Fórmula E, Berlim 2: Mais uma vitória para Félix da Costa

Por a 6 Agosto 2020 19:03

António Félix da Costa não teve, mais uma vez, adversários, e venceu pela segunda vez em Berlim, dilatando ainda mais a margem que detém no campeonato, que já colocou em números dificilmente recuperáveis pelos adversários. Mais uma magistral exibição do piloto luso que voltou hoje a fazer a pole-position, arrancou bem para a corrida, não meteu uma roda fora do sítio e venceu com todo o brilho, com o piloto da DS Techeetah a conquistar a sua terceira vitória da época.

Já os seus (anteriores) adversários mais diretos na luta pelo título, voltaram a não conseguir marcar pontos. Mitch Evans (Jaguar) e Alexander Sims (BMW Andretti), terminaram fora dos pontos em 12º e 20º, respetivamente.

Sebastien Buemi (Nissan e-Dams) foi segundo, a mais de três segundos, com o pódio a ficar fechado por Lucas di Grassi (Audi) que venceu uma dura batalha com Robin Frijns (Envision Virgin).

Sempre na frente da corrida desde o arranque, o piloto luso deixou para mais perto do fim da corrida as duas idas ao Attack Mode, respondendo dessa forma às recuperações de Buémi, que o fez antes do piloto da DS Techeetah. Em ambas as vezes Félix da Costa repôs uma margem mais significativa na frente, não permitindo dessa forma qualquer veleidade ao seu adversário mais direto, batendo-o por mais de três segundos.

Na fase inicial da corrida, um bom começo de Nyck de Vries, a partir do quarto lugar, forçou Alex Lynn (Mahindra) e Sébastien Buémi (Nissan) a defenderem-se o que permitiu a Félix da costa rapidamente escapar, cumprindo a primeira volta com cerca de um segundo de vantagem.

Mais atrás, Robin Frijns subiu para quarto, passando Alex Lynn, pouco depois fez o mesmo a Nyck de Vries e ascendeu ao terceiro lugar.

Pouco depois, azar para Buémi, que foi ao Attack Mode momentos antes de um Full Course Yellow. O suíço atacou de seguida, aproximou-se de Félix da Costa. Um pouco mais atrás, Lucas Di Grassi já tinha subido quatro posições, e chegou mesmo a segundo, isto quando faltam 15 minutos para o fim da corrida. Mas Buémi reagiu, recuperou a posição e voltou à perseguição da Félix da Costa que foi sempre controlando a margem, que descida e subia, volta sim, volta, não. Já mais perto do fim da corrida, Sébastien Buémi rodava um pouco à frente de um grupo composto por Robin Frijns, Lucas di Grassi, Stoffel Vandoorne, Sam Bird, Oliver Rowland e mais atrás Jean Eric Vergne, isto quando faltavam nove minutos para o final.

A seis minutos do fim, Félix da costa tinha 2.8s de avanço, e em condições normais a corrida estava resolvida, até porque Félix da costa tinha mais 1% na bateria que os adversários mais diretos. No entanto, voltou a cortar a meta com 0.0%, tal como a maioria dos pilotos da frente. Grande luta pelo pódio, com Lucas di Grassi a bater Robin Frijns e Stoffel Vandoorne, que realizou uma excelente recuperação a aprtir do 13º lugar da grelha. A sua dupla ultrapassagem a Sam Bird e Oliver Rowland (Nissan) por fora na curva seis foi mesmo à ‘pilotaço’ de F1. Atrás de Vandoorne, Edoardo Mortara foi oitavo com o seu Venturi, na frente do Porsche de Andre Lotterer.

Jean-Eric Vergne foi um desapontante 10º classificado, perdendo duas posições face ao lugar em que partiu. Uma má prestação do campeão em título, que se queixou do desgaste acentuado dos pneus traseiros.

Com Mitch Evans (Jaguar) em 12º atrás de Alex Lynn. Este foi um dia horrível para a BMW Andretti. Alex Sims ainda recuperou algumas posições depois de arrancar do pitlane, após uma penalização de 20 lugares na grelha, devido a troca de bateria resultante de um erro da equipa alemã. Já Max Gunther, desistiu cedo.

Com estes resultados, António Félix da Costa soma agora 125 pontos, mais 68 pontos que Lucas di Grassi e Stoffel Vandoorne que somam 57. Mitch Evans (Jaguar) soma 56 depois de duas corridas a zero. Sam Bird (Envision) é agora quinto com 52, os mesmos que Sébastien Buémi (Nissan).

Alex Sims (BMW) somou apenas dois pontos em duas corridas, e tem 48, mais três que Andre Lotterer (Porsche) que somou 20 ontem e hoje.

Para que se percebe o que aconteceu nestes dois dias, Félix da Costa converteu um avanço de 11 pontos em… 68. Nada mau…

Nas equipas a DS Techeetah soma agora 157 pontos), face aos 92 da BMW i Andretti Motorsport e 88 da Nissan e.Dams.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
dxico
dxico
4 anos atrás

Grande campeão. Vi a corrida e foi sem espinhas. Parabéns AFC

4 anos atrás

Lutou, nunca desistiu dos seus objetivos e acabou por conseguir. Grande piloto português!
Cumprimentos

chicanalysis
4 anos atrás

É o Hamilton elétrico.

joaolima
joaolima
4 anos atrás

FANTÁSTICO AFC!!! Imparável!!!
68 pontos de avanço!!! Força para sábado. E quanto a nós, todos a votar 🙂

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
4 anos atrás

Pode ser campeão já no sábado.

Scb2
Scb2
4 anos atrás

Que arraso! que domínio. E o aziado do jev a fazer queixinhas? Hoje a culpa também foi do AFC? Com concorrência cai lhe a máscara

zeussilvaVSC
zeussilvaVSC
4 anos atrás

Votem no Fanboost para o António Félix da Costa https://fanboost.fiaformulae.com/

Last edited 4 anos atrás by zeussilva
McFamba
McFamba
4 anos atrás

Pena a Red Bull ter feito o que fez…

mcrae
mcrae
Reply to  McFamba
4 anos atrás

A Red Bull apostou no super ilotaço russo Kvyat que entretanto foi promovido à Red Bull, depois despromovido e ainda assim continua por lá porque ele tem qualquer coisa de extraordinário.. enfim.. o AFC continua a demonstrar que se tiver numa boa equipa é um piiloto extraordinário. Não foi campeão na Formula Renailult 3.5 mas quase, na época de estreia. No ano seguinte, quem acompanhou e viu o resultado no final da época percebe bem o porquê da equipa ter deixado de lutar pelas vitórias.. outros valores se levantaram! Era excelente que uma equipa da F1 o deixasse fazer a… Ler mais »

Lisboa
4 anos atrás

Onde é que está a malta que dizia que o António iria ser comido pelo Vergne?

Onde anda a malta que dizia que o piloto português era fraco?

Assim que se apanhou numa equipa verdadeiramente competente, lidera o campeonato com mais do dobro dos pontos para o segundo e cerca de 100 pontos para o colega de equipa bicampeão.

Com o andamento do António nestas 2 primeiras etapas de Berlim, só com muito azar é que não vence as restantes 4 corridas.

Que traga o caneco e os pontos necessários para a Super Licença para a F1.

simr
simr
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

Sem duvida que o AFC está com uma confiança muito animadora mas cuidado que as provas que faltam apesar de serem no mesmo sitio terao tracados diferentes

karze
karze
Reply to  Lisboa
4 anos atrás

o campeao da formula garante a super licença

Cataplana da Casa Velha
Cataplana da Casa Velha
4 anos atrás

Grande AFC. Tive a oportunidade de falar com ele durante as corridas de GP3 e ganhei grande estima por ele. Espero que a sorte também esteja do lado dele, já que a motivação já lá está. Força!

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado