Fórmula E: Época 2024/ 2025 prestes a arrancar
É já no próximo fim de semana que a Fórmula E irá dar início à 11.ª temporada, com o E-Prix de São Paulo, agendado para 7 de dezembro.
Esta temporada marca a estreia do carro de corrida GEN3 Evo, um veículo elétrico de vanguarda com uma aceleração recorde de 0-100km/h em 1,82 segundos, 30% mais rápido do que os atuais carros de F1. Os testes de pré-época em Madrid revelaram um campo altamente competitivo, com seis pilotos diferentes a liderar as sessões e tempos de volta separados por pouco mais de um segundo.
O calendário
O novo calendário inclui alterações que se destacam: Tóquio e Mónaco acolhem jornadas duplas, enquanto a China e Jacarta regressam. Miami faz a sua primeira aparição desde 2015, e Jeddah substitui Diriyah na Arábia Saudita.
A época combina novos locais excitantes e favoritos estabelecidos, prometendo corridas elétricas emocionantes ao longo de todo o ano.
Os testes de pré-época
As equipas e os pilotos da Fórmula E concluíram os testes de pré-época no Circuito de Jarama, em Madrid, no início de novembro Ao longo de seis sessões, os 22 pilotos e 11 equipas percorreram 4.731 voltas e 18.512 km.
Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) estabeleceu a volta mais rápida de 1m27,461s durante a última sessão, com o pelotão separado por pouco mais de um segundo na geral. O atual campeão Pascal Wehrlein (Porsche) foi o terceiro mais rápido, seguido pelos pilotos da Kiro Race Co, Dan Ticktum e David Beckmann, em segundo e quarto.
Cada uma das seis sessões teve um piloto mais rápido diferente:
- Sessão 1:** Pascal Wehrlein (Porsche)
- Sessão 2:** Jake Hughes (Maserati MSG Racing)
- Sessão 3:** Maximilian Guenther (DS PENSKE)
- Sessão 4:** David Beckmann (Kiro Race Co)
- Sessão 5:** Nyck de Vries (Mahindra Racing)
- Sessão 6:** Mitch Evans (Jaguar TCS Racing)
Os resultados deixam antever uma temporada 11 altamente competitiva e imprevisível.
Um carro novo
Os testes de pré-temporada da temporada 11 da Fórmula E mostraram a estreia do carro de corrida GEN3 Evo, um salto tecnológico nas corridas elétricas. Este carro destaca-se pelo desempenho, a sustentabilidade e a eficiência.
Destaques do GEN3 Evo
- Aceleração recorde ( 0-100 km/h em 1,86s).
- Kit de carroçaria reforçado, aerodinâmico e duradouro.
- Tração integral para arranques de corrida, duelos de qualificação e Attack Mode.
- Pneus para todas as condições climatéricas Hankook iON melhorados com mais materiais reutilizáveis (35% vs. 26% anteriormente).
- Foco no fornecimento ético e sustentável de minerais de bateria.
As novidades da grelha
A grelha da Fórmula E para a 11ª temporada apresenta mudanças notáveis de pilotos e de equipas após a final de Londres:
- Maximilian Günther juntou-se à DS PENSKE, fazendo parceria com Jean-Éric Vergne.
- Stoffel Vandoorne mudou-se para a Maserati MSG Racing, formando equipa com Jake Hughes, que se transferiu da NEOM McLaren.
- Jake Dennis continua com a Andretti, agora com Nico Müller.
- Norman Nato regressou à Nissan ao lado de Oliver Rowland.
- Zane Maloney estreia-se na Lola Yamaha ABT, juntando-se a Lucas di Grassi.
- Taylor Barnard inicia a sua primeira campanha completa com a NEOM McLaren, fazendo dupla com Sam Bird.
- As equipas que mantêm as suas formações incluem a Jaguar TCS Racing (Mitch Evans, Nick Cassidy), TAG Heuer Porsche (Pascal Wehrlein, António Félix da Costa), Envision Racing (Robin Frijns, Sébastien Buemi) e Mahindra Racing (Nyck de Vries, Edo Mortara).
António Félix da Costa
O português António Félix da Costa, um dos mais experientes da grelha, com 128 corridas em 132 possíveis, está de volta para tentar o seu segundo título na competição 100% elétrica. Com 12 vitórias no seu CV, oito poles e 23 pódios, é uma das estrelas do campeonato, pelo seu talento, velocidade e boa disposição. O ano de 2024 ficou marcado pelo arranque difícil, que abalou o piloto de Cascais. Mas, mais uma vez, deu a volta ao texto, e terminou a época com quatro vitórias, mais do que qualquer outro piloto. A época terminou bem e a motivação para continuar é grande. No seu terceiro ano na Porsche, AFC está determinado em lutar pelo título e, olhando à evolução da equipa e à forma recente, esse cenário é bem provável.
Horário E-Prix de São Paulo
Sexta-feira, dia 6 de dezembro
- Treino Livre 1 – 20:00
Sábado, dia 7 de dezembro
- Treino Livre 2 – 10:30
- 12:40 – Qualificação
- 17:05 – Corrida
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Outra ca**da da FIA, começar o campeonato da F.E no mesmo fim de semana do final da F1. Ainda não vi os outros horários, mas algum vai colidir com a F2 ou F1