Fórmula E: Época 2024/ 2025 prestes a arrancar

Por a 3 Dezembro 2024 13:30

É já no próximo fim de semana que a Fórmula E irá dar início à 11.ª temporada, com o E-Prix de São Paulo, agendado para 7 de dezembro.

Esta temporada marca a estreia do carro de corrida GEN3 Evo, um veículo elétrico de vanguarda com uma aceleração recorde de 0-100km/h em 1,82 segundos, 30% mais rápido do que os atuais carros de F1. Os testes de pré-época em Madrid revelaram um campo altamente competitivo, com seis pilotos diferentes a liderar as sessões e tempos de volta separados por pouco mais de um segundo.

O calendário

O novo calendário inclui alterações que se destacam: Tóquio e Mónaco acolhem jornadas duplas, enquanto a China e Jacarta regressam. Miami faz a sua primeira aparição desde 2015, e Jeddah substitui Diriyah na Arábia Saudita.

A época combina novos locais excitantes e favoritos estabelecidos, prometendo corridas elétricas emocionantes ao longo de todo o ano.

Os testes de pré-época

As equipas e os pilotos da Fórmula E concluíram os testes de pré-época no Circuito de Jarama, em Madrid, no início de novembro Ao longo de seis sessões, os 22 pilotos e 11 equipas percorreram 4.731 voltas e 18.512 km.

Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) estabeleceu a volta mais rápida de 1m27,461s durante a última sessão, com o pelotão separado por pouco mais de um segundo na geral. O atual campeão Pascal Wehrlein (Porsche) foi o terceiro mais rápido, seguido pelos pilotos da Kiro Race Co, Dan Ticktum e David Beckmann, em segundo e quarto.

Cada uma das seis sessões teve um piloto mais rápido diferente:

  • Sessão 1:** Pascal Wehrlein (Porsche)
  • Sessão 2:** Jake Hughes (Maserati MSG Racing)
  • Sessão 3:** Maximilian Guenther (DS PENSKE)
  • Sessão 4:** David Beckmann (Kiro Race Co)
  • Sessão 5:** Nyck de Vries (Mahindra Racing)
  • Sessão 6:** Mitch Evans (Jaguar TCS Racing)

Os resultados deixam antever uma temporada 11 altamente competitiva e imprevisível.

Um carro novo

Os testes de pré-temporada da temporada 11 da Fórmula E mostraram a estreia do carro de corrida GEN3 Evo, um salto tecnológico nas corridas elétricas. Este carro destaca-se pelo desempenho, a sustentabilidade e a eficiência.

Destaques do GEN3 Evo

  • Aceleração recorde ( 0-100 km/h em 1,86s).
  • Kit de carroçaria reforçado, aerodinâmico e duradouro.
  • Tração integral para arranques de corrida, duelos de qualificação e Attack Mode.
  • Pneus para todas as condições climatéricas Hankook iON melhorados com mais materiais reutilizáveis (35% vs. 26% anteriormente).
  • Foco no fornecimento ético e sustentável de minerais de bateria.

As novidades da grelha

A grelha da Fórmula E para a 11ª temporada apresenta mudanças notáveis de pilotos e de equipas após a final de Londres:

  • Maximilian Günther juntou-se à DS PENSKE, fazendo parceria com Jean-Éric Vergne.
  • Stoffel Vandoorne mudou-se para a Maserati MSG Racing, formando equipa com Jake Hughes, que se transferiu da NEOM McLaren.
  • Jake Dennis continua com a Andretti, agora com Nico Müller.
  • Norman Nato regressou à Nissan ao lado de Oliver Rowland.
  • Zane Maloney estreia-se na Lola Yamaha ABT, juntando-se a Lucas di Grassi.
  • Taylor Barnard inicia a sua primeira campanha completa com a NEOM McLaren, fazendo dupla com Sam Bird.
  • As equipas que mantêm as suas formações incluem a Jaguar TCS Racing (Mitch Evans, Nick Cassidy), TAG Heuer Porsche (Pascal Wehrlein, António Félix da Costa), Envision Racing (Robin Frijns, Sébastien Buemi) e Mahindra Racing (Nyck de Vries, Edo Mortara).

António Félix da Costa

O português António Félix da Costa, um dos mais experientes da grelha, com 128 corridas em 132 possíveis, está de volta para tentar o seu segundo título na competição 100% elétrica. Com 12 vitórias no seu CV, oito poles e 23 pódios, é uma das estrelas do campeonato, pelo seu talento, velocidade e boa disposição. O ano de 2024 ficou marcado pelo arranque difícil, que abalou o piloto de Cascais. Mas, mais uma vez, deu a volta ao texto, e terminou a época com quatro vitórias, mais do que qualquer outro piloto. A época terminou bem e a motivação para continuar é grande. No seu terceiro ano na Porsche, AFC está determinado em lutar pelo título e, olhando à evolução da equipa e à forma recente, esse cenário é bem provável.

Horário E-Prix de São Paulo

Sexta-feira, dia 6 de dezembro

  • Treino Livre 1 – 20:00

Sábado, dia 7 de dezembro

  • Treino Livre 2 – 10:30
  • 12:40 – Qualificação
  • 17:05 – Corrida
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
20 horas atrás

Outra ca**da da FIA, começar o campeonato da F.E no mesmo fim de semana do final da F1. Ainda não vi os outros horários, mas algum vai colidir com a F2 ou F1

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado