Jake Dennis (Andretti) nas meias-finais. Antes disso, venceu o alemão David Beckmann (Cupra KIRO) nos quartos de final. Norman Nato (Nissan) conseguiu a primeira “pole position” da carreira na categoria!

Os resultados da sessão de qualificação para o ePrix de Miami não podem deixar de considerar-se muito surpreendentes, considerando, sobretudo, a classificação do campeonato: nenhum DS, Jaguar e McLaren conseguiu apurar-se para os “duelos” que arrumam as primeiras quatro linhas da grelha de partida e determinam a “pole position” e os dois primeiros no Mundial, Oliver Rowland (Nissan) e Taylor Barnard (McLaren), foram eliminados precocemente; o primeiro no Grupo A, que teve Félix da Costa como piloto mais veloz (1.24,796 m), e o segundo no B, que acabou com Robin Frijns (Envision) na primeira posição (1.24,756 m). Também para o campeão em título, Pascal Wehrlein (Porsche), “saída de cena” inesperada (quinto no Grupo B, a 0,027 s do apuramento).
Former teammates going head-to-head in the Final ⚔️
Who will secure @juliusbaer Pole Position??#MiamiEPrix pic.twitter.com/cpUJfSazoN
— Formula E (@FIAFormulaE) April 12, 2025
Nos duelos, nos quartos de final, Dennis (Andretti) “contra” Vandoorne (Maserati), Beckmann (Cupra KIRO) “contra” Félix da Costa (Porsche) e Nato (Nissan) “contra” Frijns (Envision). No final da primeira eliminatória, com os 350 kW à disposição nos monolugares elétricos (mais 50 kW do que durante a fase de grupos), Dennis, Félix da Costa, Nato e Frijns vencedores. Na meia-final 1, o campeão de 2022-23 frente ao de 2019-20 – os pilotos encontraram-se pela quarta vez na fase da qualificação, com António em vantagem no confronto direto (2-1), mas Jake venceu-o por 0,021 s e apurou-se para a final com Norman, que derrotou Robin, por 0,295 s. E, assim, português confirmado na terceira posição da grelha de partida.
Semi-Final 1: Da Costa 🆚 Dennis
Dennis is THROUGH to the Final for the first time since Season 10!#MiamiEPrix pic.twitter.com/tVJkx9snkP
— Formula E (@FIAFormulaE) April 12, 2025
“Tenho de admitir que estou um pouco frustrado. Esta temporada, estamos fortes em qualificação, mas a ‘pole position’ continua a fugir-nos. Tenho de sentir-me satisfeito com a terceira posição da grelha de partida”, afirmou António, piloto com oito “poles” na Fórmula E, a última em julho de 2022, na ronda 12 do Mundial de 2021-22, no circuito de Brooklyn (Nova Iorque), ainda com a DS. Menos mal: os dois homens à frente do português no campeonato, Rowland e Barnard, arrancam para a corrida de posições muitos piores (o primeiro de 16.º, o segundo de 11.º) e, por isso, encontram-se expostos aos incidentes comuns nos primeiros metros dos e-Prix.
Na final, Norman Nato, com 1,23,037, derrotou Dennis por 0,129 s e comemorou a primeira “pole position” da carreira na Fórmula E, somando, também, os primeiros pontos (três) nesta Época 11 do Campeonato do Mundo de monolugares elétricos.
The moment @NatoNorman secured Pole in Miami! 💪#MiamiEPrix pic.twitter.com/8wqTJDMGwQ
— Formula E (@FIAFormulaE) April 12, 2025

NATO ON POLE IN MIAMI!!! 🤩
A mega lap from @NatoNorman secures him @juliusbaer Pole Position! 🏆#MiamiEPrix pic.twitter.com/yfjyprBGqT
— Formula E (@FIAFormulaE) April 12, 2025
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI