Fórmula E: Finalmente a Jaguar no topo?
A Jaguar tem tentado afirmar-se na Fórmula E, sem grande sucesso até agora, mas 2021 parece ser o ano em que a equipa britânica pode finalmente lutar pelas posições de topo.
A Jaguar entrou na Fórmula E em 2016/2017 tendo conseguido então um décimo lugar final. Na época seguinte veio o primeiro pódio (3º lugar em Hong Kong, de Mitch Evans) e o sexto lugar final que permanece até hoje o melhor resultado da equipa. Nas duas últimas épocas a Jaguar tem ficado pelo sétimo lugar, tendo conquistado uma vitória em cada uma das épocas.
Mas 2021 parece ser diferente. Mitch Evans mantém-se na equipa mas James Calado deu lugar ao consagrado Sam Bird. Bird é um dos melhores do campeonato e o único a ter vencido em todas as épocas de Fórmula E até agora, tendo já cumprido a “tradição” na Jaguar. Bird tem sido constantemente um dos candidatos ao título, mas nunca conseguiu materializar o teórico favoritismo, sendo que o melhor que já conseguiu na série 100% elétrica foi um terceiro lugar, pouco para o que já se viu do britânico. Evans por seu lado tem evoluído com a equipa e apesar de não ser uma das estrelas da competição é um dos bons pilotos.
A Jaguar parece ter agora uma dupla mais capaz, com mais experiência e talento, mas parece ter a estrelinha do seu lado. É cedo ainda para falar da famosa “estrelinha de campeão” mas se olharmos para os desfechos das duas últimas corridas, vimos uma Jaguar com um ritmo interessante, uma estratégia bem delineada, beneficiando da sorte também ( corridas que terminaram mais cedo e Safety Cars que entram no momento certo). A Jaguar ainda não falhou um pódio este ano, lidera o campeonato de construtores de forma destacada e ganha cada vez mais motivação.
Numa época que depende muito da evolução da pandemia, em que o cenário de uma temporada encurtada não pode ser ainda descartado, ganhar uma vantagem inicial faz toda a diferença. A DS Techetaah está forte, a Mercedes está forte, a Virgin, a Nissan e a Audi já mostraram potencial. Mas quem se tem destacado neste arranque tem sido sem dúvida a Jaguar.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI