Fórmula E: Lisboa esteve interessada em receber corrida, mas interesse arrefeceu
A Fórmula E já esteve muito perto de vir a Portugal, mas o campeonato 100% elétrico parece agora muito mais longe de aterrar em solo nacional. Apesar de ter António Félix da Costa como uma das suas grandes estrelas, o mundial FIA de carros elétricos não deverá vir a Portugal nos próximos tempos.
A Fórmula E esteve muito perto de fazer a sua estreia em solo nacional em Vila Real. O município da capital transmontana confirmou que por altura da Pandemia o campeonato esteve perto de visitar o mítico traçado, mas a evolução desfavorável da Pandemia afastou essa possibilidade. Alberto Longo, CEO da Fórmula E confirmou que essa possibilidade existiu e que também houve conversações com Lisboa.
O CEO espanhol confirmou várias conversas para trazer a Fórmula E à capital portuguesa, no entanto, não se traduziram na vinda do campeonato:
“Sim, a ida a Lisboa está agora algo distante. Parecia haver interesse e houve conversas no ano passado com a autarquia, mas o interesse arrefeceu. Quanto a Vila Real, houve a possibilidade na altura do COVID, mas o nosso campeonato percorre as grandes cidades mundiais e Vila Real cai fora desse âmbito. Era um plano B fantástico nessa altura, mas nesta altura não é uma prioridade.
Em relação a Lisboa, houve conversas, mas o processo implica fazer o estudo de viabilidade para entender onde e como se pode fazer a corrida e só depois se avançam para as negociações comerciais. Neste momento, não há um estudo de viabilidade feito e, por isso, não há um traçado ou uma zona escolhida. Houve interesse por parte do município de Lisboa, houve reuniões, em que estive presente pessoalmente, mas o interesse arrefeceu e não conversações ativas neste momento.”