Fórmula E, Londres: Lucas di Grassi foi o primeiro da competição a ver a bandeira preta

Por a 25 Julho 2021 16:08

Ainda muito se vai escrever sobre este tema e por certo a Audi vai tentar mostrar que tem a razão do seu lado, embora pelos dados recolhidos pela FIA não seja o caso. Lucas di Grassi viu hoje a bandeira preta por não ter cumprido com o Drive Through aplicado por desrespeito ao procedimento de Safety Car, a primeira vez que acontece na história desta competição.

O caso começou quando André Lotterer atirou António Félix da Costa contra as proteções da pista, quando tentava passar o piloto da Porsche, num comportamento muito questionável por parte do alemão, com outros pilotos a mostrarem mais respeito no momento de serem ultrapassados. Com o DS Techeetah fora de prova e parado na entrada da curva 1, foi preciso a entrada do Safety Car para remover o carro. Perto do fim do período de Safety Car, Lucas di Grassi, que estava na luta pelo top 10, entrou na via das boxes o que surpreendeu a todos, mais ainda quando surgiu na frente do pelotão, pouco depois. O ritmo do Safety Car em pista era muito lento e a Audi percebeu que passando pela via das boxes era mais rápido. O único senão é que o carro tinha de se imobilizar completamente. Di Grassi entrou, parou e saiu na frente do pelotão, mas segundo os sensores da FIA o carro nunca chegou a estar completamente imobilizado, tornando a manobra ilegal. Ora a Audi estava convicta que tinha a razão do seu lado e Di Grassi não cumpriu a penalização imposta pelos comissários, cruzando a linha de meta em primeiro lugar, pouco depois de ter aparecido a mensagem que atribuiu uma bandeira preta ao piloto brasileiro, o que corresponde a uma desclassificação.

Tal não se verificou e a bandeira preta transformou-se numa penalização de tempo, com o brasileiro a acabar em oitavo. Não é certo ainda o que aconteceu, mas a confirmar-se a bandeira preta (o documento oficial já foi lançado pelo que não faz sentido o piloto ficar em oitavo) Di Grassi será o primeiro piloto da competição a ver esta sanção e o primeiro piloto desde 2007 a ver uma bandeira preta em competições FIA de monolugares, sendo que a última vez aconteceu no GP do Canadá na época 2007 com Felipe Massa e Giancarlo Fisichella a verem a bandeira preta por desrespeito ao sinal vermelho.

“Basicamente, estávamos numa situação única aqui em Londres, em que o pitlane é bastante curto e também o Safety Car estava invulgarmente lento e, na realidade, era mais rápido a atravessar o pitlane, o que os regulamentos permitem”, explicou Allan McNish, diretor da Audi, citado pelo autosport.com. “Lucas parou e acelerou. Ficámos bastante surpreendidos com o tempo que ele ganhou no final, mas infelizmente os comissários consideraram que ele não parou o carro o suficiente [pelos padrões de uma paragem completa]. Acreditamos que ele parou, eles acreditam que não o fez. Contudo, o Drive Through não é uma decisão da qual se possa recorrer, pelo que infelizmente estamos numa situação em que temos de rever todos os regulamentos agora”.

“Estamos aqui visualmente de pé e eles estão a olhar para os dados”, explicou ele. “Desse ponto de vista, as câmaras de televisão estão atrás do sinal, por isso é muito difícil de ver e os nossos homens estavam a olhar para ele muito claramente. Compreendemos e conhecemos extremamente bem os regulamentos e respeitamo-los, e acreditamos nos regulamentos. Contudo, os juízes são de facto, neste caso, e os comissários acreditam no contrário”.

McNish acrescentou que a Audi irá analisar os dados do carro após a corrida.

“Não obtivemos os dados do carro. Essa é uma das questões da Fórmula E, que temos de esperar até o carro voltar para podermos descarregar os dados exatos, pelo que o faremos no devido tempo“, disse ele.

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3 Comentários
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Não me chateies
Não me chateies
3 anos atrás

Foi feio ver uma marca como a Audi sujar o nome com uma chico-espertice, O grupo Volkswagen gosta de jogo sujo como o Diesel Gate.

Alcântara
Alcântara
3 anos atrás

“Ver”, é um verbo deslocado da realidade. Ele não viu. Ninguém mostrou a bandeira. Aliás: – QUE COMPETIÇÃO É ESTA ONDE NÃO OS COMISSÁRIOS DE PISTA NÃO MOSTRAM BANDEIRAS? A própria Audi confirma que não comunicou deliberadamente a bandeira preta ao piloto! Mas os comissários de pista teriam de mostrar! Estamos na sétima época de Formula E e eu acho que o Kartódromo da Batalha sabe melhor realizar competições de “veículos” do que esta palhaçada do Alejandro Agag. Se for para viajar de jato privado para todo o lado, aí ele já sabe para que servem os comissários de pista…… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by Duarte Alcântara
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