Fórmula E, Diriyah: Nyck de Vries leva a melhor sobre Stoffel Vandoorne
Um erro de Stoffel Vandoorne (Mercedes-EQ Formula E Team) na ativação do Attack Mode, permitiu ao campeão em título da Fórmula E, e companheiro de equipa, Nyck de Vries vencer a primeira corrida do ano. Um bom início de época para a Mercedes, que terminou com os dois pilotos nas duas primeiras posições. Jake Dennis (Avalanche Andretti Formula E) terminou no terceiro posto.
António Félix da Costa começou com o pé esquerdo a época oito da Fórmula E. Ainda na curva 1, o piloto português foi “espremido” contra o muro de proteção do circuito saudita, tendo ainda sido tocado por um adversário, o que resultou em danos na suspensão dianteira do monolugar da DS Techeetah. Félix da Costa foi obrigado a abandonar a corrida, num início de temporada frustrante, depois de ter sido prejudicado na qualificação por grupos devido a um acidente.
Os dois Mercedes saltaram para a liderança da corrida, com Nyck de Vries a ultrapassar Jake Dennis na travagem para a curva 1. Lucas di Grassi (ROKiT Venturi Racing) também recuperou posições e saltou para a quinta posição nas voltas iniciais.
Decorridos cerca de 15 minutos da corrida, Robin Frijns (Envision Racing) e Oliver Rowland (Mahindra Racing) envolveram-se na disputa pela posição com toques à mistura, resultando no abandono de Rowland depois de bater no muro. O Safety Car foi acionado e Vandoorne perdeu a vantagem que tinha construído para o seu companheiro de equipa.
Quando o Safety Car saiu de pista, o piloto belga da Mercedes voltou a sair bem e segurou a sua liderança até cometer um erro na entrada da zona de ativação do Attack Mode. Vandoorne não passou pelos sensores e perdeu a posição para De Vries, além de não ter cumprido o Attack Mode. Na mesma altura, Dennis também ativou o Attack Mode, perdendo a posição para André Lotterer (TAG Heuer Porsche Formula E Team). O britânico da Avalanche Andretti não conseguiu recuperar a posição durante o tempo que tinha mais energia ativa e Lotterer manteve o terceiro posto.
Com menos de 15 minutos para o fim da primeira corrida do ano, Dennis tentou ultrapassar Lotterer travando depois do alemão, mas teve de sair pela escapatória, voltando a ceder o terceiro posto e ficando sob pressão de Sam Bird (Jaguar TCS Racing), que seguia no quinto posto. Dennis tentou novamente a ultrapassagem e conseguiu concluir a manobra, passando Lotterer a estar pressionado por Bird. O piloto da Porsche perdeu muitas posições na fase final da corrida, possivelmente devido a algum dano no carro depois da luta com Dennis.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Tal como disse no artigo sobre a qualificação, gostei do novo formato. Também achei interessante o grafismo nas eliminatórias. Substituir a retirada de energia pelo aumento de tempo da corrida, quando há safety car, foi, também, uma boa medida.
O que continua na mesma, são as manobras menos ortodoxas de alguns pilotos.
Esperemos que, amanhã, o AFC tenha mais sorte.