Fórmula E, Marraquexe: Félix da Costa conquista a pole

Por a 2 Julho 2022 11:09

António Félix da Costa brilhou esta manhã e conquistou a pole para o E-Prix de Marraquexe. A DS Techeetah foi a mais forte ao longo de toda a qualificação, depois de ter mostrado grande ritmo no segundo treino livre. Félix da Costa conquistou a primeira pole do ano e a sétima da sua carreira. O #13 é assim um dos favoritos a vencer a corrida de mais logo, às 17 horas, com a concorrência de Edo Mortara, e Jean-Éric Vergne.

Fase de Grupos

No primeiro grupo de qualificação, Robin Frijns (Envision Racing), numa altura em que ainda estava longe dos lugares de acesso às eliminatórias, raspou com o seu monolugar na barreira de proteção. Pouco depois dos pilotos pararam na box para regressarem à pista para as últimas tentativas de voltas rápidas.

Edoardo Mortara (ROKiT Venturi Racing) foi o piloto mais rápido do Grupo A, seguido de Nick Cassidy (Envision Racing), Jake Dennis (Avalanche Andretti Formula E) e Oliver Askew (Avalanche Andretti Formula E). Stoffel Vandoorne (Mercedes-EQ Formula E Team) foi a grande surpresa, não passando à fase de eliminação. André Lotterer (TAG Heuer Porsche Formula E Team) não conseguiu sair para a pista nos primeiros seis minutos e foi desclassificado por isso.

No Grupo B, os DS Techeetah mostraram que estavam fortes. Jean-Éric Vergne (DS Techeetah) e António Félix da Costa (DS Techeetah) estavam na frente do grupo, depois das primeiras voltas ao circuito. Mitch Evans (TDS Jaguar) e Nyck de Vries (Mercedes-EQ Formula E Team) eram os os pilotos que completaram o top 4. Sam Bird (TDS Jaguar), Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team) eram os pilotos que estavam mais perto, mas a distância era ainda considerável. A dois minutos do fim, os pilotos voltaram para a pista, para as derradeiras tentativas. Félix da Costa fez o melhor tempo, seguido de Vergne, Wehrlein e Evans, com o De Vries a ficar de fora. Pela primeira vez este ano, não tínhamos Mercedes nos duelos da qualificação. Stoffel Vandoorne queixava-se que o carro estava “impossível de guiar”, o que era um sinal negativo para os Flechas de Prata.

Quartos de final

O primeiro duelo dos quartos de final era entre Mitch Evans e Edo Mortara e foi o suíço a levar a melhor, com Evans a ficar a mais de 0.4 segundo da referência. No segundo duelo tínhamos Nick Cassidy vs Pascal Wehrlein, com o alemão a levar a melhor. Jake Dennis vs Jean-Éric Vergne eram o duelo seguinte, com Vergne a passar com relativa facilidade, fazendo uma excelente volta sendo o primeiro a chegar ao segundo 16 nos duelos. Oliver Askew fazia a sua primeira aparição nos duelos e tinha de enfrentar Félix da Costa. O português passou com facilidade para a próxima fase da qualificação e tinha de enfrentar o seu colega de equipa nas meias-finais.

Pole para Félix da Costa

O primeiro duelo das meias-finais colocava frente a frente Wehrlein e Mortara e foi mesmo o piloto da Venturi a conquistar a sua quinta presença nas finais, numa meia final renhida em que Wehrlein vendeu cara a passagem de Mortara à final. Seguia-se Vergne vs Félix Costa e num duelo intenso, Félix da Costa conseguiu passar à final por uma nesga (0.024 seg.).

Assim, para a final, Félix da Costa tinha de enfrentar Edo Mortara. O português esteve sempre na frente e conseguiu a pole, apesar da margem ter sido curta. Félix da Costa volta assim a conquistar uma pole na Fórmula E e saí de posição privilegiada para a corrida de mais logo.

Grelha para a corrida

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
2 anos atrás

Excelente.

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado