Fórmula E, Londres: Porsche formaliza protesto. O que está em causa?
A Porsche deu seguimento ao protesto na corrida 1 do fim de semana de Londres. Depois de ter feito uma corrida brutal e recuperado do 17º para o segundo lugar, António Félix da Costa foi penalizado com três minutos por ter um pneu abaixo da pressão mínima… isto porque tinha um furo lento.
Foi uma corrida espantosa do piloto de Cascais, conseguindo uma recuperação, fabulosa, esforço que caiu por terra por causa de uma penalização pouco compreensível. Penalizar um piloto com um furo lento faz pouco sentido e a Porsche formalizou o protesto. Na altura, AFC foi muito pertinente nas suas críticas, apontando o dedo à decisão de permitir que alguns pilotos reiniciem a corrida após as bandeiras vermelhas:
“Eles podem arriscar que os carros voltem a arrancar depois de uma bandeira vermelha sem asas dianteiras, com asas dianteiras partidas, com luzes de chuva partidas, o que quer que seja, e eu estou a cuidar de um carro para tentar levar o carro até ao fim, que considerei seguro para conduzir”, afirmou. “Provei que era seguro pilotar e agora estou a ser penalizado por causa disso. Não estou a brincar com a otimização da pressão dos pneus. Tenho um furo, um furo lento no carro. Na verdade, estou a perder desempenho com isto. Por isso, precisamos de um pouco de bom senso”.
O chefe de equipa da Porsche, Florian Modlinger, apoiou AFC e afirmou que estava nas mãos da equipa determinar se o carro poderia aguentar o recomeço sem a necessidade de mudar o pneu.
“Foi-nos dito claramente, a um mecânico e também ao piloto, que somos nós que temos de julgar a segurança”, disse Modlinger ao The Race. “Além disso, a Hankook admitiu que, com este corte do lado de fora, a segurança era sempre garantida. Também não tínhamos a certeza no início, porque já tínhamos tido este fim de semana problemas com o sensor de pressão dos pneus – se se tratava de um furo realmente lento ou se o sensor estava incorreto. Por isso, quando enviámos o Antonio para a pista, podemos ver que ele estava atrás do safety car, a verificar o carro, e deu-nos claramente a resposta de que o carro estava bem, o pneu estava bem e tudo estava bem. Esta foi a base para continuarmos”.
A Porsche fez uma atualização em que confirma a formalização do protesto: “Hoje, podemos confirmar que o recurso oficial contra a decisão n.º 10 foi apresentado dentro do prazo de notificação. O Antonio sofreu um furo lento devido a detritos na pista, o que significou que a pressão do seu pneu dianteiro direito desceu abaixo do mínimo prescrito. O dano ocorreu devido a um impacto externo, não foi culpa nossa. Para nós, esta decisão é incompreensível e inaceitável. A nossa principal preocupação é um tratamento justo e igualitário no espírito do desporto. Devido ao processo em curso, não faremos quaisquer outras declarações sobre este incidente até que seja tomada uma decisão final pelo Tribunal Internacional de Recurso.”
Se a Porsche conseguir anular a decisão, o fabricante alemão terminará à frente da Andretti Autosport na classificação das equipas, subindo de quarto para terceiro. No caso de Félix da Costa pode significar um salto de nono para quinto.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Espero sinceramente que seja feita a mais elementar justiça e seja dado a AFC e á Porsche os lugares que merecem.